sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ascension é um God of War só um pouquinho diferente


Para alguns, o novo God of War, apresentado durante a E3 2012, é muito parecido com os velhos God of War. Sim, agora tem multiplayer, mas o que a campanha solo vai mostrar de tão diferente?
No começo desta semana, David Hewitt, gerente de design da Sony Santa Monica, me mostrou o que o jogo tem de novidade. Ele jogou a demo apresentada na E3. Da última vez que eu havia visto essa demo, durante a conferência da Sony, eu não consegui ver diferenças significativas entre Ascension e os outros God of War. Mas Hewitt me explicou as diferenças.
god of war ascension
A demo começa em uma parte do jogo em que Kratos já tem muitos movimentos e poderes. Ele está com raiva, é claro. Não existe um Kratos em paz. Mas dessa vez, a raiva faz mais sentido: ele acabou de cair na armadilha de matar sua esposa e filha. Ele está em busca de vingança (é claro), mas Hewitt me disse que ele vai parecer um pouco mais humano do que nos outros jogos.
O jogo ainda é um God of War com seus milhões de monstros, quick time events e sangue. Kratos tem um conjunto de movimentos mais amplo, com novas armas secundárias que ele pode usar em combinação com suas tradicionais correntes. As armas secundárias estão mapeadas para o botão círculo, e é por isso que você não verá a “bolinha” flutuando sobre a cabeça dos inimigos enfraquecidos.
Em vez da bolinha de sempre, você verá arcos de luz, indicando que o inimigo está pronto para ser executado. Mas em Ascension existem outras alternativas além de simplesmente executar seu inimigo. Você pode usá-lo como uma arma, girando-o no ar e arremessando-o contra outros oponentes.
Kratos também pode socar e chutar. E ele pode também usar a arma de um inimigo morto, mesmo que temporariamente. Então você pode ver que a lista de movimentos está maior mesmo.
Em Ascension, Kratos tem o poder de recuperar estruturas danificadas. Na demo da E3, ele usa essa magia reconstruir um andaime destruído para que ele possa subir até o topo. Na apresentação, Hewitt fez essa parte da demo de maneira diferente.
O poder de reconstrução de Kratos pode ser revertido, também. Hewitt reconstruiu o andaime até um ponto em que ele estava tão perfeito que não havia como escalá-lo. Então o designer desfez a reconstrução até a metade do caminho, deixando a estrutura meio danificada para que Kratos pudesse subir nela. Esse, Hewitt apontou, vai ser um poder útil e interessante para ser usado em quebra-cabeças do jogo. Eu concordo: é muito mais interessante do que parecia na primeira vez.
Hewitt disse que eu veria Kratos fazendo algo surpreendente. Quando alguns inimigos atiraram lanças em alguns humanos inocentes, Kratos salvou a vida de um homem. Viu? Ele é mais parecido com uma pessoa normal nesse jogo.
Kratos pode pegar as lanças arremessadas e usá-las contra os inimigos. Ele também pode entrar em um “modo de fúria”, em que fica muito mais poderoso. Esse conceito não é novidade na série, mas funciona de forma diferente em Ascension. O medidor de raiva de Kratos é preenchido durante a batalha e, uma vez cheio, ele é acionado automaticamente. Esse modo de fúria dispara o poder do elemento que Kratos estiver usando no momento. Ele estava usando o poder do fogo na demo, o que lhe permitia usar um conjunto novo de ataques. Existem outros elementos, mas eu não vi nenhum deles.
E então Kratos lutou com um elefante monstruoso, aquele mesmo que você vê na demo da E3. E, assim como na demo da E3, foi aí que acabou a breve demonstração do jogo.
Esse jogo vai mudar radicalmente a série God of War? De jeito nenhum. Eu disse a Hewitt que tinha ficado surpreso com a semelhança de Ascension em relação aos outros jogos da franquia. Eu estava surpreso por eles não tentarem mudar radicalmente a fórmula, ou introduzir um novo panteão de deuses.
Ele me disse que as coisas ainda funcionavam bem assim, antes de me lembrar que o multiplayer é algo totalmente novo. E no multiplayer, disse ele, a equipe tentou fazer o PS3 mostrar os gráficos mais impressionantes que um God of War já teve. Isso, por sua vez, levou ao desenvolvimento de uma engine gráfica melhorada, que permite espetáculos ainda maiores na campanha solo.
O jogos da série Gears of War não são nada sutis, mas as mudanças em Ascension passam despercebidas facilmente. Ainda bem que tudo fica mais interessante quando você percebe essas pequenas mudanças.
God of War: Ascension será lançado para o PlayStation 3 em 12 de março de 2013.