domingo, 4 de outubro de 2009

A História de Crash Bandicoot

Com a recente noticia da fase secreta do primeiro Crash, muita gente lembrou dos primeiros jogos da série, no primeiro Playstation, mas poucos conhecem a história da franquia. Confira:

1986
Surge a Naughty Dog, empresa que foi fundada por Andy Gavin e Jason Rubin. Eles lançaram vários títulos antes de Crash Bandicoot, para os consoles Mega Drive e 3DO. Mark Cerny, que participou da produção do jogo Sonic the Hedgehog 2 para Mega Drive, tentou (e conseguiu) convencer a Naughty Dog a mudar o foco de criação de jogos para se adequar às novas tecnologias que incluíam jogos em 3D. Foi assim que surgiu a idéia de criar um jogo de plataforma. Como a Sony havia se separado da Nintendo, em 1994 a Sony lança o PlayStation. A empresa precisava de um mascote, mas só 2 anos após o lançamento do console veio o mascote da empresa, criado por quem? Naughty Dog em parceria com Mark Cerny e a Universal Interactive Studios.



1996
Ano da verdade. A Naughty Dog finaliza o game intitulado Crash Bandicoot. O personagem - um marsupial - é um animal parecido com uma raposa, mas sem cauda. O jogo foi um marco na história do PlayStation, consolidando o posto de mascote da Sony ao Crash Bandicoot. Ele é carismático, engraçado e bondoso. Crash Bandicoot fez mais sucesso no Japão do que no resto do mundo. Apesar do sucesso, o jogo apresentava vários defeitos em relação aos gráficos e à jogabilidade.





1997
Tentando corrigir os erros da primeira versão e apresentar novos movimentos e estilo de jogo para Crash Bandicoot e visando maior aceitação do resto do mundo, a Naughty Dog lança o jogo Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back. Valeu a pena esperar, pois o jogo foi o melhor de aventura feito para PlayStation na época. 1997 foi o ano mais lucrativo da Naughty Dog... isso animou a empresa e a enriqueceu (hehe). Isso deu à empresa mais vontade de repetir o sucesso do jogo Crash 2.





1998
Como prometido, a Naughty Dog lança nesse ano o jogo Crash Bandicoot: Warped. A intenção da empresa era repetir o sucesso do antecessor, mas não foi bem isso que aconteceu. A empresa não repetiu o sucesso como aumentou ainda mais a credibilidade de seu mascote e a sua própria. O jogo apresenta ao mundo a irmã de Crash Bandicoot (Coco Bandicoot) como personagem jogável e gráficos espetaculares. Com certeza, aqui no Brasil, o jogo Crash 3 é o mais conhecido por aqueles que não conhecem bem Crash Bandicoot. A Naughty Dog encerrava nesse jogo a história de Crash Bandicoot, mas outro jogo estava para surgir.





1999
Nesse ano, a Naughty Dog lança o que seria seu último game com a franquia Crash Bandicoot. O jogo não é de aventura, mas de corrida. Seu nome é Crash Team Racing, conhecido por muitos como CTR. O jogo reúne os personagens mais famosos da série Crash Bandicoot, além de um novo inimigo - Nitrus Oxide - para disputar corridas nos locais das Ilhas N.Sanity. A empresa realmente fechou a série com um jogo bem legal e engraçado. Nesse jogo, a empresa decidiu usar o mesmo esquema de jogo do Mario Kart, mas melhorado e dando possibilidade de sacanear os adversários com várias armadilhas. Mas, esta seria a despedida da Naughty Dog na criação de jogos para o personagem Crash Bandicoot. Em 2000, a Universal Interactive seria a nova reitora dos direitos de imagem do mascote da Sony.





2000
Após 5 anos de sucesso, a Universal Interactive tem a dura responsabilidade de manter esse sucesso para o mascote que passara a tomar conta a partir desse ano - Crash Bandicoot. A Universal estava indecisa com relação à empresa que produziria o novo game do Crash Bandicoot... mesmo com essa indecisão, a Universal contrata a Eurocom Ent. Software para desenvolver um novo game do Crash Bandicoot para o PlayStation... É, então, que em outubro desse ano surge o jogo Crash Bash. Mas, muitos fãs ficaram decepcionados com a qualidade gráfica do jogo... apesar disso, o jogo garantia horas e horas de diversão mas, infelizmente, com poucas inovações. Insatisfeita, a Universal coloca nas mãos da famosa Konami a missão de produzir o que seria o primeiro game de Crash Bandicoot para os novos consoles de 128 Bits - PlayStation 2, Game Cube e XBox.




