segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Desvendando os segredos e homenagens de Deus Ex: Human Revolution


Deus Ex: Human Revolution  é um jogo que brilha, entre tantas outra razões, pelo nível de detalhamento e minúcia em seu universo. A Equipe da Eidos Montreal demonstrou uma rara preocupação com as “pequenices” e com a necessidade de servir os fãs da série com uma quantidade sem precedentes dos chamados “Easter Eggs”, aqueles sempre bem-vindos segredos e homenagens escondidos por todos os cantos do jogo.
Essas surpresinhas podem ser encontrados em notas, e-mails, livros, vídeos, símbolos de corporações e diálogos obscuros. Geralmente, tudo o que você precisa é procurar. Mas como nem sempre temos tempo ou a paciência para fazer isso, vamos apresentar alguns dos melhores entre eles aqui. Alguns podem conter spoilers mínimos, mas nada que estragaria de forma irreparável as surpresas da narrativa.
É claro, existem muitos outros. Se você não encontrar o seu favorito entre nossa seleção, compartilhe-o nos na seção de comentários.

171 no e-mail


Aqui no Brasil talvez não tenhamos tantos problemas com isso, mas em diversos paises do hemisfério norte a Nigéria é conhecida por sua extensa indústria de fruades de desvio de dinheiro através de e-mails, o popular “scam”. O país se tornou tão infame que essa tática de estelionato já foi representada em diversos filmes, séries e até jogos. Em DXHR, encontramos um desses e-mails pilantras no começo do jogo, e posteriormente outro e-mail de um admnistrador revoltado por um de seus funcionários ter caído na ladainha.

RoboCop 4?


Nós poderiamos facilmente dizer que uma das premissas de Deus Ex: Human Revolution é uma homenagem ao clássico filme de ficção científica RoboCop. Nele, um policial de Detroit é ferido mortalmente é renasce com um agente da justiça meio robô, meio humano que luta contra corporações malignas. Reconhece?
A conversa acima, que ouvimos durante o jogo no departamento de Polícia de Detroit, é uma simpática referência ao filme.

“This is my Boomstick”


Em uma clara referência à Evil Dead, um filme de terror zumbi dirigido por Sam Raimi bem antes do diretor ficar famoso por sua versão cinematográfica de Homem-Aranha, encontramos uma durante nossos passeios por DXHRuma loja chamada S-Mart, mesmo nome daquela loja em que o herói Ash Williams trabalha no filme. Nela, nós podemos comprar uma “boomstick”, a célebre escopeta que Ash usa durante o filme. Só faltou um implante de motosserra para a mão de Jensen.

“Bem-Vindo à Black Mesa”


Em uma das fases do jogo, Jensen recebe a missão de se infiltrar no laboratório de pesquisas Omega Ranch. Em um dos computadores encontrados por lá, a seguinte mensagem pode ser lida:
Um aviso para todos os funcionários do Omega Ranch: Checagens de níveis de radiação e riscos biológicos são um requerimento exigido para se trabalhar nos centros de pesquisa. Faltar à um exame de urina ou rediação previamente marcado pode resultar em demissão imediata. Se você acredita ter sido exposto à radiação ou outros materiais danosos durante seu expediente, entre em contato com escritório de segurança contra radiação imediatamente. Trabalhe com segurança, trabalhe com inteligência. Seu futuro depende disso. - A Administração
Fãs de Half-Life irão reconhecer imediatamente esse texto, praticamente o mesmo que ouvimos sendo anunciado durante nossa viagem de trem para o trabalho no primeiro Half-Life. A única mudança é a troca do nome da empresa: Black Mesa vira Omega Ranch.

Os logins de Blade Runner


No departamento de polícia de Detroit, encontramos entre os nomes de usuários de computadores que podem ser hackeados algumas belas referências ao mundo Sci-Fi. “PDICK” é uma abreviação de Philip K. Dick, autor dos romances que inspiraram filmes como Blade RunnerMinority Report e O Homem Duplo. “HELLISON” é o famoso escritor de ficção científica Herlan Ellison e “RDECKARD” é uma homenagem ao protagonista de Blade Runner,Rick Deckard, interpretado por Harrison Ford. A senha desse computador é, obviamente, “unicórnio”.

Nostalgia Musical


O tema musical do memorável Deus Ex original pode ser ouvido neste gramofone, em uma das últimas fases do jogo.

O maior dos easter eggs


A ID Software não começou fazendo shooters. Antes disso, ela fez uma série de jogos de plataforma chamada Commander Keen, e dessa série surgiu um dos maiores “memes” da indústria de games: um peixe dentuço e com cara de bobo chamado Dopefish. Ele surgiu como um inimigo no quarto jogo da série Commander Keen e se alastrou, como um easter egg, por dezenas de jogosMax PayneWarcraft 3Alan WakeKilling FloorQuake,Warhammer OnlineHitman 2… todos já prestaram homenagens ao peixinho. Em Deus Ex: Human Revolution, ele aparece como uma pixação em um dos becos de Detroit.

