quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

AMD está desenvolvendo tecnologia de overclock dinâmico para a GPU e memória


Os curiosos que xeretaram a documentação da mais recente versão da AMD Display Library (ADL) descobriram evidências de que a Advanced Micro Devices está trabalhando em uma tecnologia de overclock dinâmico para GPU para as suas placas gráficas.
De acordo com a documentação, esta tecnologia poderia turbinar não apenas a frequência de operação da unidade de processamento gráfico, mas provavelmente também as memórias e voltagens, através de múltiplos estágios de energia. Para tanto, tal recurso levaria em conta algumas prerrogativas, tais como o nível de carregamento dos processos e temperatura.

A tecnologia de overclock dinâmico será incorporada ao Overdrive 6 (aplicativo da AMD que permite que o usuário controle o overclock) e possivelmente, seja liberada junto com a nova geração de VGAs da companhia, a Radeon HD 8000.
A AMD chegou a disponibilizar o PowerTune com Boost para as principais Radeons da série 7900, mas tal recurso ainda utiliza um método ineficiente, onde em último caso, faz com que o clock da GPU configurado abaixo do máximo possível, de forma a dar margem para o overclock em algumas situações.

Ao que parece, esta nova tecnologia de overclock dinâmico parece funcionar de forma semelhante ao GPU Boost da NVIDIA. Em outras palavras, não há frequências de operação definitivas, mas sim intervalos, onde o algoritmo de turbinar o clock informa ao driver para alterar as frequências de operação, levando em conta o nível de carregamento dos processos, consumo de energia e temperatura.
A grande diferença da tecnologia da AMD para a da NVIDIA é que enquanto que esta última está limitada a turbinar a unidade de processamento gráfico, a da Advanced Micro Devices vai além, permitindo overclockar as memórias.