quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Final Fantasy e o possível flerte com RPGs de ação




Blasfêmia, blasfêmia, preparem a fogueira: de acordo com o produtor de Final Fantasy XIII-2,Yoshinori Kitase, o próximo jogo da série Final Fantasy  poderia ser um RPG de ação. Absurdo? Não, simplesmente uma evolução natural para a série, de acordo com o produtor.
O aumento da popularidade dos RPGs de ação, segundo Kitase, é “uma tendência que você ignora por sua conta e risco”. Ele disse à revista Edge que a natureza da franquia é apresentar algo novo a cada nova versão. “No mercado global, vemos muitos jogadores se afastando de jogos com sistemas de combate baseado em turnos e favorecendo o que você pode chamar de RPG de ação.”
“Os sistemas de batalha em FFXIII e FFXIII-2 tem elementos de velocidade e ação que são as palavras-chave para nós, embora isso não necessariamente signifique que vamos manter o mesmo esquema de combate nos nossos próximos jogos”, acrescentou Kitase. “Isso é algo que só o tempo pode dizer.”
Interessante. Apesar de brincar com vários sistemas de combate “quase em tempo real” em jogos como Final Fantasy XII, a série sempre manteve-se fiel à mecânica de batalha por turnos. É uma característica que define a série. Fugir disso seria um passo gigantesco e arriscado para a Square Enix, principalmente se você levar em consideração a base de fãs nada passiva que a série formou ao longo das últimas duas décadas.