quinta-feira, 21 de abril de 2011

PSN fora do Ar [ATUALIZADO 53X]




São 8:30 da manha de 21/04/2011 e a PSN ainda se encontra em manutenção
(Manutenção e não Hackers, via PS Blog)
Assim que tivermos mais detalhes atualizaremos o portalbrx.com


[ATUALIZAÇÃO 1]
A SONY atualizou o blog.playstation informando que a PSN pode ficar fora do ar por 1 ou até 2 dias até que tudo fique normalizado!


[ATUALIZAÇÃO 2]
A Frase com um codigo de erro foi mudada para "A Playstation Network está em manutenção"


[ATUALIZAÇÃO 3]
A SONY descobriu uma invasão nos seus servidores e está RE-Estruturando a PSN para manter nos dar uma segurança maior.


[ATUALIZAÇÃO 4]
Uma fonte com conexões próximas à Sony Computer Entertainment Europe (SCEE) reportou que o ataque à PlayStation Network pode ser mais profundo do que noticiado originalmente pela Sony.


Segundo a fonte, que deseja ficar anônima, a PSN teve um ataque "LOIC" (clique aqui para entender) que danificou o servidor. Houve também um ataque concentrado nos servidores da PSN que possuíam informações de contas - incluindo contas de administradores para desenvolvedores.


Como resultado, a Sony desligou a PSN e está trabalhando no backup para os novos servidores com novas contas de desenvolvedores com permissão de administrador. A fonte disse que os servidores japoneses devem ficar prontos amanhã, enquanto que os americanos e europeus no dia seguinte (impossível saber se esse "amanhã" se refere ao dia 24 ou 25, porém a fonte da notícia é do dia 24).


Houve muita especulação nessa semana que os hackers do grupo "Anonymous" foram responsáveis pelos ataques, mesmo eles negando envolvimento. Até o momento, ninguém sabe quem são os hackers.


A fonte ainda diz que "todos têm o direito de saber o que está acontecendo".


Apesar de tudo parece verdade, considere as informações acima como rumores, pois obviamente não são confirmadas pela Sony.


[ATUALIZAÇÃO 5]
"Nós, sinceramente, sentimos muito que a PlayStation Network e Qriocity foram suspensos e estamos trabalhando contra o tempo para trazê-los online. Nossos esforços para resolver esse problema envolve a reconstrução de nosso sistema para aumentar ainda mais a força de nossa infraestrutura de rede. Apesar dessa tarefa precisar de muito tempo, nós decidimos que valia o tempo necessário para prover ao sistema uma segurança adicional.


Nós agradecemos sua paciência até o momento e pedimos um pouco mais enquanto completamos esse projeto. Nós continuaremos a dar mais atualizações quando pudermos fornecê-las".


[ATUALIZAÇÃO 6]
Surgiu nessa manha de segunda feira a noticia que a PSN pode voltar a funcionar na noite da terça feira dia 26/04/2011.
Vale lembrar que a SONY está voltando todo o BACK-UP dos servidores da PSN com mais de 65 milhões de contas de usuários e ainda reforçando todo o sistema de segurança da PSN.


Não se esqueçam que tudo isso é necessário para manter a segurança do sistema da PSN.


Quando as pessoas compararem a LIVE com a PSN, lembrem que a LIVE existe desde o 1º XBOX e a PSN nasceu no PS3 e sempre foi GRÁTIS, e a SONY sempre pensou mais em seus consumidores do que a MICOsoft sempre fez. Um exemplo disso é que até um beta tester do Gears of war 3 na live é vendido e dado para alguns consumidores como a SONY faz!


[ATUALIZAÇÃO 7]
Sobre os cartões de credito registrados na PSN:
Em declaração ao site PC World, Satoshi Fukuoka disse que a Sony Computer Entertainment japonesa está conduzindo uma investigação para determinar o escopo do ataque que derrubou a PSN, mas que ainda não é possível saber exatamente qual o tamanho do estrago. Caso seja identificado algum problema, os usuários serão prontamente avisados, garante a empresa.


[ATUALIZAÇÃO 8]

Segundo o moderador do PSX-Scene, "chesh", o motivo da PlayStation Network estar fora do ar é por causa de um custom firmware que existe para o PlayStation 3.

O moderador diz que esse firmware, chamado de "Codename: Rebug", permite aos usuários logarem na PSN como se eles estivessem em um console de desenvolvedor (chamado de "debug unit").

Como resultado, o mesmo firmware permite que os usuários adicionem fundos às suas carteiras infinitamente e podem "comprar" conteúdos da PlayStation Store à vontade. O processo, inclusive, é bastante fácil tendo o custom firmware instalado no console.

O hack não permite o acesso a dados pessoais dos usuários da PSN. Portanto, cartões de crédito ou outras informações não foram comprometidas.

A PSN está offline para que a Sony descubra todas as pessoas que usaram esse firmware para roubar os conteúdos da Store, aumentar a segurança e evitar que esse tipo de coisa aconteça no futuro.

[ATUALIZAÇÃO 9]
Uma falha de segurança na PlayStation Network explorada por hackers ainda não identificados resultou em informações pessoais de usuários sendo roubadas, informou a Sony nesta terça-feira (26) .
A empresa diz que embora informações pessoais provavelmente tenham sido roubadas, ela não acredita que números de cartão de crédito tenham sido comprometidos (pois existe uma censura nos numeros), e afirma que espera ter a Playstation Network de volta ao ar em até uma semana.
A notícia vem mais de nove dias após a invasão e seis dias depois de a Sony ter fechado tanto a PlayStation Network quanto os serviços Qriocity em reação à violação. A Sony diz que já contratou uma “empresa de segurança reconhecida” para conduzir uma investigação completa sobre o que aconteceu e que já tomou medidas para aumentar a segurança e reforçar a infra-estrutura de rede.
“Nós descobrimos que, entre 17 de abril e 19 de abril de 2011, certas informações de contas de usuários da PlayStation Network (Mais relacionadas aos admin's)e do serviço Qriocity foram comprometidas por causa de uma invasão ilegal e não autorizada em nossa rede”, disse Patrick Seybold, diretor sênior de comunicações corporativas da Sony Computer Entertainment of America, no Blog oficial do Playstation.
Entre as possíveis informações roubadas estão:
Nomes
Endereços (cidade, estado, CEP)
Países
Endereços de email
Aniversários
Senha e login da PlayStation Network / Qriocity.
“Enquanto não há nenhuma evidência neste momento de que dados de cartão de crédito tenham sido roubados”, informa Seybold, “não podemos descartar essa possibilidade. Se você tiver fornecido os seus dados de cartão de crédito através da PlayStation Network ou Qriocity, por um excesso de cautela estamos avisando que o seu número de cartão de crédito (excluindo o código de segurança) e data de vencimento podem ter sido obtidos.”
A Sony está incentivando os usuários a ficarem atentos ao potencial de golpes de phishing via email, telefonemas e correio para tentar extrair mais informações pessoais ou confidenciais das pessoas. A Sony também está recomendando que você mude sua senha assim que puder voltar a acessar a PlayStation Network.
“Para se proteger contra possíveis roubos de identidade ou outras perdas financeiras, nós encorajamos você a manter-se vigilante, rever os acessos à sua conta e monitorar seus relatórios de crédito”, escreveu Seybold.
“Agradecemos a paciência enquanto completamos a nossa investigação desse incidente e lamentamos qualquer inconveniente. Nossas equipes estão trabalhando sem parar nesse caso, e os serviços serão restaurados o mais rapidamente possível. A Sony leva muito a sério a proteção das informações dos usuários e vai continuar a trabalhar para assegurar que sejam tomadas medidas adicionais para proteger as informações pessoais de seus clientes. Fornecer serviços de entretenimento seguros e de qualidade aos nossos clientes é nossa prioridade máxima. Contacte-nos pelo telefone 1-800-345-7669 [nos EUA] se você tiver quaisquer dúvidas adicionais.”
[ATUALIZAÇÃO 10]
Nesta ultima quarta-feira (27) a PlayStation Network completa uma semana fora do ar. O problema, que começou como uma simples instabilidade, transformou-se em um ataque hacker que colocou em perigo dados pessoais e de cartão de crédito dos mais de 70 milhões de usuários do serviço. E a crise já afeta também o mundo dos não-jogadores.


