
Alguns podem afirmar que nos consoles de 8 e 16-bit também houve uma briga ferrenha entre Sega e Nintendo. Concordo. A questão é que naquela época internet era algo tão utópico quanto telefone celular (pelo menos para 97% da população mundial) e ninguém se dava ao trabalho de xingar a mãe do outro por carta registrada para alguma revista especializada em games. Com a invenção de foruns e blogs o fanboy percebeu que não havia mais barreira entre ele e o “inimigo” e começou a largar sua munição pesada em quem passasse na sua frente.
E aí perguntamos: o fanboy é realmente uma praga? Ou um mal necessário?
Se eu fosse comparar o mundo dos games (atual) com uma lavoura diria que os fanboys são o adubo dessa lavoura.
ADUBO? 

Então, continuando…
É como se o fanboy fosse o responsável pelo trabalho sujo de um empresa. É o cara chato que fica pentelhando os outros, falando um monte de bobagem sem critério algum, martela games que nunca jogou, fala mal do console que nunca teve o (des)prazer de jogar, cria inimizades com outros jogadores só porque pensam diferente dele; resumindo, um tremendo paquiderme.
Para a indústria dos games? TUDO! Graças aos fanboys e suas fanfarronices nunca se viu tanto jogo bom e de qualidade sendo lançado simultaneamente e muito menos uma guerra de franquias de games exclusivos como se vê agora. Esse período 2009-2010 vem trazendo tanto jogo AAA exclusivo que não estamos tendo tempo para respirar: God of War 3, Heavy Rain, Killzone 2, Demon’s Souls, Uncharted 1 e 2, Little Big Planet, MotoStorm, MGS4 de um lado; Mass Effect 2, Splinter Cell: Conviction, Alan Wake e Left4Dead 2 do outro; e sem contar os ainda por anunciar. E alguém ainda duvida que os fanboys têm partipação nisso? Eles não apenas têm participação, eles têm MUITA participação nessa batalha Sony vs Microsoft.
Para nós? DIVERSÃO! Como é divertido ler um comentário descabido de um fanboy em um blog ou forum e logo depois ser recriminado por dezenas de leitores “inconformados” com tamanho descabimento. E eu me pergunto: quem será mais tonto, o fanboy ou quem o leva a sério?
O que leva um sujeito a se tornar um fanboy?
Com certeza não é a razão, fanboys são pura emoção! Fanboy sempre ignora fatos quando eles comprovam o oposto do que ele acredita. Eu poderia perfeitamente afirmar, com absoluta razão que o PlayStation®3 é um console superior ao Xbox360. Veja bem, console; não me refiro a jogos/diversão, e falaremos sobre isso mais abaixo e posso citar uma lista do que me vem a cabeça nesse momento:
- Cell: É indiscutivelmente a CPU mais poderosa já feita para um console. Se é difícil de programar para ela, ou um artefato de luxo como alguns fanboys apontam, isso é outro papo. Os números não mentem, o Cell tem um poder matemático inacreditável. Diversos data centers de segurança máxima IBM Blade utilizam essa mesma tecnologia. CELL tem 8 núcleos de 3.2Ghz VS xbox com 3 núcleos de 3.2Ghz em uma engenharia do Zion, (Processador extinto a muito tempo).
- Mídias: enquanto o blu-ray continua em desenvolvimento (para quem não sabe já chega a100GB sem atualização de firmware e/ou equipamentos), o DVD-9 já é o limite das mídias em DVD, não tem mais pra onde correr. A qualidade é estupidamente superior, arranhar um blu-ray requer técnicas medievais de utilização. Sem contar que comprar um video-game e levar um Blu-ray player no pacote está longe de ser um mau negócio.
- HDD: ambos os consoles permitem a troca de seus Hard Disk por outros de maior capacidade, mas no Xbox esse HDD só pode ser trocado por outro exclusivo para o console, bem mais caros que os HDDs SATA de 3,5″ compatíveis com o PS3 e que podem ser encontrados em qualquer lugar. O HDD de 250GB na página da Microsoft sai a U$129,90, enquanto um Seagate Barracuda 250GB 7200RPM pode ser encontrado por US$49,99.
