quarta-feira, 1 de junho de 2011

! minuto de silencio... Morre o ZEEBO

Após rumores, agora temos a confirmação oficial de que o Zeebo morreu, ao menos em terras tupiniquins. A Zeebo Inc. emitiu nesta terça-feira (31) um comunicado oficial
de que está encerrando as suas operações no Brasil “em função do realinhamento estratégico dos negócios”. Isso significa que o console deixará de ser vendido por aqui e que o estúdio Zeebo Interactive Studios, localizado em Campinas, será fechado, deixando os cerca de 30 funcionários sem emprego.
Nenhum motivo além do genérico discurso de realinhamento estratégico foi dado. Nos bastidores, os rumores são de que os funcionários do estúdio de Campinas foram pegos de surpresa com a notícia do fechamento, e especulações individuais acabam nublando as verdades por trás da história. Um dos motivos teria sido a decisão da empresa em investir em jogos de caráter educativo, que teria desmotivado a equipe, mas isso não é uma opinião unânime entre os agora ex-funcionarios da empresa – segundo apurou o Kotaku.
De acordo com a nota enviada à imprensa, o call center e os serviços  de garantia e manutenção serão mantidos no país, de acordo com a legislação brasileira, e a loja online e os serviços da Zeebonet devem ficar abertos até 30 de setembro de 2011. De acordo com a empresa, preços promocionais em todos os jogos da loja virtual devem entrar em vigor hoje e serão mantidos até o desligamento definitivo da rede.
O Zeebo, um console idealizado pelo brasileiro Reinaldo Normand, foi anunciado no fim de 2008 e lançado em 2009 no Brasil, e depois expandiu-se para outros países como México, Índia e China. Ainda não se sabe qual será o futuro do console nesses mercados, mas sabe-se que maioria dos jogos lançados no México eram desenvolvidos e testados no estúdio brasileiro.
Vale esclarecer ainda que uma confusão recorrente é misturar Zeebo com TecToy. Apesar de as empresas ainda terem ligações desde suas raízes (a Zeebo Inc. que conhecemos hoje era a antiga TecToy of America), elas se “separaram” em julho de 2010, quando o antigo estúdio da TecToy Digital, em Campinas, que desenvolvia tanto jogos para celulares quanto jogos para Zeebo, foi comprado pela Zeebo Inc. e se tornou o Zeebo Interactive Studios, que irá fechar em junho.
Mas a antiga distribuidora do Mega Drive no Brasil continua fabricando e vendendo eletrônicos como tocadores de DVD players, Blu-Ray e televisores, além de consoles “populares” como o Mega Drive 4 e o Master System Evolution. Além disso, o estúdio da TecToy em Campinas foi realocado e continua na ativa, desenvolvendo principalmente jogos para celular para a subdivisão TecToy Mobile.
Apesar de todos os problemas de falta de conteúdo e de aspecto técnico que o console sofria, o Zeebo era uma iniciativa que se originou no Brasil e ajudou, de uma forma ou de outra, a chamar a atenção para o desenvolvimento nacional de jogos.
Se tudo isso valeu a pena, e se o Zeebo será lembrado no futuro com o mesmo carinho que lembramos de outros consoles não tão bem sucedidos, só o tempo dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.