É o caso de Richard Blumenthal, senador norte-americano que representa o estado de Connecticut. Transtornado com a duração do problema e a falta de transparência da Sony, ele escreveu e publicou uma carta  endereçada a Jack Tretton, presidente da divisão de games da empresa nos EUA, para exigir que os assinantes do serviço sejam tratados com mais respeito.
“Os usuários da PlayStation Network merecem informações mais completas sobre esse vazamento de dados, além de terem a segurança de que suas informações pessoais e financeiras serão mantidas em segurança”, diz a carta.
“Quando um vazamento de dados acontece, é essencial que os consumidores sejam notificados imediatamente sobre se e como suas informações pessoas e financeiras foram comprometidas. Além disso, os usuários da PlayStation Network devem ter acesso a serviços de segurança de dados financeiros, com custos arcados pela Sony. Os indivíduos afetados também devem receber um seguro suficiente para protegê-los das possíveis consequências financeiras de um roubo de identidade”
No seu site oficial, a Sony se explica  dizendo que ficou sabendo da invasão do sistema em 19 de abril – fazendo com que ele tivesse que ser fechado um dia depois -, mas só depois da análise dos especialistas é que ficou clara a possibilidade do roubo dos dados. E daí veio a demora do esclarecimento ao público. Na sua seção de perguntas e respostas sobre o problema, a empresa diz que ainda está calculando o impacto do incidente e que estuda opções para quem quiser seu dinheiro de volta.
Os usuários que tiveram seus dados comprometidos serão avisados através dos endereços de email cadastrados nas suas contas da PSN.
Segundo o site do jornal de economia japonês Nikkei Keizai, as ações da Sony despencaram no meio da tarde da terça-feira (26) por ocasião da revelação do vazamento de dados. O problema foi parar nos noticiários do país e até Yukio Edano, um dos técnicos responsáveis por gerenciar a crise nuclear de Fukushima, comentou o caso. Para ele, é necessário que as empresas tenham mais cuidado na proteção das informações da população.
No meio desse turbilhão, foi descoberto o registro do que parece ser um novo modelo do PlayStation 3 nos registros do Federal Communications Comission, o equivalente da Anatel para os Estados Unidos. Lá constam documentos lançados pela Sony que descrevem duas versões do PS3 “CECH-3001″ (A e B) e os kits de desenvolvimento DECH-3000A e DECH-S3000A.
Os documentos mostram que os aparelhos tiveram suas especificações de WiFi (802.11 b/g) e Bluetooth (2.0+) aprovadas, e que os números representam variações no tamanho do disco rígido.
Os modelos seguem a mesma nomenclatura dos anteriores: os “fat” eram CECH-1XXX e os Slim, CECH-2XXX. Não se sabe, porém, se haverá mudanças significativas ou se será apenas a versão mais segura do PlayStation 3, possibilidade levantada por diversos especialistas.
A PlayStation Network continua fora do ar, sem previsão para voltar até o fechamento dessa notícia.


[ATUALIZAÇÃO 11]
Se o grande apagão da PlayStation Network vai custar à Sony US$ 24 bilhões, como alguns estimam, pode apostar que uma parte disso vai ser destinada à pagar honorários de advogados. Hoje, um escritório de advocacia da Califórnia entrou com um processo que busca status de ação coletiva, alegando que a Sony não seguiu as normas da indústria para proteger os 77 milhões de clientes da PSN, prejudicados por “uma das maiores violações de dados na história da Internet.”
O Novato (sim, esse é o nome), um escritório de advocacia com sede na Califórnia, entrou com a ação em nome do requerente Kristopher Johns. A denúncia de 22 páginas (leia aqui, em pdf) alega que a Sony violou os padrões industriais de segurança que foram criados para proteger dados de cartão de crédito de usuários de serviços online, e não seguiu as exigências legais para proteger os registros dos mesmos.
O atraso da Sony em revelar aos seus clientes a violação de segurança, que ocorreu cinco dias depois da invasão à rede da empresa, também constitui em uma falha: não avisar adequadamente aos usuários da rede que eles estavam correndo riscos.
Nenhuma perda de dinheiro é citada na denúncia, mas uma gama completa de indenizações – compensatórias, preventivas e punitiva. Além dos honorários dos advogados, é claro.~
Claramente que agora todo mundo quer tirar uma casquinha, mesmo que ainda nada foi comprovado sobre roubo de informação!



[ATUALIZAÇÃO 12]
Provavelmente não ficaremos sabendo nunca da real extensão dos prejuízos que o apagão na PSN causou à Sony, aos desenvolvedores de jogos e aos usuários, mas uma empresa de pesquisas em segurança de dados e os matemáticos da Forbes estipularam que, na pior das hipóteses, as perdas podem chegar à US$ 24 bilhões.


Esse número gigantesco foi obtido multiplicando o número de contas da PlayStation Network (77 milhões) pelo “custo de violação de dados envolvendo um ato malicioso ou criminal” que, segundo o Instituto Ponemon, estava na média de 318 dólares no ano passado. A questão é que nem toda conta na PSN contém dados de cartão de crédito ou sequer dados pessoais precisos e legítimos. Ou seja, o valor real do prejuízo provavelmente seria muito, muito menor.
Dito isto, a Forbes ainda alerta para golpes que não requerem acesso a informações de cartão de crédito ou dados pessoais:
Alan Paller, diretor de pesquisas do SANS Institute, uma organização de treinamento em segurança, disse que – mesmo se os números de cartão de crédito não foram roubados – saber o nome de alguém, seu endereço de e-mail e quais os jogos ele ou ela gosta pode levar a farsas e táticas de phishing minuciosamente trabalhadas. Saber o histórico de compras de uma conta pode ser ainda mais prejudicial, pois pode ajudar a identificar grandes gastadores. 
Independentemente do custo real para a Sony e para seus clientes, uma grande perda em termos de confiança e de vendas é quase certa, o que poderemos ver refletido nos resultados financeiros da empresa ao longo dos próximos meses ou até anos.



[ATUALIZAÇÃO 13]
Sony atualizou novamente o PlayStation Blog com respostas para diversas perguntas referentes a atual situação da PlayStation Network. Mas antes de chegarmos no FAQ, a Sony pediu desculpas novamente pelo ocorrido e diz saber o quão frustrante para o jogador está este período sem os serviços da rede do PlayStation 3. Vamos as principais perguntas e respostas:

As minhas informações estavam encripitadas?
Todas as informações na PlayStation Network são protegidas e o acesso as estas informações sempre foi seguro, tanto fisicamente quanto pela rede. Entretanto nem todos os dados estavam encriptados, os dados referentes à pagamentos como as informações de seu cartão de crédito são encriptados, mas as suas informações como nome e endereço não estavam encriptadas. Mas é lógico que todas as informações estavam dentro de um sofisticado sistema de segurança.
Os meus dados de cartão de crédito foram roubados?
Enquanto todas as informações de cartões de crédito estavam encriptadass em nosso sistema e não encontrarmos nenhuma evidencia que elas foram roubadas, não podemos descartar esta possibilidade. Se você possuía um cartão de crédito cadastrado na PlayStation Store, talvez os dados possam ter sido roubados. Tenha em mente, entretanto, que o código de segurança de todos os cartões de crédito não foram roubados pois nós não pedimos esta informação no cadastro do usuário.
O que devo fazer para proteger meus dados pessoais?
Para a sua segurança nós recomendamos que você não forneça sob nenhuma circunstância seus dados pessoais para ninguém. A Sony não pedira tais dados de nenhuma forma, incluindo e-mail. Quando a PlayStation Network voltar a funcionar, será obrigatório todos os usuários mudarem suas senhas, visando a proteção de todas as contas.
Quando e como eu poderei trocar a minha senha da PlayStation Network?
Nós estamos trabalhando em uma nova atualização do sistema que obrigará todos os usuários a trocarem suas senhas quando a PlayStation Network voltar a funcionar. Informaremos mais detalhes sobre este processo em breve.
Sony ainda informou que continuará divulgando mais informações em seu blog oficial.



