segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Atari inicia processo para declarar falência



Nem só de clássicos vive o homem. A Atari , famosa por suas contribuições para a indústria de jogos, deu entrada em um pedido de falência nesta segunda-feira (21), nos termos da lei norte-americana de falências. Segundo a empresa, o intuito é desenvolver uma reestruturação dentro da marca, que pretende se desvencilhar da divisão francesa Atari S.A . e voltar-se para o mercado de jogos mobile e sociais nos Estados Unidos .
Segundo declaração, trata-se de "uma estratégia para que a marca conquiste recursos financeiros para proteger suas propriedades intelectuais e seu valor", o que não era possível dentro da atual companhia.
Algo semelhante ocorreu com a THQ durante novembro passado. A responsável por Saints Row declarou falência nos mesmos moldes da Atari, visando conseguir um investidor para quitar suas dívidas. Bem como a primeira, não está nos planos da empresa fechar suas portas - enquanto a reestruturação estiver sendo maquinada, os débitos da Atari serão adiados, até que se encontre um financiador.
Fundada em 1972, a Atari foi responsável por clássicos como Pong , Centipede e claro, o console Atari 2600 , um dos grandes responsáveis pelo estouro dos videogames no mundo. Mesmo com o sucesso obtido em seu início, a empresa não escapou do ostracismo e acabou por sofrer um déficit bancário de 34% no último ano.
Após a venda da Atari S.A. para a francesa Infogrames , as ações e, consequentemente, os lucros da Atari vinham caindo exponencialmente. Até o dia 31 de dezembro do último ano, a empresa dependia do apoio financeiro do grupo BluBay Asset Management. Com o término do contrato, os fundos para desenvolvimento dos projetos deixaram de existir.