sábado, 20 de outubro de 2012

SONY quer investir em montar a linha PLAYSTATION no Brasil


Sony Brasil tem intenção de investir cerca de R$100 milhões para produzir a linha PlayStation no Brasil. O projeto, que foi aprovado nesta quinta-feira (17) pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), fala em “telejogo” e, por questões de sigilo de mercado, não deixa claro quais consoles seriam fabricados no país – a empresa, atualmente, conta com PlayStation 2, PlayStation 3 e os portáteis PSP e Vita, todos importados.
A Sony Brasil emitiu o seguinte comunicado oficial:
A Sony Brasil afirma que trabalha constantemente para aumentar seu portfólio nacional e auxiliar cada vez mais no incremento da economia brasileira. Entretanto, não há uma previsão para produção local do console PlayStation 3 no momento.
Resposta evasiva à parte, não é novidade a intenção de fabricar a linha PlayStation no Brasil: em 2008 a Suframa aprovou a produção local do PS2, que nunca chegou a acontecer – uma vez autorizada a montagem, a empresa tem três anos para iniciar o processo e, se isso não ocorre dentro do prazo, é preciso renovar a licença. Além disso, a Sony já fala algum tempo em montar o PS3 por estas bandas, mas nunca forneceu data.
Ter preços mais competitivos é quase uma questão de sobrevivência, uma vez que o concorrente Xbox 360, montado no Brasil há um ano – o que resultou numa queda de preço da ordem de 40% -, hoje domina 65% do mercado de videogames no Brasil, de acordo com dados divulgados pela consultoria GFK.
Com a aprovação pela Suframa para fabricar a linha PlayStation no país, agora a Sony Brasil pode usufruir incentivos fiscais que, espera-se, reduzam os preços para o consumidor. Para fabricar na ZFM é preciso adequar-se ao PPB, ou seja o Processo Produtivo Básico, que consiste em um conjunto mínimo de operações fabris que caracteriza a efetiva industrialização de um determinado produto, em consonância com as leis brasileiras.
Para se ter uma ideia, trata-se do mesmo processo que a Flextronics teve que seguir para fabricar o Xbox 360 no país. A Sony tem até três anos para implantar a fabricação local.
Será que agora vai?