quarta-feira, 20 de junho de 2012

Especial review : Nintendo Wii U


A Nintendo anuncio o Wii U (pronunciasse  ''we YOU''.''nós vocês'') na e3 2011.

O grande diferencial do aparelho é o controle - que funciona como um tablet,com tela de 6,2 polegadas sensível ao toque , dois direcionais analógicos, quatro botões de face , quatro de ombro, acelerômetro,câmera,microfone e giroscópio .


O Wii u comportará vídeos em alta definição em alta definição (1080p,1080i,720p,480p e 4801) e  terá navegação pela internet , desenho ,possibilidade de jogar tanto na tela da TV quanto na tela do controle, possibilidade de se tornar uma câmera secundária em games , e a utilização dos acessórios e games do console anterior da Nintendo, o Wii.



Jogos Wii u :


A Nintendo  confirmou uma lista de games que já têm lançamento planejado para o Wii U, o novo console da companhia, que será lançado no final do ano. Confira:

Lançamento até o Natal

Aban Hawkins & the 1,000 Spikes
Assassin's Creed III
Batman: Arkham City Armored Edition
Ben 10: Omniverse
Chasing Aurora
Cloudberry Kingdom
Darksiders II
Family Party: 30 Great Games (título provisório)
Jett Tailfin
Just Dance 4
LEGO City: Undercover
Marvel Avengers: Battle for Earth
Mass Effect 3
NBA 2K13
New Super Mario Bros. U
Ninja Gaiden 3: Razor's Edge
Nintendo Land
Rabbids Land
Rise of the Guardians: The Video Game
Runner 2: Future Legend of Rhythm Alien
Scribblenauts Unlimited
Sing (título provisório)
Sonic & All-Stars Racing Transformed
Sports Connection
Tank! Tank! Tank!
Tekken Tag Tournament 2 (título provisório)
Trine 2: Director's Cut
Wii U Panorama View (título provisório)
Your Shape: Fitness Evolved 2013
ZombiU

Games que chegarão às lojas até quatro meses depois do lançamento do console

Game & Wario (título provisório)
Pikmin 3 Project P-100 (título provisório)
Wii Fit U

Jogos da E3 2012 :


ikmin 3

A série criada por Shigeru Miyamoto retorna, agora em alta resolução - e foi o grande anúncio da empresa nesta E3 (o que não empolgou a maioria). O jogo de controle dos simpáticos bichinhos pikmin está bem-feito - e é possível ver cada um deles correndo pra todos os lados em busca das desejadas frutas pelo mapa -, e agora tem o suporte do gamepad, o controle/tablet do Wii U. No entanto, com o alardeado poder do Wii U esperava-se algo ainda melhor... os gráficos parecem um tanto duros nesta fase do desenvolvimento.

Ainda podem ser anunciadas mais funcionalidades, mas a única vantagem por enquanto do gamepad no título é servir como um mapa (ou para jogar, já que todos os games do aparelho independem de uma televisão, podendo ser jogados no controle). Um novo pikmin também foi revelado, o de pedra, que pode ser usado para quebrar certos elementos no cenários.

Divertido, mas longe da qualidade desejada de um grande game carro-chefe para o lançamento de um novo console.

New Super Mario Bros. U

Nenhum novo console da Nintendo estaria completo sem um novo Mario Bros. - e este chega trazendo New Super Mario Bros. U, a continuação do jogo no estilo clássico de plataforma - a ser vendido em formatos físico e digital simultaneamente. Agora, além das quatro pessoas em tela jogando, uma quinta pode colaborar colocando blocos pelo cenário, parando inimigos e salvando os amigos na última hora.

O funcionamento é simples, o quinto jogador, com o gamepad em mãos, simplesmente toca na tela para posicionar os blocos. Um toque duplo cria um bloco com moedas. Bater com o dedo nos inimigos os atrasa ou derruba (no caso das tartarugas). Apesar de parecer simplista, a ideia é bem interessante, especialmente quando o jogador que controla Mario deseja realizar uma corrida de velocidade, tentando cruzar a fase o mais rápido possível. Para tanto, a integração entre os dois jogadores precisa estar afinada.

Sem falar que Mario nunca esteve tão bonito! O visual HD para um estilo tão conhecido e apreciado é uma bem-vinda novidade. Veja uma demonstração.

