segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O que esperar do PlayStation 4


Mal começamos 2012 e os rumores sobre os consoles da próxima geração já começaram a tomar conta do noticiários especializados em videogames. Sexta-feira retrasada,O site MCV  garantiu que na E3 deste ano teríamos a revelação dos novos PlayStation e Xbox durante as conferência de Sony e Microsoft, respectivamente. No dia seguinte a PS Magazine coloca mais lenha na fogueira que o ( PS4) será melhor que o (Xbox 720 ) .


Será que os novos consoles estão mesmo para ser anunciado em breve ou isso não passa de jornalismo sensacionalista com o intuito de atrair leitores e aumentar seus pageviews? Acredito que um pouco dos dois. Oficialmente ,(PlayStation 4) e (Xbox 720) existem apenas no imaginário coletivo. Por outro lado, sempre que muitos rumores sobre determinado assunto começam a surgir é sinal que alguma coisa existe, afinal de contas (onde há fumaça, há fogo)
Vamos então partir do princípio que o PlayStation  4 já é uma realidade nos bastidores da Sony e será mesmo divulgado esse ano durante a E3 (mesmo que ela negue isso veementemente ) ou em outro evento qualquer. Como seria esse novo console da Sony? Não me refiro ao visual, mas as suas características e funcionalidades. Vamos tentar  imaginar um pouco sobre o assunto, mas focando apenas no console, os jogos trataremos num próximo artigo.
ARMAZENAMENTO DOS JOGOS 


Aqui eu enxergo três caminhos possíveis:
1. Continuar com o bom e velho Blu-ray.  O Blu-ray ainda tem lenha pra queimar, isso é fato. Pouquíssimos são os jogos para PlayStation 3 que utilizam BD (Blu-ray disc) de duas camadas (até 50 gigabytes). Um jogo AAA só utiliza BD de dupla camada quando esse jogo é abarrotado de CGs em Full HD (Final Fantasy XIII) ou quando ele possui uma versão em 3D (Killzone 3), o que praticamente dobra o tamanho do jogo, fora isso, a maioria esmagadora dos jogos mal utilizam os 25 GB de um BD. Pudemos constatar isso quando começaram a surgir jogos AAA na PlayStatiotn Store; a maioria deles oscila entre 10 a 15Gb, e estamos falando de jogos como Mass Effect 2, Battlefield 3, inFAMOUS 2, Fifa 12… E para quem não sabe, já existe desde 2010 uma especificação técnica para utilização de com discos Blu-ray com até 100/128Gigabytes ! Ou seja, espaço o Blu-ray tem de sobra, principalmente para a indústria cinematográfica. Alguns defendem que a Sony irá lançar outro disco ótico, eu discordo. O PS1 utilizou CD pois era o melhor formato da época; o PS2 utilizou DVD pois era o melhor formato da época; o PS3 utilizou BD pois era o melhor formato da época; e até o momento não existe nenhum formato em vista para substituição dos Blu-rays para comercialização de filmes. Não se esqueçam que a Sony, além de fabricar videogames, também fabrica eletrônicos e possui um estúdio em Hollywood para produção de cinema e TV e embora ela diga que suas empresas são independentes, tudo é parte de uma mesma engrenagem, ou seja, se o cinema está feliz com o Blu-ray, porque o PlayStation 4 viria com uma nova mídia ótica? Não faz sentido.
2.Partir para mídias baseadas em memória flashUma saída interessante. Seria como um nostálgico retorno aos nossos saudosos cartuchos. A grande vantagem aqui seria a velocidade de acesso ao jogo. Com um barramento bem projetado para leitura do “cartucho” poderíamos ter um acesso estupidamente mais rápido do que o de um leitor ótico de Blu-ray, eliminando assim a necessidade do jogo precisar instalar dados no HDD do console. E vou mais além, esse cartucho poderia inclusive ser projetado para permitir a atualização do jogo dentro do próprio cartucho! O problema: custo. Os discos de Blu-ray já são produzidos em larga escala e com custo baixíssimo, a não ser que a memória flash baixe muito de preço até o lançamento do PS4 é pouco provável que a Sony vá por esse caminho.
3.
  1. Adeus mídias físicas! E por que não? Existe forma mais simples para os gananciosos grandes estúdios acabarem com o mercado de jogos usados do que simplesmente banir as mídias físicas? A velocidade de internet domiciliar cresce assustadoramente a cada ano. Na Europa, Japão e Estados Unidos já é comum usuários com velocidades de 50, 100 mbps e até bem mais que isso. Nós brasileiros podemos não estar vivendo esse mar de rosas, mas quem disse que a Sony pensaria no brasileiro na hora de projetar um novo console? Steam,  iTunes Store e Netflix são provas cabais de que qualquer conteúdo pode ser comercializado de forma 100% digital. Mas existe um contrapeso nessa história: o varejo. Wal-Mart, Best Buy, Amazon, etc e etc, ficaram p… da vida quando a Sony lançou o PSP Go e aboliu as mídias físicas. E o que aconteceu? Ameaçaram boicote e a Sony teve que disponibilizar um sistema de vouchers onde o cara ia em uma dessas lojas e comprava um “vale-jogo” para ser baixado posteriormente em sua casa.
Eu acredito que as três hipóteses não possam ser descartadas, mas se tivesse que escolher a mais provável ficaria com as mídias em Blu-ray. Mas como desejo pessoal, prefiro a volta dos cartuchos turbinados pela tecnologia atual de armazenamento em memórias flash.

