
A Sony exibiu o monitor na CES deste ano em Las Vegas, com iluminação ao melhor estilo de Tron. Naquela época, como tantas outras coisas na CES, foi uma demonstração de tecnologia, e não parecia haver nenhum plano de realmente lançar o produto.
Mas a Sony vai mesmo lançar o produto no Japão ainda neste semestre. O Head Mounted Display Personal 3D Viewer HMZ-T1 (tente decorar) tem duas telas OLED 720p que prometem envolver os espectadores em cenas 3D e som surround. Na CES, aparentemente, a Sony teve que medir a cabeça das pessoas para obter o ângulo de visão correto, enquanto outros reclamaram que precisavam segurar o visor com as mãos para ele não cair.
Mas temos que parabenizar a empresa por colocar à venda algo tão obviamente experimental. Isso nos remete à Sony de outrora, a empresa que desenvolvia peças de hardware impressionantes, mas que nem sempre faziam muito sentido como um produto de consumo e não eram necessariamente um sucesso, mas você ficava feliz de vê-los no mercado de qualquer maneira. Essa é a empresa que costumava fazer e vender cachorros robóticos, minha gente.
Porém, esse visor traz de volta memórias ruins do Virtual Boy. Aquele sistema de jogos 3D que você usava como um óculos e que foi um fracasso notório da Nintendo, ganhando a fama de deixar os usuários enjoados. Será que a Sony achou alguma forma de prevenir esses problemas com seu visor?
O site AV Impress Watch recomenda apertar o visor ao usá-lo para a exibição de jogos de PS3, e observa que as pessoas tendem a se mover mais ao jogar games. Movimentos excessivos podem fazer com que o jogador perca o ponto “ideal” para ver os jogos em 3D.
Como informado no comunicado oficial da Sony, o Head Mounted Display Personal 3D Viewer HMZ-T1 será colocado à venda em 11 de novembro. O preço é listado como “aberto”, mas a Sony espera que o visor seja vendido por ¥ 60.000 (US$ 784). E se ele for um fracasso total, pelo menos vai provar uma coisa: a Sony não perdeu a ousadia adolescente que tinha nos anos 90.
PS. Eu compraria se chegasse ao Brasil por um bom preço!
E você compraria?