quinta-feira, 14 de julho de 2011

Por dentro da Square Enix


A Square Enix faz Final Fantasy e Dragon Quest. E trabalhar com esses jogos  pode não ser fácil. Pode ser difícil. Muito difícil. Não aquele difícil divertido.
Alguns estúdios são ótimos lugares para trabalhar – como a Insomniac, que já ganhou vários prêmios por isso nos EUA. Outros, como o Team Bondi, talvez não sejam tão bons assim. Mas e a casa de Final Fantasy?
Naoki Yoshida, o atual produtor de Final Fantasy XIV, disse que trabalha das 10h às 2 ou 3 da manhã, e dorme apenas algumas poucas horas por dia.
Já Hiromichi Tanaka, o antigo responsável pelo MMORPG, disse em entrevista à revista Famitsu que, se fosse CEO da Square Enix, ele investiria no bem-estar dos seus funcionários – mais especificamente, nas condições físicas e mentais dos funcionários mais talentosos. Ele também disse que trabalharia para melhorar a união e recuperar o sistema de “retiros” para empregados.
Tanaka parece estar sendo honesto, apesar de fazer com que a Square Enix pareça uma empresa não muito agradável. Mas eles fazem FFs e DQs, não é o bastante para deixar alguém feliz? Parece que não.
Os homens de negócios japoneses em geral trabalham duro – talvez não tanto quanto Yoshida, mas ainda assim, trabalham. E eles também têm benefícios como retiros corporativos. Mas, é claro, quando estamos falando da indústria de games…
>> Os bastidores da Square Enix [NEOGaf, em inglês]
[Foto: Um Slime, inimigo de Dragon Quest, em versão almofada - Junko Kimura/Getty]