Dualshock 4 biométrico















Eu acredito que no PS4 teremos mais um Dualshock, porque afinal de contas, alguém acha mesmo necessário um controle totalmente remodelado? Se a Sony realmente partir para um novo controle ela terá que ter muito cuidado, porque o seu Dualshock, ergonomicamente falando, é um dos melhores joysticks de todos os tempos, isso é inegável.
O que precisaria ser adicionado em um Dualshock 4? Eu penso em duas coisas interessantes: touchpad traseiro (tipo o do Vita) e biometria. O touchpad seria interessantíssimo para ferramentas de criação como as de Modnation Racer, ou mesmo para uma retrocompatibilidade com jogos do Vita através do PS4.
Já a bioemetria poderia abrir imensas possibilidades para os jogos do PS4. Imaginem num jogo de terror onde determinados pontos do mapa podem conter ou não uma surpresa. Tipo, se o jogador está muito calmo, o jogo percebe isso pela biometria do DS4 e coloca algumas “surpresinhas” escondidas naquele beco escuro quando o jogador passar por perto. Em contrapartida o jogador poderia configurar nas opções do jogo para “pegar leve” quando ele estiver muito tenso, evitando assim um possível infarto. 
Outra adição legal da biometria seria um histórico sobre os seus jogos. O PS4 poderia registrar, por exemplo, que você fica bastante nervoso quando joga Fifa e fazer recomendações de jogos mais calmos quando ele sentir que você está prestes a explodir.
Já existe uma patente registrada pela Sony para implementação de biometria em interfaces de jogos .
Outra coisa muito bem vinda seria um botão no próprio Dualshock para abrir a central de comunicações do PS4, evitando todo aquele aborrecimento para se ler uma mensagem de texto como comentaremos mais abaixo.
Não tenho a mínima ideia se esses recursos podem ser implementados simultaneamente em um dispositivo das dimensões do Dualshock .
KINECTSTATION

Sinceramente não sei se a Sony vai insistir com o Move, pois ela parece que não faz a menor questão que desenvolvam jogos com suporte ao seu controle de movimentos. A maioria dos jogos “only for move”oscilam entre medianos e ruins e dos hardcore parece que só mesmo Killzone 3 e Resistance 3 foram bem implementados.
O Kinect por outro lado não é apenas um controle de movimentos, ele é uma interface gestual, facial e vocal entre o jogador e seu Xbox. Os jogos para Kinect são em sua maioria medianos pra baixo, é verdade (com exceção dos jogos de dança que realmente são espetaculares), mas a grande sacada do dispositivo é a interação homem/máquina.
Imaginem. Você liga seu PlayStation 4 através do Dualshock 4, a câmera interna do console te reconhece através de uma leitura facial e já faz o logon automático em sua conta da PSN. Você insere o disco do Fifa 15 e antes do jogo ser executado o console percebe pela biometria do DS4 que você está um pouco nervoso naquele momento (acabou de brigar com sua namorada, por exemplo), e como ele sabe que você fica muito estressado quando perde partidas online no Fifa, te sugere que vá assistir alguma comédia no Netflix ou então jogar Zen Pinball 2.
E talvez nem precise tanto esforço assim, basta a Sony evoluir a PlayStation Eye e teríamos no PS4 tanto as funcionalidade do Move quanto as do Kinect. Por que não?
MEMÓRIA RAM










Eu não vou me alongar muito aqui, porque falar mal da memória do PS3 é chover no molhado e também, porque todas as sugestões abaixo dependem de mais memória RAM do que o PS3 possui.
Eu não posso responder pela Sony, mas tenho quase certeza que o PS4 virá com memória suficiente para os desenvolvedores pintarem o 7 com o novo console da Sony. A queimação de filme com a memória do PS3 foi tão grande que se a Sony insistir nesse erro vai ter muito dono de PS3 migrando para a concorrência.
Agora, por favor, não fiquem achando que o PS4 virá com 10Gb de RAM e 4GB de VRAM tal qual um supercomputador. Os videogames são videogames e não computadores, por isso eles ainda se chamam videogames. Entenderam? Comparar as necessidades de hardware de um videogame com um computador é o mesmo que comparar o período de hibernação de um urso polar com o processo de criação do novo gibi do Batman – acho que eu me fiz entender com esse disparate. Um computador pode fazer várias coisas ao mesmo tempo (multitarefa), já um videogame não precisa fazer isso, ou você gostaria de ter um widget com  a previsão do tempo na tela enquanto joga Battlefield 3?
Se é pra chutar, eu arrisco que o PS4 virá com uns 4GB de RAM, mas de uma memória extremamente rápida, tipo a XDR Rambus do PS3.
Mais uma vez: um videogame não é um computador. Ele precisa ser barato, ocupar o menor espaço possível e não se transformar em uma torradeira ambulante. Ele precisa custar em torno de $300 obamas, o PS3 veio a 600 pilas e foi aquele fiasco no lançamento.
INTERFACE REMODELADA 









