domingo, 27 de setembro de 2009

GRAN TURISMO: A Lenda Viva - Toda a história da série

Começaremos a falar sobre o inicio da serie deste incrível jogo que atraiu fãs entre todas as plataformas para saborear a melhor e mais verdadeira simulação real de jogos de carros de todos os tempos.

Gran Turismo Série

Gran Turismo é uma série de simulação de corridas e gerenciamento de carros para video games PlayStation. Os jogos da série sempre se destacaram por sua superioridade gráfica e jogabilidade, além da grande quantidade de carros. A versão original foi o "best seller" para PlayStation, e suas versões seguintes mantiveram um grande sucesso. A série é produzida pela produtora Polyphony Digital.

A História

Havia algum tempo que a Sony, criadora e produtora do antigo Playstation (PSX ou PSOne), vinha reparando no grande sucesso dos jogos de Corrida, tanto de seu console como nos das concorrentes (Nintendo 64, por exemplo). Need For Speed havia abandonado os arcades e destacava-se com grande sucesso no PlayStation 1. Alguns produtores japoneses procuravam uma produtora boa para realizar sua grande idéia: Um Simulador de Corrida Completo, em que você tem que até tirar licença para dirigir. Eles pensavam em colocar carros reais, modelos e protótipos reais e usar tudo isso sob licença das maiores e mais (ou menos) conhecidas montadoras de carros.


Gran Turismo

imagem


Gran Turismo - (abreviamente GT) é um jogo de corrida concebido por Kazunori Yamauchi. Gran Turismo foi desenvolvido por Polyphony Digital e da Sony Computer Entertainment em 1997 para o Playstation. O jogo vendeu mais de 10,5 milhões de cópias (o jogo mais vendido para Playstation).

imagem


Jogabilidade

Há dois modos onde o jogador pode jogar, Quick Arcade e Simulation(GT mode); no modo Arcade o jogador escolhe um carro e uma pista, vencendo libera-se carros e pistas. No Simulation o jogador deve tirar licença para poder participar em corridas e ganhar dinheiro. O dinheiro ganho nos campeonatos do jogo poderá ser usado para comprar outros carros e modificar os existentes na garagem, os campeonatos também liberam carros, um vídeo e pistas extras.

Ao todo Gran Turismo 1 possui 178 carros e 11 pistas.

Gran Turismo 2

Gran Turismo 2 - (também conhecido pela abreviação GT2) é um simulador de corrida/jogo de corrida, lançado para o Playstation. Gran Turismo 2 foi desenvolvido pela Polyphony Digital e distribuído pela Sony Computer Entertainment em 1999. O jogo é a seqüência de Gran Turismo, também para o Playstation.

imagem


O Jogo

Gran Turismo 2 se baseia fundamentalmente no gênero de corrida de carros. O jogador deve dirigir um automóvel para competir contra pilotos artificialmente inteligentes em várias pistas. O jogo utiliza dois modos: Arcade e Simulation. No modo Arcade, o jogador pode escolher livremente as pistas e veículos. Porém, no modo Simulation o jogador precisa conseguir, no próprio jogo, "Carteiras de Motorista", pagar pelos veículos e conseguir mais troféus, com o objetivo de disponibilizar mais pistas. Gran Turismo 2 possui cerca de 650 automóveis, além de 27 pistas de corrida. Diferentemente do anterior, o jogador pode participar de eventos em separado, ao invés de um só torneio com várias corridas. O jogador também não precisa mais de se qualificar para cada corrida.

imagem


Carros

Até o momento do lançamento, GT2 possuía uma das maiores listas dos então carros novos e clássicos em um só jogo, com cerca de 650 em uma grande lista de montadoras, de Acura a Venturi. Para fins de comparação, o Gran Turismo original e o Gran Turismo 3: A-Spec tinham, cada um, menos de 200 carros. Certas montadoras notáveis, como Ferrari e Porsche, não participaram já que as licenças necessárias não puderam ser obtidas. Todavia, no caso Porsche uma companhia que o modifica, a Ruf, é oferecida como alternativa.

Gran Turismo 3 A-Spec

imagem


Gran Turismo 3 A-Spec - Foi lançado na mídia em DVD-ROM, sendo um dos primeiros jogos do PlayStation 2 a trabalhar com esse tipo de media, que tinha capacidade de armazenamento de mais de um gigabyte de dados.