[ATUALIZAÇÃO 14]

James Gallagher, da Sony, confirmou hoje no PlayStation Blog da Europa que após a reconstrução da PlayStation Network, todos os usuários voltarão com seus antigos status, incluindo seus troféus.


Muitos usuários estavam preocupados com a possibilidade da contagem de troféus se perder, ser apagada ou mesmo resetada, mas Gallagher tranqüilizou os usuários. Além dos troféus, os seus créditos na carteira da PlayStation Store, assim como sua lista de amigos permanecerão intactas.
Enquanto isso a Sony continua recomendando os usuários que possuiam cartões de créditos cadastrados na PlayStation Store a ficarem atentos as suas faturas.



[ATUALIZAÇÃO 15]

Aparentemente algum funcionário da SCE deu uma passeada no Engadget para responder algumas dúvidas dos usuários e acabou criando o maior rumor sobre a possibilidade do Cross Game Chat finalmente chagar à PlayStation Network assim que ela voltar ao ar.


Como podemos ver na imagem ao lado, o usuário com nome de SonyComputerEntertainment realiza uma série de respostas e uma delas é bastante curiosa, veja ao lado:
A resposta em destaque diz que a PlayStation Network está sendo reconstruída e por este motivo a Sony estaria pensando em adicionar diversas novas funcionalidades a rede como o Cross Game Chat e o In-game Video Chat. Entretanto não podemos ficar muito animados com tal resposta pois não sabemos se realmente foi a Sony que fez tais declarações.

[ATUALIZAÇÃO 16]
Nessa madrugada do dia 01/05/2011 as 02:00 a SONY fez uma conferencia no Japão sobre a PSN Off-line.
Obviamente nos do Portalbrx.com fomos os UNICOS que transmitirão em tempo real a conferencia (em Live cam).
Então vamos a tradução da conferencia:

Começando com mais um pedido de desculpas os presidentes da SONY dão inicio as explicações.

A SONY informou que começará gradualmente a restauração da PSN nessa semana, começando pelos serviços de musica Qriocity, Jogos ONLINE e vídeos (Mais detalhes abaixo).

Foi anunciado também novas medidas de segurança para a rede e um sistema de compensação para agradecer a paciência e lealdade de NOS possuidores de um PS3 e PSP.

Como já informado [AQUI] os executivos confirmarão que o ocorrido foi um ataque cibernético nos servidores da PSN localizados em San Diego, Califórnia, EUA, e como precaução foi desligado todos os servidores para ser feito uma auditoria no sistema por empresas de segurança da informação e chamado o FBI e outras agencias de segurança dos EUA.

Com essas medidas em vigor a SONY vai iniciar uma restauração gradual dos sistemas da PSN, começando pelos serviços mais importantes para nos jogadores, vamos a lista:

  • Restauração da jogabilidade OnLine através do PLAYSTATION 3 e do PSP, incluindo títulos que requerem verificação online e jogos baixados via Playstation Network.
  • Acesso a Qmusic para PS3/PSP para assinantes existentes.
  • Acesso a gestão de contas para redefinir a SENHA (Isso será obrigatório como uma das medidas de segurança)
  • Acesso para baixar filmes alugados em curso no PS3/PSP e Media Go.
  • Playstation Home também estará disponivel.
  • Lista de amigos exatamente como estava antes da invasão.
  • As opções de Chat também estarão de volta.
Trabalhando em colaboração com várias empresas de segurança no exterior como FBI dentre outras contratadas, a SONY implementou várias medidas de segurança significativas no sentido de detectar atividades não autorizadas e fornecer aos consumidores uma maior proteção das suas informações pessoais.


A SONY também criou o cargo "Chief information Security Officer" para "Shinji Hasejima" diretor geral de informação da Sony Corporation, para adicionar uma nova posição de especialização e responsabilização pela proteção dos dados dos clientes, e para completar o pessoal da segurança da informação existente.


As novas medidas de segurança implementadas incluem:


  • Foi adicionado ao software um monitoramento automatizado e um gerenciamento da configuração para ajudar a defender contra novos ataques.
  • Os níveis de proteção de dados e criptografia foram aumentados.
  • Maior habilidade para detecção de intrusões de software dentro da rede, o acesso não autorizado e padrões de atividades incomuns.
  • Foi adicionados mais firewalls ao sistema.
A SONY também acelerou o processo de mudança dos servidores para um novo Centro de dados que já estava em construção e desenvolvimento a vários meses.
PS. Isso confirma a criação dos servidores próprios da SONY, melhorando assim a qualidade do serviço online do PS3.
ÓTIMA NOTICIA PARA QUEM SOFRIA DE LEG.

Além disso o PS3 terá uma atualização obrigatória de Software forçando todos os usuários da Playstation Network mudar sua senha antes de poder entrar no serviço. Como recurso adicional, para ter ainda mais segurança, essa mudança de senha só poderá ser feita no PS3 que já está ativada a conta.
Para vocês entenderem melhor, se você tentar logar pela primeira vez pós retorno em um PS3 novo você não conseguirá e terá que ativa-lo no PS3 que você jogava ou terá que confirmar via E-mail válido.


Dessa forma fica IMPOSSÍVEL de alguém acessar sua conta na PSN sem sua autorização, eliminando assim toda e qualquer possibilidade de posse indevida de conta na PSN. Recomendo a todos que esqueceram sua senha automática a relembrar, para não ter dificuldades com a mudança.

A SONY está conduzindo junto com empresas contratadas e o FBI (EUA) e outras entidades de segurança governamentais tanto no EUA como em todo mundo, uma investigação mundial para rastrear e tomar todas as devidas ações junto aos responsáveis pela invasão ilegal.
PS. Imaginem a situação que essas pessoas se encontram, sabendo que o mundo está atrás deles e claro o FBI! Provavelmente eles achavam que poderiam entrar no sistema da PSN e não ser rastreados, mais o tiro saiu pela culatra!

Kazuo Hirai (Presidente Executivo da SONY Corporation) Disse as seguintes frases:

"Este ato criminoso contra nossa rede teve um impacto significativo não só sobre nossos consumidores, mais também na nossa indústria como um todo"
"Estes ataques ilegais, obviamente, realçam o problema GENERALIZADO com a segurança cibernetica. Levamos a segurança das informações de nossos clientes e consumidores muito a serio e estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a proteger seus dados pessoais. Além disso a SONY tem trabalhado incessantemente 24 horas por dia para trazer estes serviços novamente Online, e estamos fazendo isso  só depois de termos verificado e aumentado em todos os níveis a nossa segurança em nossas redes.


Temos lições aprendidas ao longo do caminho sobre o relacionamento valorizado com nossos consumidores, e que finais, estaremos lançando um programa de valorização do cliente para os consumidores registrados como uma forma de expressar nossa gratidão por sua lealdade durante este tempo de inatividade da PSN, estamos trabalhando ainda mais para poder restaurar e recuperar a sua confiança em nos e nossos serviços."

É importante FRISAR que não existe nenhuma confirmação que dados de cartões de credito foi roubado, e a SONY está comprometida em ajudar todos os seus clientes a proteger seus dados pessoais e irá fornecer uma oferta de cortesia para ajudar os usuários a se inscrever nos serviços de proteção de roubo de identidade e/ou programas similares. A execução será em nível local e mais detalhes serão disponibilizados em breve em cada região.



