Que tal ver alguns dos mais diversos controles que já existiram no mundo dos games? Aqui falaremos sobre estes.
Desde que existem video games, existem os controles para se jogar eles. Dependendo por qual parte da história você quiser começar, controles começaram como dois botões em um osciloscópio, que depois viraram giratórios, e então se transformaram nos mais diversos tipos de dispositivos. Você irá ver coisas que nunca apareceriam novamente em nosso mundo atual, mas foram coisas que marcaram pessoa, mas mesmo assim você verá coisas estranhos e totalmente absurdas.
Botões Giratórios do Magnavox Odyssey (que nunca foi lançado no Brasil)
Eles não são muito bonitos, mas estes botões constituiram o primeiro controle de um video game comercial. Lançado em 1972, os botões do Magnavox Odyssey são de longe muito diferentes dos analógicos duplos de hoje. Naquela época, você literalmente não iria ver um controle que se movia tanto horizonalmente quanto verticalmente.
Aqui temos um teclado Logitech G19 e um mouse Logitech G9x.
Mesmo com a grande quantidade de gamepads, joysticks e qualquer outro dispositivo, o teclado e o mouse tem sido difícil de se substituir, porque jogos como Starcraft seriam praticamente impossíveis de se jogar sem eles. Eles foram
redesenhados inúmeras vezes por muitas empresas durante os últimos 30 ou mais anos atrás. O mouse de bolinha que começou com a mania de dois ou mais botões, e agora nossas mãos descansam em um mouse com sensor ótico, com até seis ou sete botões e com uma roda de rolagem bem configurada. Teclados por sua vez permanecem praticamente intactos. Você pode encontrar teclados embutidos em telas de LCD, com grande quantidade de atalhos, com iluminação colorida - mas nada nos
separará do gostoso e velho QWERTY.
A luva de poder da Nintendo
Nós todos já ouvimos/vimos, e se você for velho o suficiente você queria uma dessas. Em todas as probabilidades, você tinha um amigo que tinha uma - e depois que a testou, você ficou feliz por não ter tido uma. A Nintendo Power Glove, estrela do filme O Gênio do Video Game (desculpe Fred Savage), foi lançada em 1989 e se tornou um dos primeiros controles de movimento para um grande console de games. Inovador em seu objetivo, o controlador de entradas registradas pela medição de som e a detectação da mudança de resistência causada pela flexão dos dedos. A luva também tinha todos os botões padrões de um controle de NES comum, assim como mais 10 botões extras que podiam ser programados. Apesar de todas essas engenhocas, o controle simplesmente não era preciso suficiente para uma boa jogatina.
O detalhadíssimo.
Se você sempre quis experimentar como dirigir um maciço tanque de dois pés (bi-pedal, parecido com um meca), Steel Batallion foi o mais próximo do que você queria. O jogo foi lançado para o Xbox e custava cerca de 200 dólares. Por que o
alto custo? Ele vinha com um controle que era útil para apenas um jogo (e a sua continuação, é claro).O controle possuia dois bastões de vôo, um regulador de pressão, uma placa com três pedais, e uma série quase interminável de botões - alguns dos quais apenas eram usados para "ligar" o meca e outro que permitia você ligar os limpadores de pará-brisa do meca. Nós não podemos culpá-los pela grande qualidade de detalhes.
O controle da Sony.
O primeiro console da Sony, o original PlayStation, era um console de muitas estreias em termos de funcionalidades, mas o seu controle, o Dual Shock, era radical e muito bem-vindo no mundo dos video games. Duas alavancas analógicas, dois motores rumble, e dois conjutos de botões, deixou o controle diferente de qualquer outra coisa disponível no mercado em todos os tempos. O controle influenciou muitos outros da Sony, e possivelmente os da Microsoft e da Nintendo, que usaram o seu design subsequentemente.
O primeiro gamepad.
Simples, a frente dos outros, e imensamente popular, o Nintendo Entertainment System tirou os jogos de sua crise, e seu controle inovador podia receber um pouco dos créditos. Até a chegada do controle de NES, a maioria dos controles eram joysticks, botões giratórios, e dispositivos de aparência estranha que pareciam telefones. O controle da Nintendo pegou emprestado o D pad de seu console portátil Game & Watch e emparelhou-o com uma boa visualização dos botões. O Nitendinho foi originalmente desenhado e lançado no Japão com o nome da Famicom.
A inovação do Mega Drive.
Você pode estar sentindo que os controles com sensor de movimento aqui estão falhando. O Sega Activator para o Mega Drive, formava um anel ao redor de seu corpo. Você podia socar e chutar, malhando o seu caminho para a vitória. Movendo seus membros sobre a superfície dos anéis, eles captava via infravermelho as suas ações as botava na tela. Por 80 dólares, não saiu baratao, e por todas as contas, foi um enorme fracasso.
O controle exótico.
O controle NubyTech Resident Evil 4 Chainsaw foi lançado junto com o Resident Evil 4 para as plataformas PlayStation 2 e GameCube. Como a própria imagem acima mostra, o controle parece uma motosserra, que quando se puxava um cordão ela roncava fazendo um barulho de motosserra real. O controle também possui vibração e uma pequena tecnologia de movimento qua fazia os personagens mexer a arma para cima e para baixo, dependo de como o controle era orientado.
O controle difícil de usar.
Se você acha os controles de hoje complexos, então devia jogar no controle do Atari Jaguar. O controle era quase tão grande quanto o console em si, ele possuía um D pad, três botões principais, e no meio do controle os botões pareciam uma calculadora. E para mais irritação, alguns jogadores chamaram o gamepad (se é que podemos chamá-lo disso) de confortável.
O controle "largão".
O controle original da Microsoft para o Xbox (também conhecido como "O Duque") moveu a indústria de video games em termos de design com o seus dois analógicos. Mas só depois que a empresa percebeu que versão norte-americana do controle, era, digamos, uma tanto grande. O Japão recebeu o menor controle em seu pacote padrão, e os jogadores norte-americanos então começaram a importar os japoneses. Pouco tempo depois a Microsoft recebeu a dica e aposentou o enorme controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.