Nintendoland





O parque temático, cheio de mini-jogos, coloca os personagens da casa em diversas atividades. Pude experimentar quatro deles:

Luigi’s Ghost Mansion

Uma evolução do "pega-pega" mostrado em 2011 na feira. O jogador com o gamepad controla um fantasma que pode ver (através da tela do controle) a posição dos outros quatro jogadores, com os wiimotes normais. Eles, por sua vez, não podem ver o jogador-fantasma, já que olham todos para a TV. Os caçadores podem sentir a presença do fantasma, quando seu controle vibra - e devem rapidamente apontar suas lanternas (com uma bateria limitadíssima) para ele, enfraquecendo-o. Eles devem jogar em equipe se quiserem encurralar a assombração e vencê-la.

O fantasma, por sua vez, pode derrubar os oponentes, agarrando-os. Uma vez que isso aconteça, o jogador só retorna se outro o ajudá-lo, ligando sua lanterna sobre ele (e gastando as preciosas pilhas). No processo, porém, ele fica vulnerável, então novamente entra em jogo o trabalho em equipe. O fantasma vence se acabar o tempo ou se os quatro jogadores desmaiarem. Os caçadores vencem se ele for derrotado. O título é divertidíssimo e requer muita interação do grupo de jogadores.

Takamaru’s Ninja Castle

Fraco e cansativo, esse mini-game consiste em lançar estrelas ninja, as shirukens, em inimigos que surgem na tela. Para tanto, deve-se segura o gamepad com a lateral apontada para a tela da TV (um cursor surge como mira) e deslizar o dedo rapidamente pela tela sensível ao toque do controle. Quanto mais rápido e forte for o movimento, mais longe as estrelas vão. Quanto menos estrelas forem disparadas, maior a pontuação. Uma fase foi suficiente para que os braços começassem a doer com o esforço que, simplesmente, não valeu a pena.

The Legend of Zelda: Battle Quest

Se você esperava um novo jogo da série Legend of Zelda para o lançamento do Wii U, este é o máximo que você terá. Neste mini-game baseado na franquia de RPG, os Miis vestem roupas parecidas com as de Link e enfrentam inimigos em cenários sobre trilhos. Quatro (com os wiimotes) usam espadas e escudo, enquanto um segue atrás, com o gamepad com uma mira no centro da tela, para disparar flechas. Igualmente dispensável.

Donkey Kong’s Crash Course

Com visual que remete ao Donkey Kong original, o mini-game coloca um carrinho sobre trilhos, no topo de uma construção. O objetivo é descer até a segurança do solo. Deve-se segurar o gamepad com os braços esticados, como se fosse um volante, e ir inclinando o aparelho para a esquerda e direita, para que o carrinho escorregue.O problema é que não demorar para que a tarefa prove-se dificílima, exigindo uma combinação perfeita de ângulo e velocidade (prova de que o giroscópio e acelerômetro do gamepad estão muito precisos!), o que gera enorme frustração e um desejo de tentar de novo... e de novo... e de novo. De todos os mini-games, de longe o mais viciante.

ZombiU

Já analisamos o ZombiU aqui, mas no estande da Nintendo foi demonstrado uma nova funcionalidade do game, a competição. Enquanto um jogador assume o papel clássico de sobrevivente, com todas as armas normais esperadas, o outro controla no gamepad o mapa e pode fazer surgirem zumbis de todos os tipos, obrigado o sobrevivente a improvisar a todo instante e ficar muito mais esperto do que ficaria enfrentando a máquina. Interessante adendo para o jogo.

Scribblenauts Unlimited

O surpreendente game de Nintendo DS, em que você escreve milhares de palavras e as vê criando vida na telinha, terá uma nova aventura para o Wii U. Nela, todas as funcionalidades do original continuam, agora em HD, e uma novidade impressionante é adicionada. É possível criar seus próprios objetos e palavras - e compartilhá-las com o mundo. O recurso é extremamente viciante. O editor de objetos permite que você abra qualquer palavra existente no gigantesco catálogo do game e as edite, pegando um pedaço qualquer, trocando cores, texturas e agregando outras novidades. Em apenas 5 minutos criei um caminhão com pernas de gorila disparador de fogo e um agressivo mochileiro-vespa que matava tudo o que via pela frente.

Para tanto, você deve escolher as partes, misturá-las e dizer que tipo de comportamente elas têm: se estão vivas, se boiam, se queimam, se sofrem com eletricidade, se são pacíficas, se flutuam no espaço, sua velocidade, peso... enfim, são dezenas de listas para clicar. Os mais detalhistas encontrarão trabalho ali para horas, enquanto que os que só estiverem buscando diversão poderão simplesmente dar copiar/colar em elementos prontos e rir com as novidades criadas.