Para amenizar o transtorno foi criado o programa de cortesia e valorização:
"WELCOME BACK" (Bem vindo de Volta)

O sistema "WELCOME BACK" será oferecido em todo o mundo e será adaptado em mercados específicos para oferecer para nossos consumidores uma seleção de serviços e conteúdos PREMIUM, como expressão de agradecimento e pedido de desculpas da SONY para com seus clientes.

Os recursos centrais incluirá:


  • Cada território estará oferecendo conteúdos de entretenimento PlayStation selecionado para Download gratuito. Os detalhes específicos deste conteúdo serão anunciados em breve, em cada região.
  • Todos os clientes existentes na Playstation Network terá 30 dias de PlayStation PLUS e todos os benefícios gratuitamente. E os que já possuem a PS PLUS terão mais 30 dias de serviços gratuitos em suas assinaturas.
  • Assinantes Q Music Unlimited (Em paises onde o serviço está disponivel, isso exclui o Brasil) receberão 30 dias de serviço gratuito.
  • Mais adicionais "WELCOME BACK" de entretenimento e ofertas de serviços serão lançados nas próximas semanas.   

A SONY continuará reforçando a segurança das operações antes de retomar a PlayStation Store e outros recursos Qriocity aos usuários ainda este mês.

PS. É importante frisar que nos que temos mais de 1 conta na PSN (EX. EUA, EU, JP) teremos os brindes de varias regiões e ainda temos tempo de poder finalizar aqueles jogos parados em nossas prateleiras sem que nossos amigos nos ultrapassem em nossos rankings Online! E pra quem gosta pegar vários trofeus !
Só podemos aguardar e esperar a volta da PlayStation Network com muitas novidades.
[ATUALIZAÇÃO 17]


Recentemente surgiram rumores que uma possível lista com os dados dos utilizadores PSN, incluindo os dados dos cartões de crédito, obtidos na recente intrusão ilegal estariam a ser vendidos. A Sony diz que isso não é verdade.

Patrick Seybold da SCEA disse no blog oficial PlayStation que, "Pelo que sei não existe nenhuma verdade nesta notícia de uma lista, que ofereceram à Sony a oportunidade de comprar a lista."

Na passada Sexta-feira surgiram rumores de a lista estar à venda em sites de hackers mas Seybold esclarece que não é verdade e explica como estavam as senhas guardadas antes do ataque.

"Apesar das senhas que estavam guardadas não estarem 'encriptadas', foram transformadas usando uma função criptográfica de hash."

"Existe uma diferença entre estes dois tipos de medidas de segurança e é porque dissemos que as senhas não estavam encriptadas. Mas eu quero ser muito claro que as senhas não estavam guardadas na nossa base de dados em forma de texto. Para uma descrição da diferença entre encriptação e hashing.

A Sony continua trabalhando com as forças da lei e espertos forenses para identificar os criminosos por detrás do ataque," e segundo asiantado ontem pela Sony, a PSN volta esta semana.





[ATUALIZAÇÃO 18]
Além do FBI, do Department of Homeland Security e procuradores gerais de mais de 20 estados, a Sony agora está também na mira da House of Representatives, a “Câmara dos Deputados” do governo norte-americano.



O Subcomitê de Comércio, Manufatura e Comércio do Congresso dos EUA enviou uma carta ao presidente da SCE, Kazuo Hirai, com treze perguntas para esclarecer detalhes ainda não divulgados ao público sobre o escopo e a natureza do ataque que começou na semana retrasada.
A empresa já respondeu alguns desses questionamentos em seus anúncios oficiais, como quando ela ficou sabendo da invasão nos seus servidores e o motivo de ela ter demorado para avisar seus usuários. O comitê também quer saber que medidas a Sony está tomando para que isso não aconteça de novo no futuro.
As perguntas:
1. Quando vocês ficaram sabendo dessa invasão ilegal e não-autorizada?
2. Como vocês perceberam a invasão?
3. Quando vocês notificaram as autoridades com relação a essa invasão?
4. Por que vocês esperaram para notificar os consumidores sobre a invasão?
5. A informação vazada é referente a todas as contas ou a uma porção das contas? Quantos consumidores ou contas foram impactadas pela invasão e como vocês chegaram a esse número?
6. Vocês identificaram como a invasão ocorreu?
7. Vocês identificaram o(s) indivíduo(s) responsáveis pela invasão?
8. Que informações foram obtidas por esse indivíduo como resultado dessa invasão, e como vocês podem ter certeza disso?
9. Quantos usuários da PlayStation Network forneceram seus dados de cartão de crédito à Sony Computer Entertainment ?
10. Vocês disseram no seu anúncio que não têm provas de que as informações de cartão de crédito foram vazadas, mas que não descartam a possibilidade. Por favor exlpiquem por que vocês não acreditam que esses dados tenham vazado e por que não podem dizer ao certo se os dados foram, de fato, roubados.
11. Quais medidas vocês estão tomando ou planejam tomar para prevenir invasões futuras?
12. Vocês têm atualmente alguma política de segurança e retenção de dados? Se não, por quê? Se sim, quais são essas práticas e como vocês pretendem mudá-las como resultado dessa invasão?
13. Que passos vocês tomaram ou planejam tomar para remediar os efeitos dessa invasão? Vocês planejam oferecer algum tipo de monitoramento de cartão de crédito ou outros serviços aos consumidores que sofreram danos como resultado da invasão?
Além da Sony Computer Entertainment, a Sony Online Entertainment também parece estar com problemas.
A divisão da empresa que gerencia jogos como Free Realms, DC Universe Online e EverQuest derrubou seus sitesna segunda-feira (2) para realizar uma manutenção em seus servidores em vista de um possível ataque. Dizia o anúncio:
Tivemos que tirar os serviços da SOE do ar temporariamente. Durante nossas investigações de invasão nos nossos sistemas, descobrimos um problema que gerou preocupação o suficiente para derrubar o serviço imediatamente. Daremos mais informações ainda hoje.
Essa preocupação dizia respeito à possibilidade de que os dados de 12.700 cartões de crédito de fora dos Estados Unidos (incluindo 10.700 da Áustria, Alemanha, Holanda e Espanha) teriam sido roubados dos servidores da SOE. Essas informações estavam em um banco de dados desatualizado de 2007, mas mesmo assim isso causou um alarde na empresa.
Hoje, o braço de jogos online da Sony divulgou uma nota oficial dizendo que “Não há indícios de que nosso banco de dados principal de cartões de créditos tenha sido invadido. Ele está em um ambiente completamente seguro e separado”. Menos mal, então, mas ainda é incerto o que aconteceu com essa outra tabela mais velha.
Como compensação pelo tempo fora do ar, os assinantes dos jogos da SOE receberão 30 dias de graça, mais compensações para cada dia a mais que os serviços ficarem indisponíveis.
Tanto a PlayStation Network quanto os MMOs da Sony Online Entertainment continuam fora do ar. A previsão é que pelo menos a rede do PlayStation 3 e do PSP volte ainda nesta semana.
Governo americano questiona a Sony [New York Times, em inglês]

[ATUALIZAÇÃO 19]

A Sony Computer Entertainment America se recusou a testemunhar na audiência realizada no Congresso norte-americano sobre a ameaça de roubo de dados dos consumidores que estavam cadastrados na PlayStation Network.
“A Sony se recusou a testemunhar porque sua investigação interna ainda está em andamento”, disse uma assessora da deputada Mary Bono Mack, que é uma das assinantes da carta enviada ao presidente da SCEA, Kazuo Hirai, em 29 de abril – aquela em que propunha 13 perguntas para que o executivo respondesse até o dia 6 de maio. Mas uma vez que a empresa não participará das audiências, esse prazo foi encurtado para hoje (4).