Eu vejo muita gente reclamando do XMB porque é muito simples, que a interface do Xbox é isso e aquilo. Santa frescurada, Batman. O XMB é simples e funcional e ponto final. Mas convenhamos, ele já deu o que tinha que dar. Você não pode pensar em algo novo sustentado por outro algo antigo. Eu só espero que a Sony mantenha a mesma postura do XMB e crie algo novo, e que seja agradável e funcional. Se ela partir pra uma tática “vou imitar o Xbox” podemos ter problemas.
A Microsoft mesmo fez um ótimo trabalho com o seu Windows Phone 7, ignorando completamente os iOS e Androids da vida. Fez algo novo, só dela, como a Sony fez quando lançou seu XMB no PSP. E é isso que queremos novamente da Sony quando for lançar o PlayStation 4.
A nova interface precisará melhorar a comunicação com a nossa lista de amigos. O sistema mensageiro do PS3 é útil, mas muito ruim para leitura. Se você está jogando e recebe uma mensagem, precisa apertar o botão PS, se deslocar até a sua lista de amigos, selecionar a caixa de entrada, localizar a nova mensagem e só então abrí-la. Válha-me Deus, que martírio! A Sony precisa pensar seriamente em reduzir esse processo, quando uma mensagem chega com você online, a interface precisa ser ágil o suficiente para te dar acesso a essa mensagem de uma forma bem mais rápida e visível que a atual. Tipo, eu pressiono PS e já recebo um imenso aviso de que há uma nova mensagem com um atalho para sua rápida leitura. Bem melhor, não acham?
E por falar em comunicação, não é possível deixar de falar sobre o recurso mais solicitado por 11 a cada 10 donos de PlayStation 3: o cross-game chat. Bem, não há muito o que falar aqui. Já sabemos que o PS3 não terá o cross chat por limitações técnicas, mas como o Vita já possui tal recurso (e com apenas 512Mb de memória RAM), é mais do que natural que o PS3 já venha com o cross chat habilitado.
E lembrem-se, o PlayStation 4 precisa de uma nova interface não porque o XMB é falho, mas porque ele já cumpriu a sua missão.

DESENVOLVIMENTO DE APPS








A nova interface, aliada a um hardware mais parrudo (leia-se: memória suficiente) poderá permitir a criação não só de jogos, mas de alguns Apps úteis para o PS4. No PS3 já temos alguns, mas são escassos: Photo Gallery, PlayMemories, Netflix, Mubbie. Mais acima eu brinquei com a possibilidade de um widget com previsão do tempo na tela durante a jogatina, mas por que não um sistema de widgets customizáveis durante o pressionamento da tecla PS? Você está doutrinando os vilões de Gotham City na pele do Batmão em uma sexta-feira à noite, quando sua esposa adentra no seu solo sagrado de jogatina e sugere uma praia para o dia seguinte. Imediatamente, você pausa o jogo, pressiona o PS e verifica na hora a previsão do tempo para amanhã. Uma coisa útil, que não está ligada games, mas que inserida no seu console de forma adequada e não intrusiva, não atrapalhará em nada sua jogatina.
Mas sem memória suficiente, nada de apps e muito menos apps trabalhando em background.
NOVO NAVEGADOR








O navegador de internet do PlayStation 3 é muito ruim, e todo mundo sabe disso, inclusive a Sony. O que eu mais vejo são donos de PS3 esbravejando “indignados” com o pífio navegador do seu console e vivem querendo que a Sony faça um melhor. Meus filhos, acordem. Se o PS3 não tem memória suficiente para implementar um sistema de cross-chat, vocês acham que ele teria memória suficiente para rodar um navegador decente? Os navegadores de internet mais modernos precisam de um número razoável de memória para trabalhar (e não é pouca).
Se você faz parte do time dos chorões, fique tranquilo é bem provável que o PS4 venha com um navegador bem melhor que o do PS3, pois memória não irá faltar.
Vai que a Sony coloca um Google Chrome PlayStation Edition no PS4?
Post original tirado do gamegen .

Agora é com vocês, deixem suas opiniões sobre o que querem que apareça no PS4.