sábado, 3 de março de 2012

Steam Box: Valve pode apresentar novo "console" na GDC 2012


Alguns rumores começaram a circular nas últimas horas, graças a uma declaração que a Valve deu ao site Penny Arcade: "Se nós tivermos que vender hardware, certamente o faremos". Agora, novas informações de pessoas ligadas à empresa responsável pelo Steam dão dicas de que uma nova plataforma pode estar sendo desenvolvido para concorrer com Xbox 360 e PlayStation 3.
Segundo informações do site The Verge, até mesmo o hardware do protótipo do Steam Box já estaria quase definido para ser apresentado na GDC 2012. O console seria equipado com processador Intel Core i7, 8 GB de memória RAM DDR3 e chips de processamento gráfico da NVIDIA, sendo todos equipamentos high-end para os usuários mais exigentes. 
Um dos maiores pontos positivos é a desenvolvedora do projeto. A Valve possui conhecimentos muito profundos em hardware de computadores, por isso sabe exatamente quais são os melhores equipamentos para os jogos mais pesados. Isso garantiria o sucesso na adequação do sistema. Mesmo que o projeto venha a ser uma plataforma aberta (em que várias desenvolvedoras podem trabalhar, assim como o Android), especula-se que a Valve vá ter controle sobre o hardware utilizado.
Outra vantagem é relacionada à distribuição dos games. Como o Steam é baseado em distribuição digital, todos os games poderiam ser entregues na data de lançamento, sem precisar esperar por importações e distribuição nas lojas. Isso sem falar nas centenas de títulos que já existem para a plataforma. Para os gamers de PC que estão pensando em questões de hardware, o Steam Box deve funcionar da mesma maneira que um computador, que pode ter os componentes atualizados (upgrades).
Em 2011, a Valve registrou uma patente de um novo controlador de games. Caso o Steam Box seja realmente confirmado, é muito provável que este seja o controle. Há ainda relatos de que o sistema vai trazer mecanismos biométricos para várias funções (o que pode incluir sistemas de feedback tátil). Outra novidade esperada é relacionada ao conteúdo de vídeo. O Steam Box deve ser também uma central de mídia, concorrendo diretamente com dispositivos especializados, como a Apple TV.
No começo da semana que vem, de 5 a 9 de março, a Valve estará na Game Developers Conference que acontece em São Francisco (Califórnia). Teremos de esperar até lá para uma possível confirmação (ou uma decepcionante negação) do Steam Box.