Batman: Arkham City - Armored Edition

O último jogo testado foi a versão para o Wii U do aclamado Batman: Arkham City. A demo ainda estava bem inacabada, mas pude conferir três das novidades. A primeira, a que dá o nome "edição couraçada" ao game: Batman pode endurecer sua armadura, tornando-a mais resistente e forte por breves períodos (não entendo a necessidade disso em um jogo já perfeitamente balanceado, mas tudo bem). As outras novidades, bem mais interessantes, dizem respeito à integração do título com o gamepad.

No jogo, o Cavaleiro das Trevas o tempo todo recorre a um controle em seu braço direito, onde tecla comandos. O gamepad é esse controle - e você pode clicar e selecionar inventório direto na tela, facilmente. O controle também se transforma no aparelho com que o herói identifica sinais e procura missões secundárias (você só vê as ondas de rádio na telinha, com a tela da TV limpa, sem informação e contando apenas com o jogo em si). Pra completar, o "batrangue" com controle remoto do herói ficou ótimo de se controlar com o uso do gamepad. Basta lança-lo no ar e a telinha nas suas mãos vira a mira da arma. Para mudar direção e arrumar a trajetória basta inclinar o controle para os lados ou para cima e para baixo.

O Wii U chegará às lojas no final do ano. No Brasil, a empresa pretende diminuir ao máximo o tempo de espera, buscando um lançamento simultâneo. Valores não foram revelados ainda.

Assista aos trailers de todos esses games na página da conferência da Nintendo na E3 2012

Hardware :


Hardware : Wii U ostenta um IBM microprocessador multi-core e um costume AMD Radeon HD Graphics. Basicamente, isso significa que o U Wii vai ser tão poderoso, se não mais poderoso do que o PlayStation 3 e Xbox 360! Wii U vai suportar 1080p HD gráficos, cartões de memória SD de memória,  e 4 portas USB para acessórios. Os discos de jogos especiais para o U Wii será semelhante a uma única camada BluRay disco em espaço de memória.

O U Wii terá total compatibilidade com a Wii, incluindo todos os acessórios, tais como os Wiimotes e Balance Board e Classic Controller. Assim como o Wii, o novo console terá uma barra de sensor. No entanto, não vai apoiar Gamecube jogos ou controladores de Gamecube.

Main Application Processor

PowerPC architecture.
Three cores fully coherent
3MB aggregate L2 Cache size.
core 0: 512 KB
core 1: 2048 KB
core 2: 512 KB
Write gatherer per core.
Locked L1d cache DMA per core.
bom segundo as specs o processador e um power 7 feito sobe medida para a nintendo ele tem 3 nucleos fisicos cada um com 1 tread oque seria 3/3 diferente do PS3 que e um processador com 1 nucleo e varios treads os boatos e que o processador do PS3 tenha 4 a 6 treads

INTENDA oque e um tread : Treads em processadores e a capacidade do processador pegar um processo principal e dividir ele em varias parte. basicamente você tem um processador com 1 nucleo principal e varios virtuais 

O processador do wii-U mi lembra muito o do xbox360 acho bem possivel que seja o mesmo processador do xbox360, porem atualizado com as novas tecnologias dos power7 da IBM e com mais Cache e core clock maior o processador do xbox360 tem 1MB contra 3MB do Wii-u o processador do xbox360 roda a 3.2ghz os boatos e que o core clock do wii-u rode a 3.6GHZ
acho que seria de 15 a 20% melhor que o do xbox360

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Main Memory
Up to 3GB of main memory CAT-DEVs only Note: retail machine will have half devkit memory
Please note that the quantity of memory available from the Cafe SDK and Operating System may vary.
não intendi muito bem essa parte porque dizem que o vg tem tem na verdade 1.5gb para jogos e esses 3GB para devs não imagino oque possa ser porem vamos nós basear em 1.5gb
caso seja realmente 1.5GB, para jogos seria 1GB e 512 para S.O
oque daria 768MB a mais que o PS360 ou 3x já que ambos tem 256 para jogos e 256 para o S.O lembrando que a memoria do wii-u e mais moderna deve ter um clock muito maior também