2001
Nesse ano a Universal contrata a empresa Traveller's Tales e a Konami para desenvolverem o novo jogo de Crash Bandicoot para os consoles de 128 Bits da época. O jogo demorou um pouco para ser lançado, mas em 2002 chega ao PlayStation 2, Game Cube e Xbox a nova aventura de Crash Bandicoot. Nesse ano a Naughty Dog preparava o lançamento do jogo Jak & Daxter.


2002
Após problemas no lançamento do jogo novo de Crash Bandicoot, a Universal Interactive consegue lançar o jogo Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. Um jogo totalmente diferente dos anteriores, apresentando um Cortex esquisito e um novo personagem na aventura de Crash: Crunch Bandicoot. A aventura aparenta ser uma versão melhorada do jogo Crash Bandicoot 3 do PlayStation, com a possibilidade de jogar com Coco Bandicoot, usar vários meios de transporte, como trator, helicóptero... Nesse mesmo ano, a Universal lança para o Game Boy Advance o primeiro game de Crash Bandicoot, chamado Crash Bandicoot: The Huge Adventure ou Crash Bandicoot XS para os japoneses. No Game Boy Advance, o jogo ficou idêntico ao Crash Bandicoot 2 do PS One, inclusive sonoramente. Foi muito bem feito, mas não fez muito sucesso, assim como, "Wrath of Cortex". A aventura apresentava algumas inovações, como a possibilidade de poder ser conectado a outro Game Boy Advance para disputas de tempo.





2003
No início desse ano, a Universal Interactive surpreende a todos com o lançamento do jogo Crash Bandicoot 2: N-Tranced. O jogo apresenta gráficos um pouco melhores que o jogo anterior e um novo personagem: N. Trance - criação de N. Tropy. Mas, a Vicarious Visions, mesma empresa que fez os jogos Crash XS e Crash 2: N-Tranced, estava preparando um novo jogo de Crash Bandicoot para os consoles de 128 Bits. É então que, no final do ano, a Vivendi Universal e a Universal Interactive lançam para todos os consoles de nova geração, inclusive o Game Boy Advance, o jogo Crash Nitro Kart. CNK, como é conhecido, é um novo jogo de kart que reúne todos os personagens da série Crash Bandicoot e apresenta novos personagens no estilo de CTR. Mas, o jogo não é tão bom quanto CTR, pois apresenta muitas falhas de desenvolvimento... Apesar disso, foi o jogo do Crash para os consoles de 128 Bits que fez mais sucesso até hoje.





2004
Em 2004 a Vivendi Universal decidiu chamar novamente a Traveller's Tales para produzir a próxima aventura de Crash Bandicoot para os consoles de 128 Bits... Enquanto isso, a Vicarious Visions estava preparando uma aventura inusitada de Crash Bandicoot: Crash entra no mundo de Spyro para arruinar os planos maléficos de Ripto e Cortex em Crash Bandicoot Purple: Ripto's Rampage. Fez muito sucesso essa fusão, tanto que foi considerado o melhor jogo de Crash Bandicoot para o portátil da Nintendo. No final do ano, surge então a surpresa: Crash Twinsanity. O jogo une Crash e Cortex para lutar contra duas ameaças às Ilhas N. Sanity, dois periquitos que vieram da 10ª dimensão com o objetivo de destruir as ilhas, escravizar Crash e roubar o cérebro de Cortex. O jogo é bem engraçado e apresenta cenas hilárias de humilhação e revolta de Neo Cortex... Esse seria o último ano da Vivendi Universal Games como uma grande empresa. Os direitos de imagem de Crash Bandicoot passaria para as mãos da antiga Sierra Entertainment.