Segundo nota oficial, a Sony diz que “está cooperando com o pedido de respostas do comitê” e que responderá ao questionário do Congresso antes do prazo estipulado. “Informamos o comitê que não poderíamos aparecer nesta quarta-feira por causa das nossas investigações intensivas e gerenciamento desse cyberataque criminoso”.
Enquanto isso, no Canadá, Natasha Maksimovic está movendo uma ação contra a Sony do Japão, dos EUA, do próprio país, além de outras divisões, por quebra de sigilo. Ela se cadastrou na PSN para usar o serviço com seu PSP e seu e-reader, e acredita que a empresa japonesa falhou em proteger adequadamente os dados dos usuários. “Se você não pode confiar em uma multinacional gigantesca como a Sony para proteger suas informações particulares, em quem vai poder?”, disse a representante do processo judicial coletivo.
Segundo Maksimovic e seus advogados, a empresa demorou demais para avisar os consumidores que seus dados poderiam ter sido roubados, o que provocou “medo, ansiedade e angústia emocional”. A compensação por tudo isso? Um bilhão de dólares – o que seria suficiente para pagar pelo monitoramento dos cartões roubados e seguros contra fraude.
A PlayStation Network ainda não voltou ao ar. A previsão oficial é que o serviço seja restaurado ainda nesta semana.




[ATUALIZAÇÃO 20]
A Reuters informou que a Data Forte juntou-se às investigações da intrusão ilegal que a PlayStation Network sofreu há duas semanas, e que provocou a suspensão do serviço desde então.

A Data Forte é uma empresa privada de segurança informática contratada pela Sony que conta com um membro do Serviço de Investigação Criminal do Exército Norte-Americano. Juntando-se assim ao FBI e à US Homeland Security na procura incessante pelos responsáveis do ataque à rede do PlayStation 3 e do PSP, e aos servidores da Sony Online Entertainment.

Espera-se que esta semana sejam recuperados alguns serviços da PlayStation Network, tal como Kaz Hirai tinha dito na sua conferência de imprensa no Japão.




[ATUALIZAÇÃO 21]
Hoje, a Subcomissão de Comércio, Indústria e Comércio da Câmara dos Representantes dos EUA Comitê de Energia e Comércio realizou uma audiência em Washington sobre "A ameaça de roubo de dados para os consumidores americanos."




Kazuo Hirai, presidente do Conselho de Administração da Sony Computer Entertainment America, apresentou resposta escrita às perguntas feitas pela subcomissão sobre a grande escala, cyber ataque criminoso que temos experimentado. A resposta da carta está [AQUI]
Em resumo, disse que a subcomissão para lidar com este ataque cibernético seguimos quatro princípios fundamentais:


  • Agir com cuidado e prudência.
  • Fornecer informações relevantes para o público quando foi verificada.
  • Assumir a responsabilidade por nossas obrigações para com nossos clientes.
  • Trabalhar com as autoridades policiais.

Também informou a subcomissão dos seguintes procedimentos:
Sony tem sido vítima de uma muito bem planejado, muito profissional ataque cibernético, altamente sofisticado.

Descobrimos que os invasores tinham plantado um arquivo em um dos nossos servidores Sony Online Entertainment com o nome "Anonymous" (Anônimos) com as palavras "We are Legion" Somos uma Legião.

Até 25 de abril, as equipes forenses foram capazes de confirmar a fuga dos dados pessoais, mais ainda não era possível saber se e quais dados de cartões de credito tinham sido roubados. Mais em 26 de abril, ouve a confirmação e nós notificamos os clientes desses fatos.

Até hoje, as empresas de cartão de crédito não comunicaram quaisquer transacções fraudulentas que eles acreditam que são o resultado direto deste ataque cibernético.

Proteção de dados particulares é a Prioridade Mais Alta e garantir que a Internet pode ser feita de forma segura para o comércio também é essencial para a SONY. Em todo o mundo, os países e empresas terão de se unir para garantir a segurança do comércio através da Internet e encontrar formas de combater o terrorismo e crimes cibernéticos.

Estamos tomando uma série de medidas para prevenir futuras violações, incluindo aumento dos níveis de protecção de dados e criptografia, maior capacidade de detectar intrusões de software, acesso não autorizado e padrões de atividade incomum, firewalls adicionais; criação de um novo centro de dados em um local não revelado, com o aumento segurança, ea nomeação de um novo Chief Information Security Officer.

Dissemos a subcomissão que a nossa intenção é de oferecer proteção contra roubo de identidade, e de cortesia aos titulares de conta dos EUA e do resto do mundo o programa "Welcome Back", que inclui downloads gratuitos, e 30 dias de assinatura grátis no
PlayStation Plus (serviço de assinatura premium da PSN), 30 dias de serviço gratuito para os assinantes Music Unlimited, e prorroga PlayStation Plus e assinaturas Music Unlimited para o número de dias de serviços não estavam disponíveis.

Estamos trabalhando o tempo todo para ter alguns serviços da PlayStation Network restaurados e nós estaremos fornecendo detalhes específicos em breve. Esperamos que esta atualização seja útil para vocês, e vamos continuar a mantê-los informados de como nós trabalhamos para restaurar a nossa rede e fornecer-los  tanto o entretenimento, como á segurança que vocês merecem.



[ATUALIZAÇÃO 22]
Mais de 15 dias após a Sony ter sofrido um ataque de hackers na rede de games on-line do PlayStation 3 e do PSP, a PlayStation Network (PSN), e nos servidores de jogos on-line massivos da Sony Online Entertainment (SOE), o presidente da companhia, Howard Stringer, publicou uma carta em que pede desculpas aos usuários dos serviços. Mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo foram afetados.



No blog oficial do PlayStation, Stringer diz que ele e a Sony "pedem desculpas pelo problema e pela preocupação causada pelo ataque", explicando, também, o motivo de a companhia ter demorado muito para alertar os usuários sobre o risco de dados pessoais terem vazado.


"Eu sei que muitos acreditam que deveríamos ter alertados nossos consumidores mais cedo do que foi feito. É um questionamento justo",


diz Stringer na carta.
"Eu também queria ter as respostas antes, mas uma investigação detalhada é um processo complexo e que leva tempo. Os hackers fazem o melhor para esconder seus passos e leva tempo para que nossos especialistas encontrem informações sobre o que estes criminosos fizeram e para que eles possam ser identificados. Além disso, levou-se mais tempo para saber se dados pessoais de nossos clientes foram comprometidos".


Sobre o vazamento de dados pessoais, que a companhia chegou a confirmar que informações como nome, endereço, data de nascimento e número de cartão de crédito foram roubadas por hackers, Stringer garante que "até o momento, não há confirmação de que cartões de crédito roubados foram usados". Ele diz que a Sony continua monitorando a situação.


Stringer foi criticado por não ter se manifestado com urgência sobre o caso. No domingo (1º) ele enviou o vice-presidente da empresa Kaz Hirai para uma conferência em que pediu desculpas formais aos usuários. Hirai também foi quem enviou uma carta com explicações para o Congresso norte-americano sobre o vazamento de dados.


O ataque à rede de games on-line PSN e aos servidores da SOE, segundo a Sony, ocorreram entre os dias 16 e 17 de abril, mas a empresa só desligou os servidores no dia 20 do mesmo mês. Até esta sexta-feira (6), o serviço não foi restabelecido. A companhia, contudo, afirma que "está nos estágios finais de testar a reconstrução da PSN" o que, segundo Stringer na carta, deve ocorrer apenas no início da próxima semana.


Usuários vão ganhar proteção grátis
Para tentar minimizar os danos de deixar sua rede on-line por mais de 15 dias desativada, a Sony, dará um mês do serviço PlayStation Plus gratuitamente para todos os usuários da PSN e alguns games grátis por download.