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Graphics and Video
Modern unified shader architecture.
32MB high-bandwidth eDRAM, supports 720p 4x MSAA or 1080p rendering in a single pass.
HDMI and component video outputs.
tanto o XBOX360 quanto o PS3 tem 10MB de Edram o wii-u tem 32 oque e mais que o dobro dos consoles atuais creio que isso para uma * diferença a favor do wii-u não sei muito bem a influencia disso em um hardware dedicado para jogos

abaixo uma explicação basica do que e Edram e quanto e importante a mesma para um video game
EDRam ou Enhanced DRAM é uma combinação de dois tipos de memória, a SRam e a DRam.
A SRam é uma memória estatica e muito rápida. É desse tipo de memória que o Cache dos processadores é feito.
A DRam é dinâmica, é aquele tipo de memória RAM mais comum nos PCs.
Logo some A + B: Tenho um pouco de SRam + muita DRam. É como o sistema que os PCs utilizam Keko. O teu wii-u vai procurar os dados primeiro na SRam (que é muito rapida), geralmente os dados mais utilizados ficam por lá. Se não tiver ele vai na DRam. logo quanto mais Edram melhor 

Features
Unified shader architecture executes vertex, geometry, and pixel shaders
Multi-sample anti-aliasing 2, 4, or 8 samples per pixel
Read from multi-sample surfaces in the shader
128-bit floating point HDR texture filtering
High resolution texture support up to 8192 x 8192
Indexed cube map arrays
8 render targets
Independent blend modes per render target
Pixel coverage sample masking
Hierarchical Z/stencil buffer
Early Z test and Fast Z Clear
Lossless Z & stencil compression
2x/4x/8x/16x high quality adaptive anisotropic filtering modes
sRGB filtering gamma/degamma
Tessellation unit
Stream out support
Compute shader support

GX2 is a 3D graphics API for the Nintendo Wii U system (also known as Cafe). The API is designed to be as efficient as GX from the Nintendo GameCube and Wii systems. Current features are modeled after OpenGL and the AMD r7xx series of graphics processors. Wii U's graphics processor is referred to as GPU7.
Aqui e que esta a grande diferença entre ambos o xbox360 tem dentro dele uma ati x1900 o ps3 uma nvidia 7900GT
a placa do wii-u e derivada da serie R7xx da ati. essa r7xx constitue entre as HD 4770 HD 4850 HD4870 oque e 5 gerações de placas de video acima das atuais do PS360 como assim 5 gerações hoje em dia apos o lançamento do Xbox360 já tivemos 
Nvidia : GTX200 GTX400 GTX500 e atualmente estamos na GTX600
ATi : HD 2000 HD 3000 HD 4000 HD 5000 HD 6000 HD 7000

Gpuz da HD 4770 
http://www.geeks3d.com/public/jegx/200904/ati-radeon-hd-4770-gpu-z.jpg

pegando pela mais fraca a HD4770 deve ser 4x melhor que isso sem falar que pelos specs ela sofreu atualizações ganho um core clock melhor e maior e refinamento como um suporte a tessalation entre outras coisas

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Built-in Storage
512MB SLC NAND for System.
8GB MLC NAND for Applications.
Creio que essa parte seja para baratiar o jogo porem já foi falado que você pode muito bem comprar um HD externo e usar

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Bom e isso o wii-u é sim mais forte que o PS3 e o Xbox 360 .
quero que todos aqui se lembrem dos primeiros jogos do xbox360 e ve oque ele e capaz de fazer hoje em dia com um hardware tão defasado
todos os primeiros jogos mostrados para o wii-u roda nativamente em 720P
oque e muita coisa para um console que nem ainda foi lançado

como a nintendo conseguiu fazer o wii-u rodar com 2 tabletes creio que jogos em 720p rodem ele a 60FP, jogos em 1080p a 30fps
muito provavelmente não iremos ver jogos 1080p usando os 2 tables somente jogos 720p .


O site alemão do Amazon colocou a Wii U com um preço de €399.99 e uma data de lançamento marcada para 21 de dezembro.
Na página do produto é referido que a Nintendo ainda não confirmou oficialmente o preço do console  ,  e que por isso, o preço poderá ser na realidade menor que este.
Sobre a data, não é referido aviso semelhante, no entanto, é provável que seja também uma data estimada pelo próprio site.
Está confirmado que a Wii U chegará ao mercado este ano. Mas a Nintendo ainda não partilhou mais do que essa informação.


Créditos : Uol omelete e Nintendo