quinta-feira, 20 de setembro de 2012

AMD superando NVIDIA no suporte a melhoramentos dos gráficos dos jogos



Até que enfim parece que o programa da NVIDIA chamado The Way It’s Meant to Be Played ( TWIMBP ) está para ser desafiado,   AMD nos últimos meses vem fortalecendo seu programa AMD’s  Gaming Evolved (AMDGE) com a adição de várias otimizações de performance e gráficos em vários títulos AAA de grande importância no mercado PC.  TWIMBP e AMDGE estão permitindo estas empresas ajudar os desenvolvedores a implementar diversos recursos às vezes exclusivos de cada marca de uma forma mais acelerada do que o DirectX está conseguindo introduzir.  Tais recursos são dos mais variados, a lista engloba desde novos modos de filtragem anti-aliasing, compatibilidade multi-monitor, 3D Estéreo até programação avançada de GPUs para aumento de performance.
AMDGE tem arrebanhado na splashscreen de vários games a suas otimizações, podemos citar alguns deles como Shogun 2: Total War, série Dirt da Codemasters,  Snipe Elite V2,  Nexuiz, Sleeping Dogs, Medal of Honor: Warfighter,  Hitman: Absolution, BioShock Infinite e o futuro Tomb Raider.    AMDGE já divulgou que vai incluir otimizações para Radeons em BattleField 3 também.
Mas parece que o grande lançamento do ano vai ser Far Cry 3 e este já está inscrito no programa AMDGE, não se sabe muito das melhorias focadas na AMD que virão, mas as especulações são das mais abrangentes,  fala-se de física acelerada de padrão aberto,  3D HD Ready, Eyfinity Ready,   filtragens visuais usando computação acelerada,  tudo implementado na nova versão do engine Dunia. Far Cry 3 está programado para ser lançado em 4 de dezembro deste ano pela UBISOFT e sem DRM.
Para os jogadores de PC, esta rivalidade aumentada entre ambos os programas de otimizações (concorrentes) só poderá aumentar ainda mais a qualidade dos games na plataforma, pois toda concorrência sadia é benéfica aos produtos e aos consumidores.