terça-feira, 12 de julho de 2011

O site de Modern Warfare 3 que faz propaganda de Battlefield 3



Vá em frente: se você ainda não fez isso hoje, tente visitar modernwarfare3.com. Você será redirecionado para o site oficial de Battlefield 3. Bom exemplo de trollagem, não? Mas quem é que está brincando com a Activision, mandando seus clientes para a página do principal concorrente?
Com certeza não é a Electronic Arts ou a DICE, publisher e produtora do novo Battlefield. Trata-se, sim, de alguém que foi rápido o suficiente para registrar o domínio antes que a empresa de Bobby Kotick pudesse registrá-lo. O dono da URL é um cidadão anônimo, que se registrou através de um proxy e hospedou o site em um dos servidores do provedor HostGator.
É mais ou menos como o nosso caso do PSVita.com.br, mas pelo menos conseguimos encontrar e até conversar com o responsável pela “brincadeira”.
Até semana passada, o ModernWarfare3.com tinha apenas um vídeo anti-Call of Duty e o seguinte texto com as reclamações padrão contra a série da (MORTA) Infinity Ward e da Treyarch:
Modern Warfare é um lixo. Em 8 de novembro de 2011, a série de ação em primeira pessoa mais super-hypada de todos os tempos retorna com a sequência “Copiar e Colar” do meia-boca Call of Duty: Modern Warfare 2. Curta a demo de gameplay da E3 2011 com a fase Black Tuesday para ter uma ideia do nível de Epic Fail da campanha. Faça hoje a encomenda do seu Call of Duty MW3 para Xbox 360, PS3 e PC para garantir bônus exclusivos disponíveis apenas online para os fanboys de Modern Warfare 3 que não sabem que Battlefield 3 é um jogo melhor.
Agora o domínio simplesmente redireciona para o site oficial de BF3, uma mudança que entrou em vigor na sexta-feira passada (8), mas foi identificada no começo dessa semana por diversas pessoas que mandaram dicas (obrigado!).
O site Fusible.com tem vigiado  o domínio pelos últimos meses e disse que a mudança ocorreu depois que o antigo provedor de hospedagem, o iPage, derrubou a página troll. Antes disso, os donos do ModernWarfare3.com tentaram conseguir apoio pelo Facebook e também pedindo os emails de fãs de Call of Duty através de um suposto cadastro de newsletter.
Como o Fusible apontou, a Activision não é dona dos domínios ModernWarfare.com, ModernWarfare3.com ou ModernWarfare4.com. Pelo menos alguém foi visionário o suficiente para trancar oficialmente o ModernWarfare2.com.
Fãs dos dois lados da guerra têm atirado uns contra os outros desde bem antes do anúncio oficial (e vazamento) do novo Call of Duty, mas os fãs de Battlefield agora contam com o troll mais efetivo dessa guerra – a pessoa que comanda o MW3.com. Quem é ele de verdade, ninguém sabe.