terça-feira, 4 de outubro de 2011

Saiba mais sobre DARK SOULS lançado hoje!


Hoje, 4 de outubro de 2011, é o dia aguardado por muitos donos de PlayStation 3 e Xbox 360: o lançamento oficial de Dark Souls no ocidente. A expectativa ao redor de Dark Souls é imensa e grande parte disso se deve ao seu antecessor, o espetacular Demon’s Souls. Se você esteve em Marte nos últimos dois anos e não sabe do que estamos falando, chegou a hora de se atualizar.
O texto abaixo foi publicado no Game Generation, originalmente em 10 de março de 2010. Foram feitas algumas pequenas modificações antes dessa republicação.
——-
Não há dúvidas que 2009 foi um grande ano para a consolidação do PlayStation 3, seja pela entrada no mercado do modelo slim com preços mais agressivos, seja pelos jogos exclusivos lançados para a plataforma. E talvez o menos esperado desses exclusivos tenha sido Demon’s Souls.
Desenvolvido pela From Software em parceria com a SCE Japan Studio, Demon’s Souls foi lançado no japão em 5 de fevereiro de 2009 no japão (a versão americana só chegou em 6/10/2009), exclusivo para a plataforma PlayStation 3. O jogo instantaneamente chamou atenção dos donos de PS3 de todo o mundo, pois trazia alguns conceitos inovadores aliados a uma dificuldade insana.
Dragon God
Dragon God

Mas o que é Demon’s Souls?

De forma rápida e rasteira podemos dizer que Demon’s Souls é um RPG de ação bem ao estilo ocidental (ambientação medieval), mas seria um sacrilégio fornecer tão pouca informação dessa “jóia” dos games. Antes uma breve história do jogo.
A história se passa no fictício reino da Boletaria, inspirado numa Europa Medieval, e governado pelo envelheciodo Rei Allant XII. Por causa de sua ganância, o rei procurou por poder e prosperidade para o seu reino através de um ritual negro canalizando o poder de todas as almas do reino, e que eventualmente, trouxe prosperidade sem precedentes para a Boletaria. Uma Boletaria suprema foi governada até uma grossa e incolor “profunda névoa” cobrir todos os arredores do reino, isolando-o do mundo exterior. Reinos vizinhos enviaram olheiros para investigar, mas nenhuma deles retornou depois de entrar no nevoeiro. Somente depois que Vallarfax do real Twin Fangs penetrou o nevoeiro que o resto do mundo soube da situação da Boletaria. Através da canalização das almas, o Rei Allant, inadvertidamente, despertou o Old One, o grande demônio que uma vez esteve em um sono eterno, residindo abaixo do Nexus – um reino de almas que “une” as terras do norte da Boletaria. Com o despertar do Old One, uma névoa escura varreu todo o reino e no seu interior demônios foram libertos e deleitaram-se com as almas da humanidade. Os que sobraram ficaram sem uma viva alma, e tornaram-se insanos e violentos. Sem resistência, o nevoeiro lentamente começa a se espalhar além da Boletaria.
Muitos bravos guerreiros tentaram romper o nevoeiro e salvar a Boletaria enquanto outros foram seduzidos com a possibilidade de aproveitar as almas dos demônio (Demon’s Souls), de qualquer forma, muitos se perderam no nevoeiro. O jogador assume o controle de um guerreiro que rompe a neblina e entra no reino perdido, mas pouco tempo depois de entrar o herói solitário é morto por um grande demônio. Na sequência da sua morte, o herói é trazido para o Nexus na sua forma de alma. No Nexus é recebido pela Maiden in Black (donzela de preto?), a misteriosa e cega protetora do Nexus que sabendo da capacidade do herói lhe incube a missão de viajar para cada região da Boletaria a fim de recuperar as almas dos demônios para ganhar poder e, finalmente, livrar o reino corrompido da Boletaria do Old One.
Nexus
Nexus
Talvez o fato mais curioso de Demon’s Souls, foi não ter feito muito sucesso na terra do sol nascente quando do seu lançamento por lá. Mesmo sendo desenvolvido por uma produtora oriental, Demon’s Souls é um RPG com um “estilo ocidental”, coisa que os japoneses não gostam muito. Caso não tenha entendido é mais ou menos o seguinte: japoneses preferem RPGs no estilo de Final Fantasy, Kingdom Hearts, Phantasy Star; já os ocidentais gostam mais (não necessariamente) de RPGs como Baldur’s Gate, Dragon Ages, Elder Scrolls; e obviamente, Demon’s Souls se enquadra mais na segunda categoria. Mas um ponto muito interessante do jogo e que evidencia “a mão” oriental, é o clima proporcionado pela história. Quem jogou aqueles dois mega-clássicos do PS2 quase irmãos, ICO e Shadow of The Colossus notarão as semelhanças. Vejam bem, não me refiro ao gameplay, apenas ao “clima” da história que traz uma sensação de solidão e desilusão – talvez, até por tratar muito do tema vida/morte. Em ICO era você, uma garotinha e alguns monstros fumaça espalhados no castelo. Em SoTC, tinha o nosso personagem, seu cavalo, uma princesa morta e 12 colossi. Em Demon’s Souls existem infinitamente mais monstros e NPCs, mas mesmo assim – principalmente no Nexus – a sensação é de que no fim das contas, mesmo após matar todos os demônios do jogo, não haverá muita esperança para o reino da Boletaria.
Boletarian Palace, 1-3
Boletarian Palace, 1-3

