quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Morrowind e Cyrodiil estão dentro de Skyrim!


Um finlandês de 19 anos estava jogando o interminável The Elder Scrolls V: Skyrim no seu PC e ficou encucado com um dos limites do jogo – mesmo o mapa de Skyrim sendo enorme ele não é do tamanho do planeta Terra como em Minecraft – e resolveu entrar em modo no-clip para ver o que existia além da área jogável.
Se você está mais perdido do que cego em tiroteio, vamos relembrar um pouco do “universo” de The Elders Scrolls.
Todos os jogos da série se passam no planeta Nirn, especificamente no continente Tamriel. Existem outros quatro continentes, mas nenhum jogo ainda os explorou (ou seja, essa série tem história para mais uns 30 jogos fácil…). O continente de Tamriel é dividido em nove províncias, conforme podemos conferir nesse mapa.
O primeiro jogo da série, The Elder Scrolls: Arena (1994) foi o único a se passar em todo o continente de Tamriel, mas sua engine gerava randomicamente o mapa de forma procedural a medida que você progredia. The Elder Scrolls II: Daggerfall (1996) permite que você explore as províncias de High Rock e Hammerfell, mas já num formato mais fixo como os sandboxes de hoje em dia. A partir do incrívelThe Elder Scrolls III: Morrowind (2002), que ocorre apenas em Morrowind, os jogos da série Elder Scrolls passaram a ficar limitados a uma única província, embora o nível de imersão seja cada vez maior. E para terminar, as tramas de The Elder Scrolls IV: Oblivion (2006) e The Elder Scrolls V: Skyrim(2011) acontecem respectivamente nas províncias de Cyrodiil e Skyrim.
Agora observem novamente o mapa. Skyrim está localizada justamente entre todas as outras províncias dos jogos anteriores! A oeste temos as províncias encontradas em Daggerfall, ao sul a de Oblivion e a leste a de Morrowind.
De posse dessas informações já podemos entender o que o finlandês aprontou. O cara estava mais ou menos aqui…
… que é a área mais próxima de Morrowind de dentro de Skyrim. Se você começar a viajar para o nordeste a partir de Stendarr’s Beacon encontrará um desfiladeiro entre duas montanhas. Se continuar por ele vai chegar nesse portal:
E o curioso é que não dá para atravessá-lo, pois a área jogável de Skyrim termina exatamente nele. E o que fez o malandro? Ativou o modo non-clip e continuou sua jornada para ver o que existia além dele. E não é que tinha coisa?
A essa altura o nosso jovem explorador já tinha ultrapassado e muito os limites jogáveis de Skyrim. Ele estava mais ou menos aqui:
Como deu pra perceber, as texturas vão caindo de qualidade, mas mesmo assim o caminho ainda está lá. O rapaz conseguiu algumas imagens de Vvardenfell, inclusive, na primeira podemos ver o vulcão que destruiu parte de Morrowind.
E como o rapaz é muito persistente, resolveu ver o que tinha pelas bandas de Cyrodiil…
Agora uma comparação entre a região de Cyrodiil de Oblivion com a encontrada em Skyrim:
Dá pra perceber nitidamente que o que foi encontrado em Skyrim é de uma escala menor do que o existente em Oblivion, mas mesmo assim é algo bem grande e o mais importante de tudo: está lá. Escondido, em baixa resolução, em menor escala, mas está lá!
Resta agora saber o motivo. Existem três hipósteses:
  1. A Bethesda colocou essas áreas apenas para marcar território e dar um pouco mais de “realidade” ao jogo;
  2. A Bethesda deu a deixa para os modders criarem seus conteúdos e expandirem o mundo jogável de Skyrim;
  3. A Bethesda está preparando terreno para um possível DLC que expandiria oficialmente o mapa de Skyrim.
Eu, obviamente,  torço muito  pela terceira opção e até acredito que isso seja possível por que eles gostam muito dinheiro, um DLC desse porte seria um sucesso estrondoso, e também porque ela já fez isso em Oblivion quando lançou o o mega DLC The Elder Scrolls IV: Shivering Isles.
Se a Bethesda realmente lançar um DLC desse porte, veremos muitos nerds sendo dragados definitivamente para o fantástico mundo de Elder Scrolls…