Além disso, a Sony anunciou na quinta-feira (5) que dará para os usuários norte-americanos um ano do serviço de proteção de identidade da empresa Debix. A companhia afirma que estuda oferecer serviços similares em outros países.


Usuários dos EUA receberão e-mails nas próximas semanas explicando o serviço e oferecendo um código para que ele seja ativado. Dentro desse plano, chamado "AllClear ID", os jogadores serão alertados caso seus dados pessoais apareçam em sites criminosos, podendo solicitar que investigadores trabalhem para solucionar o problema e pagando até US$ 1 milhão em compensação caso os dados sejam roubados durante o período de assinatura.



[ATUALIZAÇÃO 23]
Como vocês deve saber, nós já começamos o processo de restabelecimento do serviço através de testes internos do novo sistema.


Nós ainda estamos trabalhando para confirmar a segurança da infra-estrutura da rede, bem como trabalhando com uma variedade de entidades externas para confirmar com eles da segurança do sistema (Entre elas o FBI). Verificando a segurança do sistema é vital para o processo de restauração. Verificações adicionais e testes ainda são necessários, e devemos concluir esse processo antes de levar os sistemas on-line.
Como você nos ouviu dizer, a nossa prioridade máxima é a segurança da rede e garantir que os seus dados estão seguros. Nós não vamos restabelecer os serviços até que possamos testar a total força do sistema, nestes aspectos.

Quando realizamos a conferência de imprensa no Japão na semana passada , com base no que nós sabíamos, esperávamos ter os serviços on-line dentro de uma semana. Estávamos cientes da extensão do ataque a servidores da Sony Online Entertainment, e estamos aproveitando esta oportunidade para realizar mais testes do sistema incrivelmente complexos. Sabemos que muitos de vocês estão querendo jogar jogos online, bate-papo com seus amigos e desfrutar de todos os serviços da PlayStation Network e serviços Qriocity têm para oferecer, e confie em mim quando digo que estamos fazendo tudo que podemos para que isso aconteça. Vamos atualizá-los com mais informações assim que tivermos. Pedimos desculpas pela demora e inconveniência desse tipo de falha de rede.

E claro... nos do portalbrx.com estaremos atualizando nossas notícias em tempo real para manter todos vocês bem informados!



[ATUALIZAÇÃO 24]
Ambos Kazuo Hirai e Sir Howard Stringer afirmaram que estarão oferecendo proteção contra roubo identidade para as pessoas afetadas pelo ataque malicioso na PlayStation Network.


Como já expliquei anteriormente, será criado uma oferta semelhante para os vários países dentro da região SCEE. Isso é um processo muito complicado. Cada país tem uma maneira diferente de lidar com o roubo de identidade; alguns oferecem serviços relativamente sofisticados, enquanto outros são muito mais modestos.

Estamos atualmente em processo de identificação de como conseguimos esta situação e uma vez que o programa está pronto para lançamento, iremos fornecer detalhes de exatamente quais serviços estão disponíveis em cada país e explicar como se inscrever.

Esperamos fazer isso no início da semana que vem.
Além disso, estaremos oferecendo aos usuários da PSN a oportunidade de escolher dois jogos de PS3 a partir de uma lista de cinco, bem como oferecer os utilizadores da PSP a oportunidade de escolher dois jogos a partir de uma lista de quatro. Vamos deixar que você saiba exatamente quais jogos estão disponíveis muito em breve.
Tenha certeza de que vamos continuar trabalhando contra o relógio para ter a PlayStation Network e serviços Qriocity restaurados.

Mais detalhes em breve.





[ATUALIZAÇÃO 25]

Uma fonte de desenvolvimento chefe dentro da Sony disse que a exploração à segurança no PlayStation 3 era conhecida dentro da companhia "há anos" antes do recente ataque PSN.


"A falha na segurança que permitiu a exploração do conteúdo Rebug era conhecida há anos, " diz a nossa fonte, "e não corrigida baseado na crença que o sistema do PS3 era intocável."
'Rebug' é um firmware personalizado para a PlayStation 3 que usa uma série de correções ao software do sistema para reativar funcionalidades que apenas deveriam estar disponíveis nas versões debug do console, incluindo acesso à network dos estúdios chamada 'sp-int´ , usada para testar durante o desenvolvimento as funcionalidades online do jogo.
Os hackers usaram a habilidade da network dos estúdios para usarem detalhes de cartão de crédito inventados para comprar conteúdos da versão para consumidor da PlayStation Store, fraudando efetivamente a Sony e os criadores dos conteúdos.
A nossa fonte sugere que esta falha era bem conhecida dentro da Sony como sendo potencialmente problemática, mas não foi considerada um problema desde que não fosse possível modificar o firmware do PS3. O lançamento do PSJailbreak no ano passado mudou isso, mas apesar de conhecer o problema, ele não foi abordado pela Sony até surgir o firmware Rebug.
O que é importante destacar é que este buraco na segurança é algo completamente separado e distinto da quebra de segurança que levou a Sony a suspender a PlayStation Network. No entanto, a nossa fonte – cujas credenciais confirmadas – diz que o trabalho na correção do Rebug pode ter levado à descoberta da quebra de segurança.
"Todo o resto que ouvi, mesmo internamente, é apenas especulação," admite.
"O meu conhecimento baseado em burburinhos internos é que a quebra de segurança não teve nada haver com o Rebug, mas apenas foi descoberta quando uma auditoria de segurança ocorreu como resultado do Rebug."




[ATUALIZAÇÃO 26]

O último artigo publicado no Financial Times sobre o ataque à PlayStation Network incluía declarações de pelo menos um membro dos Anonymous, grupo acusado de ter cometido o assalto à rede digital da Sony.



No entanto ao que tudo indica o artigo não caiu nada bem no seio da organização cyber-ativista, que emitiu um comunicado intitulado "Sony estou decepcionado" criticando o conteúdo do artigo.

"Uma vez mais os Anonymous foram responsabilizados pela falha na segurança, desta vez pelo jornalista Joseph Menn no seu artigo. Nós Anonymous queremos expor a nossa visão sobre estas acusações falsas," explicam.

"Se você se diz membro dos Anonymous e faz algo como Anonymous, então foi o Anonymous que fez," explicava ao Financial Times um hacker chamado Kayla. "Esta afirmação é muito fraca; é equivalente dizer 'Confesso ser humano. Os humanos fizeram o ataque'. As referências de Menn aos detalhes técnicos no que se refere à vulnerabilidade da rede da Sony não são úteis. Até que as investigações forenses não se tornem públicas, não sabemos que "exploração" foi usada. As investigações devem ficar concluídas e não deverão ser afetadas pelos comentários em artigos e blogs," explica o comunicado.

Os hackers aproveitaram para lançar novamente críticas contra a multi-nacional proprietária do PlayStation e a sua política para proteger dados dos utilizadores.

"A Sony deveria ter mais medo dos possíveis processos judiciais massivos dos seus consumidores do que de um ataque global dos hackers," concluiu o comunicado.

Tal como foi dito, teremos que aguardar para conhecer os resultados finais das investigações para saber quem são os verdadeiros culpados pelo ataque à PSN.

Enquanto isso os jogadores de todo o mundo aguardam impacientemente para que a Sony volte com nossa PlayStation Network.

PS. Na minha opinião é muito fácil um grupo que se diz ANÔNIMOS e que se julgam uma LEGIÃO e ainda se dizem não ter LÍDERES tirarem o corpo fora! Mais a verdade seja dita, que falou que iria ferrar com a SONY foi eles, foi encontrado provas disso e agora que o FBI entrou na briga eles estão com medo?

[ATUALIZAÇÃO 27]


Segundo um post no fórum NeoGAF, a PlayStation Network está online para desenvolvedores e está sendo testada antes de sua liberação para o público.

A pessoa que fez o post disse que um tester havia mencionado isso e ele pode confirmar, pois conversou com alguns desenvolvedores.

