sábado, 26 de novembro de 2011

Future Soldier está fora do PC por culpa da... pirataria



Existe um novo Ghost Recon todo moderninho chegando em março de 2012. O nome dele é Future Soldier, jogo que vai ser lançado para consoles, mas não para PC. Quem joga no computador vai precisar se contentar com Ghost Recon Online, um jogo “free-to-play”. Mas por quê? É a Ubisoft, então tente adivinhar.
“Estamos dando a maior parte do conteúdo de graça para que não exista uma barreira de entrada”, disse Sébastien Arnoult, da Ubi, em entrevista à PC Gamer. “Para quem tradicionalmente pega seus jogos no Pirate Bay, é como se nós disséssemos ‘Ok, galera, vão em frente. É isso que vocês pediram. Nós ouvimos vocês – nós estamos dando essa experiência. É fácil de baixar, não tem DRM para atrapalhar seu jogo.”, completou Arnoult, dizendo que é a tentativa de Ubisoft de entender e se adaptar ao jogador de PC.
Certo, mas é motivo para nem sequer lançar Future Soldier no PC?
“Quando começamos Ghost Recon Online, nós estávamos pensando em Ghost Recon: Future Soldier; fazer algum ‘port’ da maneira clássica, sem nenhuma adaptação profunda, porque sabemos que 95% dos nossos consumidores vão piratear o jogo. Então dissemos ‘ok, precisamos mudar nossa mentalidade’.”
Eu diria que a Ubisoft tem problemas em atrair consumidores que pagam porque seus jogos de PC chegam atrasados e cheios daquela proteção DRM superlegal, e que ela, assim como tantas outras produtoras, parece fazer vista grossa à pirataria no Xbox 360… mas isso não seria novidade para ninguém.
>> Ghost Recon Online e a pirataria [PC Gamer, em inglês]