Jogabilidade

"Gran Turismo 3" apresenta novos elementos para a série, como as mudanças de combustível. Quando, na distância percorrida, o combustível se acumula no motor, o desempenho do veículo degrada progressivamente, até que um aviso de luz acende no painel durante o jogo, sinalizando que é necessário trocar o óleo.

imagem







No entanto, GT3 possui muito menos veículos (pouco mais de 150) em relação ao GT2 (cerca de 650). Isto é atribuído em grande parte ao trabalho necessário de adição e configuração de novos gráficos, que são mais detalhados e com estatísticas para os automóveis. Outra novidade é a capacidade de vencer a Fórmula 1 Endurance Races de automóveis, o que faz do jogo significativamente o melhor nos Endurance Races (exceto no Roadster Challenge em Apricot Hill).

Entre as mudanças, estão à omissão da capacidade de "race modify" ou adicionar "down force", a remoção de suspensão, de danos e também re-ausentes de torque, limitados para as corridas.

Os desenvolvedores colaboraram com computadores e periféricos "Maker Logitech", o que resultou para GT Force uma aparência totalmente renovada e equipada.

imagem


Gran Turismo 3: A-Spec é considerado um sucesso comercial para a Sony no Japão, Europa e América do Norte. O jogo é altamente elogiado pelos comentadores e pelos jogadores e é considerado como um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos. A IGN conceituou-o com uma nota de 9,8 e a gamespot conceituou-o com a nota de 9,4, e freqüentemente aparece no "top 100 listas."

Apenas no mês de dezembro de 2007, o jogo vendeu 1.890.000 cópias no Japão, 714.0000 na América do Norte, 584.0000 na Europa e 10.000 no Sudeste da Ásia.

Gran Turismo Concept

Devido ao seu bom acolhimento, uma versão curta, Gran Turismo Concept, foi lançada em várias partes do mundo com exceção da América do Norte em 2002. Ela incluiu novos modelos revelados durante a famosa Motor Shows na Ásia e na Europa.

Gran Turismo 4

Foi lançado em 10 de Janeiro de 2005, no Japão e Hong Kong (NTSC-J), 22 de fevereiro de 2005 nos Estados Unidos (NTSC-U / C), e de 9 de março de 2005, na Europa (PAL), e desde então tem sido Re-emitidos ao abrigo da Sony "Greatest Hits" linha.

Depois de ser adiado por mais de um ano e meio pela Polyphony Digital, e apesar do lançamento de Gran Turismo 4 Prologue e seu modo online removido (mais tarde adicionaram no Gran Turismo 4,a versão Online para teste), Gran Turismo 4 foi ainda um dos jogos mais vendidos em 2005, e vendeu um milhão de cópias em sua primeira semana no varejo japonês.

imagem


O jogo apresenta mais de 700 carros de 80 fabricantes, desde logo em 1886 a Daimler Motor Transporte e tanto para o futuro como conceitos para 2022. O jogo também apresenta 51 faixas, muitas das quais são novas ou modificados das versões antigas de Gran Turismo.

Versões - Prologue

Gran Turismo 4 se destinava a ser lançado mundialmente no Natal de 2003, mas foi adiado.No entanto a Polyphony lançou Gran Turismo 4 Prologue como prévia para a experiência de GT4.

Online versão teste

Gran Turismo 4 estava originalmente destinado a incluir modo multiplayer online, mas foi substituída por uma LAN mode. No entanto, foi incluído em Gran Turismo 4 uma limitada versão Online de teste que foi entregue livremente para selecionar jogadores no Japão e na Coréia do Sul durante o verão de 2006. Esta versão online beta em público foi usada como experimento para Gran Turismo 5 Prologue.

Modos do jogo

Modo A-spec - Os Jogadores que acumulam pontos por vencer corridas em condições normais de primeira pessoa modo condução, é chamado modalidade A-Spec. Cada corrida de evento pode render até um máximo de 250 pontos A-Spec. Geralmente, uma vitória usando um carro com menos de uma vantagem sobre os adversários AI vale mais pontos.

imagem


Os pontos só podem ser ganhos uma vez, a fim de ganhar mais pontos de um evento que ganhou anteriormente, ele deve ser re-utilizado quando ganhou um carro com menos de uma vantagem sobre os adversários . Depois de um grande número de eventos, foram concluídos contra o desafiante AI campos, um jogador da A-Spec dos pontos totais corresponde um pouco a sua habilidade nível.Os pontos A-Spec não podem, efetivamente, ser utilizado para alguma coisa.

Modo B-spec - O novo modo B-Spec coloca jogadores no lugar de uma corrida de tripulação chefe: dizer como o condutor deve conduzir, quando a passar, e obrigatoriamente parar no pit-stop (pelo acompanhamento do pneu desgastado, nível de combustível e óleo). A velocidade do tempo na corrida pode ser aumentada até 3x, permitindo que as corridas sejam concluída em menos tempo do que levaria na modalidade A-Spec.