Além disso, um post feito pelo Twitter oficial do PlayStation da Holanda diz que um grupo selecionado está testando a rede em diferentes territórios.

Apesar disso indicar que a rede voltará logo, ainda não existe uma previsão.



[ATUALIZAÇÃO 28]
Acabou de sair a atualização 3.61 do Playstation 3 (O PSP ainda não recebeu nenhuma atualização).
Ainda não é possível ficar on-line na PSN, mais é bem provável que volte ainda hoje (14/05/2011) ou amanhã domingo.

FIQUEM LIGADOS NO PORTALBRX.COM PARA MAIS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO... AFINAL FOMOS OS PRIMEIROS HÁ DAR AS BOAS NOVAS!!!




A Sony acaba de divulgar que há uma nova atualização de software. A 3.61 e parece que você deve ganhar acesso a PSN com esse novo firmware.
Go go go!


[ATUALIZAÇÃO 29]
Essa firmware é só para obrigar todos nós a mudarmos a senha quando a PSN voltar. Ou seja: Nessa semana deve voltar!!


[ATUALIZAÇÃO 30]




The first phase of restored services for North America and Europe will include:
  • Sign-in for PlayStation Network and Qriocity services, including the resetting of passwords.
  • Restoration of online gameplay across PlayStation 3 and PSP.
  • Playback rental video content, if within rental period, of PlayStation Store Video Store on PS3, PSP and Media Go.
  • Q Music Unlimited, for current subscribers, on PS3 and PC.
  • Access to third party services such as VidZone and MUBI.
  • 'Friends' category on PS3, including Friends List, Chat Functionality, Trophy Comparison, etc.
  • PlayStation Home.
A primeira fase de restauração de serviços na PSN (Europa e America do Norte) incluirá:
  • Serviço de mudar as senhas da PSN
  • Gameplay Online entre PS3 e PSP
  • Aluguel de filmes
  • Q Music Unlimited para assinantes no PS3 e no PC
  • Acesso ao VidZone e ao MUBI
  • Parte de amigos, incluindo a lista de amigos, chat, comparação de troféus, etc
  • Playstation Home 
Fonte: PS BLOG UK



[ATUALIZAÇÃO 31]

Se o seu PS3 deu o erro: 80720723.Quer dizer que os servidores da Sony estão sobrecarregados, ou seja: tente mais tarde.



[ATUALIZAÇÃO 32]
PSN com gameplay online (provavelmente) voltará amanhã (ou hoje!)


Fonte: Facebook da PSN




[ATUALIZAÇÃO 33]




[ATUALIZAÇÃO 34]




[ATUALIZAÇÃO 35]
Clique [Aqui] para baixar o firmware para o PS3 do seu PC.





[ATUALIZAÇÃO 36]





[ATUALIZAÇÃO 37]
Para acompanhar os locais que já retornaram a PSN [CLIQUE AQUI]



[ATUALIZAÇÃO 38]

A SONY obviamente voltará com a PSN nas regiões com as contas oficiais e infelizmente o Brasil ainda não tem conta oficial, A SONY broqueia nosso acesso pelo nosso IP, e dessa forma ela consegue separar quem usa conta americana mais está no Brasil ou em outra lugar do mundo.

Imaginem se ela permitisse isso?
O mundo todo iria sobrecarregar os servidores da SONY nos EUA, pois quase todos nos temos contas em várias PSN's do mundo todo.

Como prova disso os EUA foi voltando a PSN gradualmente, estado por estado, para evitar a sobrecarga nos servidores.

Infelizmente só nos resta esperar ou usar PROXY para simular o nosso acesso via EUA, mais isso é muito arriscado, visto que destravas do PS3 usam este recurso para burlar os servidores da SONY, e com o aumento da segurança, isso pode gerar um banimento na PSN.

Então só nos resta esperar o retorno OFICIAL no Brasil que só deve ocorrer depois das regiões oficiais, Mais deve voltar hoje ainda!

Mais podem ter certeza que manteremos todos informados e como nos FOMOS OS PRIMEIROS A ANUNCIAR O FIRMWARE 3.61, seremos também os primeiros a informar o retorno da PSN aqui no Brasil!




[ATUALIZAÇÃO 39]


A playstation divulgou em seu twitter que a Playstation Network estará online na Europa, Nova Zelândia, Austrália, México e América do Sul. As contas serão atualizadas em tempo real como os países e os seus serviços de volta.

Screen shot 2011 05 15 at 1.07.14 PM Playstation Officially Announces PSN Going Live in Mexico, Australia, South America
A Playstation Network tem vindo lentamente durante a noite começando com a América do Norte. Depois de desligar um mês atrás, o serviço está sendo lentamente restaurado em todo o mundo começando com o multiplayer online e depois restaurar características como Netflix e aluguel de filmes ao mesmo tempo a serem determinados.



[ATUALIZAÇÃO 40]
Apos o retorno a PSN caiu novamente, mais uma vez só nos resta esperar!
pois os serviços ainda estão sendo restaurados e isso é normal em um sistema mundial.



[ATUALIZAÇÃO 41]


PSN acabou de ficar on-line de novo as 19:10




[ATUALIZAÇÃO 42]


E caiu de novo, acho que ficará assim por algumas horas até normalizar tudo!



[ATUALIZAÇÃO 43]

Em um comunicado neste exato momento a SONY esclarece os motivos das instabilidades da PSN:

Atualmente, estamos vivenciando uma carga extremamente pesada de redefinições de senha, e assim temos que desativar os serviços de 30 em 30minutos para limpar a fila.

Como tal, um grande número de pessoas que estão tentando mudar suas senhas ao mesmo tempo, está levando mais tempo do que o esperado por todos aqueles e-mails para limpar todos os provedores.

Se você solicitou a sua redefinição de senha, por favor dê um pouco de tempo para chegar ao seu e-mail.

Obrigado pela sua paciência enquanto trabalhamos para que todos fiquem on-line novamente.



[ATUALIZAÇÃO 44]
O ministério da economia, negócios e comércio do Japão não aprovou o plano da Sony para reiniciar a PlayStation Network no país, junto com o resto do mundo, segundo o site Fox Business.

O diretor do departamento de mídia e conteúdo desse mesmo ministério, Kazushige Nobutani, disse que se encontrou com representantes da Sony e não ficou satisfeito com o que a empresa apresentou.

"No dia 13 de maio, a Sony não tinha feito o que ela havia prometido na conferência do dia 1º de maio", alega Nobutani, sem dar mais detalhes.

"Houve casos semelhantes no passado mas com outras empresas, e estamos pedindo que as medidas tomadas pela Sony sejam boas o suficiente quando comparadas com essas do passado", ele diz.

Dados esses fatos, não há previsão da PSN japonesa retornar.

PS. Espero que tenham gostado da foto, pois acho que a palavra que está saido da boca dos japoneses só deve ser MERDAAAAAAAA, então resolvi colocar uma foto da FONTE da palavra :D





[ATUALIZAÇÃO 45]
AJUDA AOS USUÁRIOS DE CONTAS BR DA PSN:
As pessoas que possuem uma conta americana podem, a partir de agora, acessar a PlayStation Network sem problemas.

Já os usuários com contas brasileiras podem ter alguns empecilhos em seu caminho. Muitos já conseguiram. Os que não conseguiram, devem acessar o seguinte link: [aqui]. Lá, devem inserir seu e-mail e data de nascimento.

Após isso, aguarde o recebimento de um e-mail da Sony confirmando a sua troca de senha.

Vá para o seu PlayStation 3, coloque a senha nova e você conseguirá logar sem problemas com sua conta brasileira.




