terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Com investimento da Valve, Piston chega ao Brasil em abril




No início de janeiro foi apresentado na edição de 2013 da  Consumer Electronic Show , a CES , o Piston , um computador em forma de cubo, de tamanho e peso reduzidos, cujos componentes são agrupados em pequenos módulos, o que facilita seu transporte da sala para o quarto. Desenvolvido pela Xi3, o computador teve investimento da Valve , que quer transformá-lo em um Steam Box , pronto para rodar o Steam no modo Big Picture, otimizado para TVs.

“A previsão de lançamento nos EUA é para o fim de março”, afirmou Mauro Barros, presidente da divisão brasileira do Xi3, ao Arena. “No Brasil, será em abril, quando a Xi3 fará sua apresentação formal de suas atividades no País”.

Segundo Barros, nos EUA, o Piston chegará por US$ 999, “com placa de vídeo ATI de 1GB de memória, memória RAM de 4GB a 16GB, e HD de até 1TB SSD Super X (4X mais rápido que o SSD normal).” Em relação ao Brasil, o preço não foi mencionado.
Ainda de acordo com Barros, “a Valve terá vários fornecedores de hardware, porém o Xi3 Piston é o único no qual a Valve investiu e o qual está desenvolvendo em conjunto.” Além do Piston e de outros computadores otimizados para o Steam em modo Big Picture, a Valve trabalha em seu próprio hardware, ainda não-anunciado.

Cubo mágico
O Piston é um computador compacto e econômico, em formato cúbico, cujos componentes são agrupados em apenas três placas distintas, que podem ser substituídas e atualizadas. De acordo com a companhia, a atualização dos componentes é mais barata que a de um computador convencional, elevando sua vida útil para até 10 anos. Além disso, o Piston consome apenas 30 Watts de eletricidade, em comparação aos 350 a 800 Watts dos PCs tradicionais. "O computador se paga em dois anos somente no consumo de energia", ressaltou Barros.