quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Como sobreviver em Assassin's Creed: Revelations


Não importa se você é novo na série Assassin’s Creed ou um acólito experiente, é importante se preparar para a chegada de Revelations. Aprender coisas que vão facilitar e melhorar sua vida no jogo.
Eis algumas dicas. Não são spoilers: são conselhos para que você aproveite melhor seu tempo com o game. Pense nelas como um guia de viagem que você pega para ler antes de sair de casa. A diferença é que você não está indo para a Disney, mas para Constantinopla, no século 16.
PlayStation 3 foi considerado o melhor das plataformas.
Essa versão inclui uma cópia digital gratuita do primeiro Assassin’s Creed (talvez não no Brasil). Hoje o primeiro jogo é considerado uma demo tecnológica para os episódios que se seguiram, mas também é o início da história. É bom ter em casa.
Revise a história.
Você não precisa decorar todos os detalhes de Assassin’s Creed, mas esse é o tipo de jogo fica muito melhor se você sabe o que está acontecendo. Há o benefício de entender melhor a história no “macro”, mas você também já entra sabendo do “cliffhanger” doido de Brotherhood. Se você quiser um resumo…
Vamos aos spoilers
A versão curtíssima da história é que há uma guerra secreta, travada há séculos, entre os Cavaleiros Templários e a Ordem dos Assassinos. Em todos os jogos principais jogamos como Assassinos e o protagonista é Desmond Miles, um homem que vive no mundo atual e cujos ancestrais são alguns dos principais membros da Ordem. Um aparelho chamado Animus permite ao herói reviver as memórias de dois desses antepassados: Altair, do século 12, no primeiro game, e Ezio, na Itália da Renascença, em AC II, Brotherhood e Revelations.
A história de Desmond começa em setembro de 2012, quando ele é sequestrado pela Abstergo Industries, uma operação de fachada dos Templários. Ele foge do laboratório no fim do primeiro jogo, começa a mostrar habilidades de Assassino no segundo e sai em fuga junto com Lucy Stillman (que o salvou da Abstergo) e outros Assassinos da era atual no seguinte.
Assim como seus ancestrais, Desmond também começa a ter visões do Primeiro Povo, um grupo ancestral que parece ser formado por humanos tecnologicamente avançados que têm algum tipo de profecia de fim do mundo para o fim de 2012. Esse limite coloca urgência na experiência do herói na pele dos seus antecessores através do Animus. No fim das contas, todas essas missões se conectam à “Piece of Eden”, um artefato dessa civilização. As missões também levam a outras descobertas que vão, supostamente, ajudar Desmond e os seus amigos a combater os Templários.
Um problema: no fim de Brotherhood, uma dessas visões do Primeiro Povo parece dominar o corpo de Desmond e faz com que ele esfaqueie e mate Lucy, uma de suas maiores aliadas. E então ele desmaia.
Começamos Revelations, o novo jogo, sem saber ao certo por que isso aconteceu e quem são as pessoas que salvaram Desmond e o colocaram de volta no Animus. Nesse game passaremos a maior parte do tempo com Ezio, que parte em uma jornada própria para descobrir a história da vida de Altair e abrir uma porta para um cofre cheio de informações sobre o seu ancestral.
Essa foi a versão curta. Os amores de Ezio, Cristóvão Colombo e outras personalidades históricas ficaram de fora, assim como, por exemplo, as regras do que pode e do que não pode ser revivido pelo Animus. Fim dos spoilers.
Não revise a história usando a Enciclopédia de Assassin’s Creed.
O livro é uma beleza, mas está cheio de spoilers. Jogue o jogo primeiro.
Comece a história, mas vá fazer as missões paralelas assim que puder.
Você pode jogar a campanha de Revelations sem tocar nas sidequests disponíveis nas ruas da bela e barulhenta Constantinopla do século 16. Nem dá, aliás, para começar essas missões antes do fim do primeiro capítulo. Comece o segundo capítulo e saia por aí por conta própria lá pela metade do terceiro. Isso porque a cidade do jogo é como se fosse um grande “kit de química”.