A característica, no entanto, deve ser ligada a cada pit stop porque é reposta ao horário normal. O manual do jogo diz o que jogador pode acelerar o modo B-Spec até 5x, mas esta capacidade não está disponível no jogo.

B-Spec são pontos indicados para cada corrida concluída no modo B-Spec. Isso aumenta o nível de habilidade do motorista nas categorias habilidade de veículo, naturalmente perícia, habilidade e batalha. Os jogadores podem assim utilizar o modo B-Spec em corridas mais difíceis à medida que o jogo avança.

imagem


Driving missões

Outra nova adição ao jogo é as Missões de Condução, que são semelhantes em experiência com a licença testes, mas adjudicação conclusão bem sucedida com 250 A-Spec pontos e 1000 ou mais créditos. Cada missão tem lugar com um determinado carro em uma determinada faixa ou seção da pista, e um determinado grupo de opositores.

Existem 4 tipos de missões: A passagem, em que o motorista tem de ultrapassar um adversário dentro de uma certa distância; 3 Lap batle, em que o motorista deve passar 5 opositores ao longo de 3 voltas; Slipstream batle, em que o motorista tem de Ultrapassar adversários por meio de elaboração e 1 Lap Magic, em que o condutor começa com um tempo significativo de pena contra adversários muito mais lento e deve ultrapassar todos eles, no espaço de uma única volta. Ao completar cada conjunto de missões, o jogador ganha como prêmio, um carro.

imagem


Compatibilidade de Hardware

Gran Turismo 4 é o primeiro jogo no PS2 a apoiar a resolução 1080i. Ele também suporta 480p (apenas NTSC) e modos widescreen.

Apesar da falta de jogabilidade online, GT4 não suporta no PlayStation 2 o Network Adapter, que pode ser usado para se comunicar com outros consoles PS2 e criar um multi-tela de configuração. Além disso, o adaptador de rede pode ser usado para jogar jogos em uma sub-rede local para até seis jogadores, embora os carros personalizado não puderem ser utilizados em uma LAN no jogo.
Photo Mode

O novo modo Photo Mode está incluído no jogo, o que permite que o jogador, controlar uma câmera virtual, tirar fotografias dos seus carros na pista ou em locais específicos, incluindo o Grand Canyon. Este jogo é capaz de produzir uma seleção de screenshots com taxa de compressão variável (Normal / Fine / SuperFine) e tamanho (até 1280x960 72dpi), e o usuário pode optar por guardar ou imprimir com o apoio do dispositivo USB.

Vendas

Estes números não incluem as vendas Gran Turismo 4 Prologue.
A partir de setembro de 2007:

5.320.000 na Europa
2.810.000 na América do Norte
1.210.000 no Japão
110.000 na Coréia do Sul
70.000 no Sudeste Asiático
O Total foi de 9.520.000 cópias vendidas.


Curiosidades

Em 2007 no filme Wild Hogs, Billy Madsen é visto jogando Gran Turismo 4 na pista Autumn Ring

Uma porção de um BMW 328i comercial é utilizado em um clipe deste jogo.

No primeiro racha do filme Velozes e Furiosos 1, um japonês está jogando Gran Turismo 1.

O tão esperado Gran Turismo 5

imagem


Esperamos que o quinto jogo da série seja tão bom quanto o primeiro e que traga a melhor simulação de todos os tempos, simulação que este game já provado que é o melhor e sempre reinou neste aspecto. Muita ansiedade para que este jogo venha a estar logo em nossas casas, vai valer muito apena esperar por este magnífico game.

A IGN é um site de jogos e conta com uma equipe muito conceituada que faz criticas sobres os games. A IGN é bastante conhecida pela sua rigidez e criticidade que faz em cima dos games.

imagem


Acredito que a empresa do Gran Turismo 5 deve estar preparando algo muito especial para os Fãs da Série. Já sabemos que o novo jogo da série contará com gráficos incríveis e funcionará a 60FPS, isto faz qualquer fã de jogos de carros ficarem loucos e ansiosos para ver o resultado do game. O jogo contará também com danos nos veículos em colisões e isto com certeza vai deixar o jogo muito alucinante e fazendo com que este novo game da série seja o mais próximo do real possível.

imagem


Nunca um game da série Gran Turismo ficou com notas abaixo de 9.5/10 no site da IGN, apenas com exceção do GT4 Prologue que ainda assim obteve 8.9 e como que sabemos que esta versão é apenas uma parte do Gran Turismo 4 e ainda assim o mesmo conseguiu uma nota muito alta ficando a frente de todos os outros jogos do mesmo gênero pra sua época.


Pontuação da serie através da IGN

Gran Turismo 1 - 9.5
Gran Turismo 2 - 9.8
Gran Turismo 3 - 9.8
Gran Turismo 4 - 9.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.