Demon’s Souls é simples

A mecânica do jogo é das mais bestas. Basicamente com L1 você empunha seu escudo (ou a arma da sua mão esquerda), com R1 você desfere o golpe com a arma que estiver empunhando na mão direita e com  executa rolamentos e corrida. Existem sim outros comandos, até por se tratar de um RPG temos inventário, troca de itens, comércio, diálogos, etc… Qualquer pessoa que já tenha jogado algum jogo de RPG na vida vai se familiarizar com os comandos sem muito esforço. Mas a maior parte do jogo é defender e atacar! E a não ser que seja um jogador muito experiente, em Demon’s Souls você jamais abrirá mão de um bom escudo na mão esquerda do seu personagem. Defesa é assunto primordial em Demon’s Souls, pois qualquer vacilo é morte na certa.
O modo multiplayer do jogo também é bem simples e interessante. Estando conectado à PSN, ao carregar seu jogo ele já entra online automaticamente, portanto, durante suas partidas, você pode interagir com outras pessoas que estejam jogando Demon’s Souls naquele momento. Essa interação é feita através de mensagens que você deixa no chão. Por exemplo: você está caminhando com seu personagem numa passagem muita escura e cai num precipício e morre, ao recomeçar a fase e chegar novamente no ponto da queda, você pode deixar uma mensagem no chão alertando algo “cuidado com a queda à frente” e outros jogadores que estejam conectados verão essa mensagem ao passar no mesmo ponto que você. Interessante, não é?
Mas existem outras forma de interação online. Caso você esteja apenas com sua alma (no jogo você pode estar com seu corpo físico ou com a alma) poderá oferecer ajuda para um outro jogador (blue phamton) ou tentar invadir um jogo aleatório (black phamton). Em ambos os casos, a outra parte – que receberá ajuda ou será atacada – deverá estar com o corpo físico.
Black Skeleton & Silver Skeletons
Black Skeleton & Silver Skeletons

Demon’s Souls é cruel

Demon’s Souls chamou atenção da mídia não pela beleza dos gráficos ou pela profundidade da história, o diferencial dele é a elevada dificuldade do jogo. Em Demon’s Souls você não escolhe o nível de dificuldade quando inicia um novo jogo, mas é como se você já começasse a jogar no Hard (very hard em diversos momentos…). A dificuldade é o divisor das águas em Demon’s Souls. Se você é um jogador acostumado a salvar sua partida antes das batalhas mais difíceis para retornar àquele exato ponto, caso algo dê errado… esqueça. Aqui o buraco é mais embaixo. Suou pra chegar no demônio-chefe da fase e depois de muita pancadaria, acaba morrendo faltando apenas um tantinho pra derrotar o motherfucker? Você voltará pro início da fase e terá que jogar tudo de novo até o famigerado demônio aparecer novamente. E se você morrer no caminho antes de chegar ao seu corpo (que estará próximo ao chefão), perderá TODAS as souls que havia acumulado até então! E acreditem, quando isso ocorre (até para os veteranos no jogo) a vontade que dá é de zunir o Dual Shock na parede/tv/janela/chão/ou primeiro lugar que vier à cabeça.
Red Dragon
Red Dragon

Demon’s Souls é belo

O visual do jogo não é nenhuma maravilha, mas também não é de todo ruim, bem aceitável para os padrões atuais. Não espere maravilhas como Killzone 2 ou Uncharted 2, e muito menos bagaças como Terminator ou G.I. Joe. Os gráficos alternam bons e maus momentos, alguns detalhes belíssimos e outros pra lá de toscos. O design do jogo é que chama muita atenção, a “monstruosidade” do Castelo da Boletaria e os claustrofóbicos túneis de Stonefang valem o ingresso. Mas graficamente o que mais chama atenção, na minha opinião é o Red Dragon. É uma experiência incrível o primeiro encontro com ele! Outros demônios como Storm KingBlue Dragon Dragon God, também são muito bem detalhados, mas repito: ver o Red Dragon, pela primeira vez, sobrevoando as encostas do castelo para em seguida mergulhar e com sua baforada tostar impiedosamente o que estiver à sua frente… não tem preço!
Tower Night
Tower Night

Demon’s Souls é brutal

Se você já está com algumas horas de jogo, já matou o Phalanx e Tower Night e está se achando o rei da cocada preta; dê um pulo no mundo 4 que as skeletons de lá vão te colocar no eixo de uma hora pra outra. A mecânica do jogo já meio que te obriga a jogar diversas vezes a maioria das fases, pois há a necessidade real do seu personagem adquirir experiência – ainda mais se você está pensando em buscar a platina que requer no mínimo quatro playtroughs. E por mais que você jogue uma determinada fase várias e várias vezes, em muitas delas você será impiedosamente derrotado, e não me refiro aos demônios principais do jogo, estou falando dos monstros pebas que você encontra aos montes! Por mais que você já os tenha derrotado, já saiba de cor e salteado seus movimentos, uma defesa mal executada e será o seu fim… Portanto, não tenha piedade de monstro algum do jogo, porque eles não terão de você.
Demon’s Souls é um jogaço. Chegou para acabar com as mesmices dos “save/load sempre que alguma coisa dá errado”, e se você é dono de um PS3 deveria experimentá-lo nem que por um curto período de tempo. Mesmo que não goste de RPGs, experimente-o mesmo assim. Vá até o Red Dragon e tenho certeza que não irá se arrepender. E se você ainda tem alguma dúvida, visite o tópico oficial do jogo no nosso forum e veja a empolgação do pessoal.