quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DLC do GRAN TURISMO 5 "não" pode ser compartilhado entre outras contas [ATUALIZADO]


O aguardado DLC de Gran Turismo 5 atrasou em uma semana nos E.U.A., mas isso é o de menos. O pior foi descobrirmos que esse DLC não é um DLC e sim uma assinatura de serviço na PlayStation Network. Se o seu jogo for de uma região diferente da sua conta da PSN, você terá sérios problemas. Aliás, você está impedido de comprar esse DLC.
O funcionamento de um DLC, como nós sabemos, é bastante simples. Você compra o jogo da região X e depois compra o DLC na PlayStation Store da mesma região X. Mesmo que sua conta da PSN seja da região Y, o DLC vai funcionar porque ele já foi baixado e instalado no seu PlayStation 3. Fim de papo.
Acontece que o famigerado DLC de Gran Turismo 5 não é um DLC e sim uma assinatura de serviço na PSN, uma coisa que existe a muito tempo na PSN, mas que quase ninguém sabia de sua existência, pois quase nenhuma publisher utiliza essa bagaça.
A treta é a seguinte. A tal atualização 2.0 já contém todas pistas, carros, pilotos e pinturas do DLC. Quem comprar o DLC receberá apenas uma “ativação” do serviço. Você não faz download de nada, apenas ativa o conteúdo na sua conta, ou sejE, não existe a menor possibilidade de comprar em uma conta e jogar em outra. NÃO É UM DLC!
Muitos jogos também já trazem o conteúdo do DLC dentro de uma atualização (como Burnout Paradise), e quando você compra o DLC recebe apenas uma chave para desbloqueá-lo. Mas esse tipo de chave desbloqueia o jogo no seu PlayStation 3, para qualquer conta. Já esse esquema de ativação do GT5 é exclusivo da conta onde  você comprou.
E quem serão os grande prejudicados? Àqueles que possuem Gran Turismo 5 comprado em uma região e sua conta da PSN é de outra. Mesmo com a entrada oficial da PSN no Brasil, muitos de nós ainda têm sua conta principal nos E.U.A. E se o cara importou o GT5 da Europa (como eu), dançou…
E não adianta tentar a malandragem de enviar os carros e roupas por presentes para sua conta oficial, pois isso não é possível!
E não se esqueçam que o PlayStation 3 não possui trava de região e a Sony sempre se orgulhou disso, portanto cada um compra o jogo onde quiser e bem entender. Fazer essa trava por região é uma coisa ridícula, ainda mais vindo de uma first-party.
RESUMO DA HISTÓRIA: Tudo isso se resume há um simples motivo: NÃO deixar os jogadores compartilharem o DLC.
EX. Para quem não sabe na PSN tem como você criar uma conta e compartilhar essa conta com 5 PS3 diferentes, com isso você consegue comprar um jogo ou dlc na PSN e dividir com 4 amigos e seu respectivos PS3s, e a P.D. fez isso para não dividir seus lucros por 5. Mais é claro que com isso ela perderá muitas vendas pois quem usa a conta BR e o jogo é americano se FUUUU.

[ATUALIZAÇÃO] Kaz Yamauchi, criador da série Gran Turismo e produtor de Gran Turismo 5,  publicou hoje em seu Twitter algumas mensagens referentes aos problemas enfrentados com o DLC de Gran Turismo 5.
Como relatamos acima, o DLC é atrelado a conta do usuário e não ao console e com isso contas secundárias são impedidas de utilizarem o DLC. Por conta disso, Yamauchi falou que em dezembro o jogo sofrerá uma nova atualização e que nela este problema será resolvido.
Ou seja, a partir de dezembro quem quiser compartilhar o DLC ou mesmo jogar o DLC em outras contas, poderá fazê-lo sem problemas. O produtor ainda disse que os DLCs devem ser utilizados na mesma região do jogo (Jogo Região 1 = DLC Região 1).
Entre desculpas e soluções, Yamauchi disse que nesta mesma atualização as Lojas de Carros do jogo (Dealerships) passarão a vender novas unidades dos carros adquiridos por download.

E você comprará o DLC agora, ou depois?