[ATUALIZAÇÃO 46]

A Sony, em seu blog oficial sobre o PlayStation, revelou que quando a PlayStation Store retornar, as atualizações (que normalmente são semanais) serão mais do que uma por semana.
Isso será feito para compensar a ausência de atualizações desde o dia 19 de abril. Conteúdos para os usuários PlayStation Plus que estavam previstos no dia 26 de abril em diante serão lançados também junto com essas atualizações.

Sobre o programa "Welcome Back" que fornecerá um mês de Plus para todos, a Sony planeja dar mais detalhes de como isso funcionará em breve.

Confira mais questões (algumas já noticiadas por nós) clicando na fonte.





[ATUALIZAÇÃO 47]



Segundo a Sony, os usuários poderão escolher os seguintes jogos quando a PlayStation Store voltar. Tais itens estarão gratuitos por 30 dias, contando a partir do dia que a PlayStation Store retornar, e assim que forem pegos, são do usuário sem tempo de expiração. Apenas dois jogos de PS3 podem ser pegos da lista e dois jogos de PSP.


PlayStation 3 (Dois jogos gratuitos)
  • Dead Nation
  • inFAMOUS
  • LittleBigPlanet
  • Super Stardust HD
  • Wipeout HD + Fury
PSP (Dois jogos gratuitos)
  • LittleBigPlanet (PSP)
  • ModNation Racers
  • Pursuit Force
  • Killzone Liberation
PlayStation Plus
  • Usuários já assinantes receberão 60 dias grátis;
  • Usuários não-assinantes receberão 30 dias de uso grátis.
PlayStation Home
  • Usuários receberão 100 itens virtuais gratuitos.
Para a Europa, a Sony oferecerá a mesma proposta, mas com uma pequena variação nos jogos de PlayStation 3. Confira:
PlayStation 3 (PSN europeia) (Dois jogos gratuitos)
  • Dead Nation
  • inFAMOUS
  • LittleBigPlanet
  • Wipeout HD + Fury
  • Ratchet and Clank: Quest for Booty




[ATUALIZAÇÃO 48]


a Sony divlugou, via Twitter, que o site da PlayStation Network está fora do ar por motivos de manutenção.

Segundo a empresa, “felizmente conseguimos que os provedores mandassem uma grande quantidade de e-mails; e infelizmente uma pequena manutenção é necessária para melhorar o processo”. Em tese, todos ficaremos sabendo quando o serviço voltar ao ar.

Então, se você ainda não recebeu seu e-mail de confirmação de troca de senha, essa pode ser a causa. Tenhamos um pouco mais de paciência. Hoje é possível acessar a página inicial do site da família PlayStation, mas não é possível logar na PSN por lá. Nos consoles, tudo continua aparentemente normal.

Mas enquanto a Sony diz que está fazendo apenas uma manutenção, podem existir coisas mais graves acontecendo. O site Eurogamer diz que viu “provas em vídeo” de que hackers invadiram a página de recuperação de senhas da PlayStation Network e, através de um novo buraco de segurança, estavam conseguindo roubar os códigos dos usuários usando apenas o seu e-mail e a data de nascimento – informações que já haviam vazado anteriormente.

Quem descobriu o novo furo foi o site Nyleveia, e sua equipe diz que já passou todas as informações necessárias para que a empresa japonesa tomasse as providências necessárias. Essa nova invasão não foi comentada oficialmente.






[ATUALIZAÇÃO 49]
No blog oficial do PlayStation para a América Latina, foi feito um anúncio do que o México receberá para compensar a queda da PlayStation Network no último mês. O conteúdo para os usuários mexicanos é exatamente o mesmo dos americanos.


Porém, o mais interessante de tudo isso, é que é dito no post que um programa de "Bem-vindos outra vez" também será anunciado para clientes no Brasil, assim como Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

Entretanto, é dito que o momento para o lançamento da PlayStation Store (lançamento no sentido de trazê-la de volta, pois está offline em todo o mundo) e o conteúdo do programa poderá variar de acordo com o país. Mais informações serão divulgadas quando for possível, diz a Sony.

Uma PSN brasileira já é algo que vem sido comentado há bastante tempo. Com esse anúncio, é possível que a PlayStation Store brasileira esteja mais perto do que imaginamos.

Muitos estão reclamando sobre SE teremos os conteúdos, eu pessoalmente tenho uns testes que farei quando for liberado para os Americanos e colocarei os tutoriais AQUI no portalbrx!
GARANTO QUE NÃO FICAREMOS NA MÃO!



[ATUALIZAÇÃO 50]
Em uma rápida mensagem no blog europeu do PlayStation, a Sony explicou os motivos que a fizeram tirar a página de renovação de senhas da PSN e da Qirocity do ar na manhã desta quarta-feira (18). A empresa disse que tudo não passou de um defeito de segurança que permitia aos mais malandros roubar senhas usando apenas data de nascimento e email dos usuários.

A Sony afirmou que corrigiu o problema, ressaltando que não houve invasão aos servidores da PSN, e recomendou a troca de senhas via PlayStation 3 ou através do site, que deve voltar ao ar em breve.

[ATUALIZAÇÃO 51]


A Sony anunciou que a PlayStation Network retornará para o Japão e Ásia amanhã, dia 28 de maio.

Jogadores do Japão, Taiwan, Cingapura, Malásia, Indonésia e Tailândia poderão se logar na PSN e Qriocity. Assim como foi com o resto do mundo, o primeiro passo será ativar a jogatina online e obrigar a todos mudarem de senha.

Para os jogadores japoneses, a Sony oferecerá dois jogos gratuitos de PS3 e dois de PSP, considerando estes títulos:

PS3

  • The Last Guy
  • Loco Roco!! BuuBuu Cocoreccho!
  • Echochrome
  • Wipeout HD
  • Hustler King

PSP

  • Yuusha no Kuse ni Namaikida or2 (What Did I Do to Deserve This, My Lord!? 2)
  • Minna no Sukkiri
  • Patapon 2
  • LittleBigPlanet Portable
  • LocoRoco Midnight Carnival

Além dos jogos gratuitos, a Sony também oferecerá 30 dias gratuitos de PlayStation Plus e 30 dias gratuitos de assinatura da Weekly Toro Station. Há mais promessas também, como um espaço pessoal especial gratuito para a PlayStation Home e aluguéis de vídeos gratuitos na PSN e Qriocity.



[ATUALIZAÇÃO 52]

A Sony anunciou que a PlayStation Network estará offline na próxima terça feira.


Foi revelado que será uma manutenção, desde as 7 da tarde até à uma da manhã do dia 1 de junho
(Horário de Portugal).

Todos aqueles que estiverem jogando online antes dessa hora permanecerão online,e poderão continuar jogando.

Ficarão indisponíveis os seguintes serviços:


  • Registo através do PC
  • Loja no menu inicial.
  • Gestão da conta na PS3
  • Registo de contas na PS3 Network
  • Registo de contas na PSP Network
  • Gestão de contas no Qriocity


Será o retorno da PlayStation Store e o fim da novela?






[ATUALIZAÇÃO 53]

A Sony anunciou que a restauração da PlayStation Network será finalizada até o fim dessa semana em todo o mundo – com exceção de Japão, Hong Kong e Coreia do Sul.

Para os felizardos que não moram no extremo Oriente, isso significa que os seguintes serviços relacionados estarão rodando normalmente até sexta-feira (3):
- PlayStation Store funcionando totalmente
- Comércio in-game
- Compensação de códigos e vouchers
- Serviço Music Unlimited do Qriocity funcionando totalmente no PS3, PSP, computadores VAIO e PCs em geral
- Media Go funcionando totalmente
Kaz Hirai, o presidente da divisão PlayStation  da Sony, disse em nota oficial: “Estivemos realizando testes adicionais e mais verificações de segurança nas nossas funções comeciais para trazer a PlayStation Network de volta de forma completa para que nossos fãs possam voltar a desfrutar da experiência de entretenimento de primeira classe que tanto amam. Agradecemos a paciência e o apoio mostrados durante esse tempo”.


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