quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uncharted é do gênero shooter por causa do Xbox 360


O gênero de Uncharted é denominado de shooter, um gênero que sempre esteve ligado ao Xbox 360. Mas nem sempre foi essa a ideia para Uncharted.
De acordo com um ex-funcionário do estúdio Naughty Dog, na verdade era antes para ser um jogo de aventura e fantasia, com elementos dos livros de Tolkien (Senhor dos Anéis, por exemplo). Em declarações ao NowGamer, Don Poole, comenta que a passagem para o gênero de shooter de ação deveu-se a uma mudança de direção do jogo, tendo em vista o gênero que estava fazendo sucesso no Xbox 360.
Don Poole trabalhou na modelação de ambientes de Uncharted, e comenta que "estávamos fazendo um jogo mais 'realista' em termos de modelação e renderização, mas os conceitos iam mais longe. Um era uma floresta onde as pessoas viviam embaixo da terra. Tinha a presença de elementos de Tolkien".
A alteração de direção artistica foi feita pela Sony, que queria que o jogo fosse ao encontro do que o mercado pedia. Os jogadores eram cada vez mais velhos e queriam shooters. "A Sony queria muito ir na direção dessa fatia de mercado, e puxou todos os seus produtores nessa direção", comenta Don Poole.

O sucesso dos jogos no Xbox 360 foi uma das razões da Sony incentivar uma mudança artística, e não só para o Uncharted e o estúdio Naughty Dog, bem como outros estúdios. Doole comenta que "a pressão por parte do sucesso do Xbox com fortes shooters foi uma força real em nossa direção, nessa altura".

Nunca pensei que diria isso!
...Mais obrigado X360 :)

Fonte: Eurogamer