A fama dos anônimos


Em uma missão que se passa na China, há várias referências ao fórum de imagens 4chan. Um informante dasclínicas LIMB surge vestindo um boné de um ficcional #Chan. Além disso, um e-mail encontrado logo em seguida mostra como remetente um tal de “Anonymous_X@SmashTheStateChan.Net”. Anonymous, obviamente, é uma referência ao infame grupo de “hacktivistas” que derruba sites e invade empresas como formas modernas de protesto.

Tema da UNATCO nos rádios


Deus Ex segue a tendência criada por Portal de colocar segredos nos radios espalhados pelo jogo. Em algum deles, podemos ouvir o tema da UNATCO, do Deus Ex original.

As três conchas


Não há papel higienico em um dos banheiros de de Deus Ex: Human Revolution. No lugar dele, encontramos três conchas. E como usá-las? Bem, qualquer um que tenha assistido o filme de ação Demolition man, com Silverster Stallone, deve estar se perguntando isso até hoje, pois o funcionamento das conchinhas nunca foi explicado. No filme, Stallone desiste de descobrir e resolve adotar uma solução mais prática para o problema. Vamos torcer para que Jensen também encontre um emissor de multas por palavrões proferidos.

Final Fantasy não tem final


Um dos mais conhecidos easter eggs de DXHR é um pôster para um possível Final Fantasy XXVII (27) colado na parede do laboratório de Pritchard. Levando em conta que o jogo se passa em 2027, será que teremos 13 jogos numerados da série Final Fantasy nos próximos 16 anos?
Isso obrigaria a Square-Enix a lançar praticamente um Final Fantasy por ano, sem contar todos aqueles adendos que a empresa gosta de fazer para cada um dos jogos da série.
É. Eu acho que não.

Sempre sozinho


Em meio ao labirinto de escritórios que atravessamos em Deus Ex: Human Revolution, encontramos uma nota com um desenho do nosso amigo meme de todas as horas, o Forever Alone. Quer dizer que estamos em 2027, e vocês ainda não inventaram nada melhor para substituir essas carinhas? Que decepção, internet.

Evidências de uma paixão


Não há muito o que dizer sobre esse aqui. Apenas saiba que para encontrá-lo, você deve socar uma parede em um dos esgotos próximos ao The Hive, na China. Só digo que alguém provavelmente deve ter acordado com muita dor no dia seguinte, seja física ou moral.

O escritório de Sarif


O escritório de David Sarif é um dos ambientes mais detalhados do jogo, e algumas coisas chamam a atenção. Um livro jogado por lá se chama “Dedalus Complex”, uma referência não muito sutil da tendência de Sarif de usar sua mente genial para melhorar o mundo a sua volta.
O personagem mitológico Dédalo é conhecido por ter construído o labirinto do Minotauro, e principalmente por ter criado asas para seu filho Ícaro, que abusou de seu novo poder e acabou voando um pouquinho alto demais, muito perto do sol. Isso derreteu a cera usada para construir as asas e o fez cair. O logotípo da companhia de Sarif é uma asa, e ele chama frequentemente Jensen de “filho” (son). Deu para captar o simbolismo?
No escritório nós encontramos também um boné com as iniciais “DX”, parecido com os bonés que a equipe de desenvolvimento do jogo usa.

Códigos QR funcionais


Durante o jogo, nós encontramos alguns códigos QR (uma espécie de código de barra que pode ser lido por camêras ou celulares para revelar conteúdos, geralmente sites, propagandas ou elementos de realidade aumentada). Esses códigos no jogo realmente funcionam, e nos levam para o site da Sarif Industries.

O herói antes da fama


Entre as diversas referências ao jogo original da série Deus Ex, encontramos em Human Revolution um e-mail enderessado para um certo “JC”, no setor de reparos. JC Denton é o protagonista de Deus Ex e Deus Ex: Invisible War. Então quer dizer que antes de ser uma peça essencial em um plano para a dominação global, Denton era… um faz-tudo consertando dutos de ventilação e levando broncas do seu chefe por e-mail? O mundo dá voltas.

O espelho quebrado de Jensen


Uma das melhores sacadas do jogo pode ser encontrada no apartamento do protagonista Adam Jensen.
Nosso herói é um sujeito misterioso e difícil de ler, geralmente falando suas falas de forma grave e sem expressão. Mas a pose de durão dá lugar a um personagem angustiado em relação a modificação forçada de seu corpo, agora cheio de implantes cibernéticos.
A evidência disso é o espelho quebrado no banheiro de Jensen, com uma pequena nota dizendo: “Ligar para o síndico. Motivo: trocar o espelho. De novo”.