- Bluetooth: sem dúvida é a tecnologia do momento para conexão de dispositivos sem fios, permite uma boa gerência dos dispositivos e um alcance excelente e o Xbox 360 peca por não dar suporte a ela. EX. PS3 suporta 7 controles VS XBOX só 4 e usando tecnologia via radio (outra tecnologia ultrapassada)
- Wi-fi: o xbox precisa de um adaptador externo para acessar uma rede wi-fi, enquanto o PS3 já possui uma placa internamente.
- Bateria: O PS3 tem uma bateria interna com garantia ETERNA POR PARTE DA SONY, e o XBOX usa PILHAS... HAHAHAHAHA... Me desculpem, mais não aguentei :D
Tudo o que foi citado acima são fatos, informações técnicas, e contra fato não há argumento. Mas vejam, melhor console ≠ maior diversão. Se a única coisa que eu quero da vida é jogar Left4Dead na minha TV 32″, sentado no sofá, porque diabos eu gastaria dinheiro com um PS3?
Sobre os jogos
O problema do fanboy é não conseguir enxergar que jogos são uma mera questão de gosto. Imaginemos o seguinte cenário:
Um sonysta e um caixista. O sonysta, embora dono de um PS3 considera os melhores jogos de todos os tempos Gears of Wars e Mass Effect e num bate-boca com seu amigo caixista pega as informações técnicas acima e joga na cara do amigo como argumento pela superioridade do seu console. De que adiantou ele ser dono do console com as melhores especificações técnicas (fato) se os melhores jogos pra ele (gosto) estão no rival?
Contra gosto não há argumento, já dizia um sábio profeta.
Por outro lado, se os jogos que você mais jogou na geração passada foram God of War e Shadow of Colossus, por exemplo, um Xbox 360 lhe trará uma enorme sensação de angústia e frustração.
Sabe o indivíduo que só joga games baseado em notas de reviews? Pois é… Uma pessoa incapaz de formar uma opinião própria é no mínimo deprimente. Sim, os reviews são importantes – nós do PORTAL BRX fazemos muitos reviews de PS3 e PSP –, mas apenas apontam uma direção para o jogador, a palavra deve ser sua, pois o dinheiro a ser investido é seu. Esse tipo de atuação também é muito comum em fanboys, pois o “fanboysismo” meio que se espalha entre os fanboys em comum que passam a consumir apenas o que faz parte do seu meio, ignorando por completo qualquer outra coisa que venha do “outro lado”.
Quando eu comecei a ler que muita gente ainda prefere o PES e nem sonha com Fifa cheguei a conclusão que não dá pra discutir… Qual a chance de uma pessoa dessas ser convencido a trocar o PES pelo Fifa? E vice-versa? Perceberam? Não há a menor possibilidade disso acontecer, pois o gosto transcende a razão e a emoção.
Contra gosto não há argumento, continua dizendo um sábio profeta.
Enfim…
Se depender de mim os fanboys podem continuar com suas tagarelices por um bom tempo. Com eles na ativa é certo da Sony continuar investindo em exclusivos de qualidade para o meu querido PS3 e os foruns/blog/sites continuarão me proporcionando boas gargalhadas com a briga entre fanboys e anti-fanboys (que cismam em se meter no meio do tiroteio).
Não sou um fanboy e muito menos um anti-fanboy, pelo contrário, sou um pró-fanboy.
Abram caminho, pois os fanboys pedem passagem!
SÓ PRA ENCERRAR:... PS3 É O MELHOR HARDWARE E TEM MAIS E MELHORES EXCLUSIVOS... COMO PROVA DISSO O RECENTE ESTUDO APONTOU A SONY COM 16 MELHORES JOGOS E A MICOsoft 6 :D hehehehee
fonte gamegeneration+editado por BIG-BOSS-FX1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.