Fazer as sidequests certas torna o jogo mais prazeroso e mais divertido. A primeira coisa que você vai querer fazer é impedir os Templários de tomar a cidade. Se você der mole, vai ser ainda mais difícil andar pelas ruas e completar as missões.
Essa é, porém, uma tarefa complexa. Eis o que você precisa fazer: ir até as seis bases templárias na área principal ao sul de Constantinopla. Cace o capitão de cada uma delas e acenda as torres. Isso habilitará tirolesas úteis em volta do prédio mas, mais importante, permitirá que você comece a recrutar membros para a sua Irmandade. Esses recrutas podem ser chamados a qualquer momento para ajudar em uma luta mas, mais importante, podem ser enviados em missões pelo Mediterrâneo para subirem de nível.
Fazer com que eles cheguem no nível 10 abre outra missão divertida com eles em Constantinopla. Mas também permite que você os coloque na defesa de uma das bases e os evolua até o nível 15 – momento em que você habilita outra missão (que também é boa!) e, mais importante, deixa a base totalmente livre de incursões templárias.
Tudo isso é útil porque até que a base fique totalmente protegida, os Templários tentarão retomá-la. Eles vão atacar, e se você levantar suspeitas (indicadas em um medidor na tela), a morada vai ficar em perigo. Então você vai ter que jogar um minigame de Tower Defense que não é muito legal. Por isso, evolua seus capangas para o nível 15 e resolva todos os seus problemas.
Colete os fragmentos da Animus assim que possível.
Eles são pequenos cubos brilhantes que flutuam por toda Constantinopla e que normalmente ficam em lugares altos. Ouça o barulho que eles fazem, ligue sua Eagle Vision e procure bem. Tente pegá-los de um jeito ou de outro, mesmo que for no meio de uma missão. Por duas razões:
Eles destravam os trechos jogados com Desmond
Essas partes são boas de verdade. E estranhas. São quebra-cabeças em primeira pessoa que explicam muito do passado do personagem, quem ele é e o que está se tornando. Logo, logo vamos (provavelmente) jogar um Assassin’s Creed em que ele esteja no comando, então é bom saber mais da sua vida. Há 100 fragmentos do Animus no mundo, mas são necessários apenas 25 ou 30 para desbloquear todos os capítulos de Desmond. Dá para jogar vários deles em uma só sentada.
…e também destravam mapas
Depois de 30 ou mais fragmentos do Animus, você pode comprar um mapa especial. Ele indica páginas que um Assassino de Constantinopla escondeu pela cidade, e elas habilitam uma fase secreta e, por consequência, a armadura mais legal da série toda. Não é possível pegar todas as folhas até o capítulo 5, então não precisa ter pressa.
Compre os mapas dos livreiros
Assim que você começar a renovar as livrarias da cidade, compre os mapas de tesouro. Não estou dizendo que você precisa pegar cada um dos baús do mundo, mas é bom poder encontrá-los com facilidade para conseguir dinheiro e ingredientes para bombas.
Use a opção de testar bombas
Assim que você aprender como criar bombas, use a opção no menu para testá-las. Você será transportado para uma área separada na qual pode testar todas as combinações de explosivos e seus efeitos tanto nos inimigos quanto nos transeuntes. Nesse modo você poderá captar todas as nuances do sistema de bombas, fazendo um dos melhores elementos de Revelations ficar ainda mais útil.
Tente pegar 1000% em todas as missões
A maioria das missões do jogo tem objetivos secundários que normalmente envolvem ser mais furtivo, ficar mais nos telhados e não ser detectado. Se você consegue, completa a missão em 100% em vez dos 50% “normais”.
Tente sempre completar esses objetivos, já que eles incentivam a entrar mais no personagem de Ezio e ser menos um Rambo de espada. A recomensa pelo 100% são cheats para o jogo, mas isso não importa. Tente ser perfeito pelo clima.
Jogue o multiplayer também
Porque ele é bem legal.