quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O triste e libertador fim de uma coleção de videogames


ChillyBilly é um dos maiores colecionadores de games que já passaram pela comunidade do site Destructoid. Em 5 anos de esforço contínuo, ele juntou 1.562 jogos, 33 consoles, 47 portáteis e uma infinidade de pôsteres, bonecos e bugigangas menores. Mas chegou a hora de ChillyBilly parar. Sua coleção acabou.
Em um excelente artigo no Destructoid, ChillyBilly explica por que está abandonando o hobby que alimentou tão apaixonadamente pelos últimos 5 anos. Ele não culpa a idade – quando começou a colecionar, ele já estava em seus 30 e poucos anos – e muito menos a família, que sempre o apoiou nesse vício de ter tudo. A sua esposa inclusive o incentivava a procurar itens raros.
O que fez ChillyBilly querer parar foi o susto que tomou quando teve que catalogar todos os itens de sua coleção para uma mudança que ia fazer. Ele e sua esposa demoraram cerca de 2 semanas apenas para listar e empacotar todos os jogos, consoles e objetos. Quando terminaram, as caixas ocupavam mais da metade do caminhão de mudanças.
Foi essa constatação de que o colecionismo havia ocupado um espaço grande demais na sua vida (tanto literal quanto metaforicamente) que fez o colecionador reconsiderar seu hobby. Após a mudança, ChillyBilly deixou boa parte de sua coleção na garagem e criou um pequeno armário para os itens mais importantes. Ele não pretende parar de curtir jogos, mas não vai mais comprá-los apenas pela necessidade de tê-los:
Eu não vou parar completamente. Não tenho intenções de abandonar os videogames ou parar de comprar jogos. Eu só vou fazer isso de forma mais responsável. Meu amor por videogames nunca foi tão forte: comprei o Wii U e um monte de jogos para ele no dia de seu lançamento. A única coisa que eu deixei para trás é a necessidade de ter sempre tudo. Desde que fiz a mudança, em agosto do ano passado, comprei menos de uma dúzia de jogos. Isso ainda pode parecer muito para alguns, mas para mim é um grande regresso, principalmente quando você está comprando, em média, 30 jogos por mês.
Ainda penso em pegar os jogos que realmente quero, mas não vou comprar mais jogos só porque todo mundo está jogando. Também decidi parar de comprar edições de colecionador apenas para ter edições do colecionador. Cada edição de colecionador que eu tenho está em uma caixa, na garagem. Não faz sentido para mim gastar mais dinheiro em algo que, eventualmente, vai ser embalado e guardado.

Admiro aqueles que conseguem dedicar-se de corpo e alma para o ofício, mas descobri a pouco tempo que isso não é para mim. E você, leitor? Sonha em ter uma imensa biblioteca de jogos no seu porão? Já tem? Quer se livrar da sua? Nos diga nos comentários.