2005

Crash Bandicoot em 2005 estava um pouco parado, mas pelo menos no final do ano tivemos um lançamento bem legal para os consoles de 128 bits atuais (PS2, GC e XBox) e para o portátil PSP: Crash Tag Team Racing. No início do ano, vários boatos sobre o nome do jogo corriam pela internet, principalmente no fórum da Vivendi Universal Games. O jogo foi uma grande surpresa para todos, pois apresenta muitos elementos que o tornam bem divertido, não sendo mais um jogo simples de corrida de kart. Dessa vez os karts foram trocados por carros de verdade e a jogabilidade foi modificada. O objetivo do jogo não é apenas vencer as corridas para ganhar troféus, mas destruir os carros dos adversários utilizando-se de fusões que transformavam o carro num "tanque de guerra com rodas". 2005 também foi o ano em que a VU Games contratou a empresa Radical Entertainment para produzir novos jogos para a empresa. Sua estréia na VU Games foi justamente com o jogo CTTR. No final do ano, a VU Games também lançou para o portátil Game Boy Advance dois pacotes de clássicos do Crash Bandicoot. Um deles contém os dois principais jogos do Crash no GBA: Crash Bandicoot 2: N-Tranced e Crash Nitro Kart (Crash Bandicoot Superpack) e o outro contém os jogos Crash Bandicoot Purple: Ripto's Rampage e Spyro Orange: The Cortex Conspiracy (Crash & Spyro Superpack). Curiosidade: O jogo Crash Tag Team Racing recebeu o nome provisório de Crash Clash Racing e estava sendo produzido pela Traveller's Tales, porém a Sierra decidiu passar o desenvolvimento para as mãos da Radical que teve que mudar o nome do jogo.




2006
Nesse ano, o jogo Crash Bandicoot completa 10 anos de lançamento e, para comemorar a Sierra decide estrear Crash no novo portátil da Nintendo - o Nintendo DS - um jogo do nosso mascote. Foi lançado sob muitas críticas o jogo Crash: Boom, Bang! que marcou os 10 anos de Crash Bandicoot... Mas será que era isso que os fãs esperavam para comemorar o aniversário de um jogo tão marcante para o mundo dos games como foi Crash 1? Vieram então, como conseqüência, críticas por todos os lados e notas baixas por todos os lados. Será que Crash Bandicoot conseguiria se recuperar desse duro golpe?





2007
Foi então que a Radical Entertainment começou a soltar na internet vídeos e imagens do sucessor de Crash Tag Team Racing. Seria o jogo Crash of the Titans que foi lançado no final do ano para todas as plataformas atuais, exceto PlayStation 3. O jogo foi lançado para PS2, Wii, XBox 360, GBA e Nintendo DS. O jogo fez um grande sucesso, pois foi bem feito e bem divertido. Esse jogo também marca a estréia do novo visual dos personagens. O que mais decepcionou os fãs, foi o novo visual de Tiny Tiger. Eles deixaram de lado a cara de mal, o porte grande de Tiny para colocar um visual mais "humano" ao Tiny, além de o deixar meio "afeminado", se é que você me entende... Nesse ano, a Sierra lança exclusivamente para PlayStation 2 uma compilação dos melhores jogos de Crash Bandicoot lançados para o console intitulada Crash Bandicoot Action Pack Os jogos selecionados foram: Crash Twinsanity, Crash Tag Team Racing e Crash Nitro Kart. Escolha que, pessoalmente, foi mal feita. Eu trocaria o jogo Crash Nitro Kart pelo Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex, mas vai entender a cabeça deles.





2008
Após o grande sucesso de Crash of the Titans, a Radical Entertainment teve uma dura tarefa: manter o sucesso no próximo jogo que produzisse. Não é que conseguiu. O nome desse jogo de Crash Bandicoot é Crash: Mind over Mutant e conta com o retorno de um personagem das antigas: Nitrus Brio. Nesse jogo Cortex e Brio voltaram a se unir para destruir Crash Bandicoot e Wumpa Island. Desta vez o jogo contou com a participação de Coco Bandicoot como personagem jogável no modo cooperativo, mas apenas nas versões Wii e XBox 360. O jogo apresentava alguns problemas de jogabilidade, principalmente em relação à câmera (ou à falta dela...), porém mesmo assim foi sucesso.



2009
Nenhum grande lançamento. Apenas Crash Bandicoot: Mutant Island, para celulares.

2 comentários:

  1. poo Crash eh um icone nos games foi Crash 1 foi um dos primeiros jogos que joguei e Crash 2 e 3 sao muito divertidos CTTR alem de ter as corridas divertidissimas tem um single player repleto de minigames e aventura comun,dominar os monstros em Crash of the Titans tambem eh legal so num joguei o novo Mind over mutant ainda,mas vou comprar o Crash de celular para uma diversao extra

    ResponderExcluir
  2. adoooooro crash amo ele muito ...

    ResponderExcluir

Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.