terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

AMD TressFX chega pra dar realismo ao cabelos! E Tomb Raider é o novo jogo compatível com a tecnologia!


Simulação de movimento em longos cabelos de personagens de games sempre foi um desafio da computação para os PCs. Inúmeras estratégias foram usadas para evitar sobrecargas desnecessárias no jogo ao simular longas mexas se esvoaçando ao vento, uma delas era colocar capacetes em personagens, ou até mantê-los com cabelos curtos, além de simplificação excessiva para ganhar performance.


Mas AMD parece que se dispôs a resolver este problema computacional ajudando a desenvolver em conjunto com a desenvolvedora de Lara Croft, a Crystal Dinâmics, cabelos que sofrem ação da física de uma forma realista. Usando a programabilidade do DirectCompute e da força presente na sua arquitetura GCN, AMD planeja introduzir no game a primeira simulação real de cabelos compridos num jogo de PC, o AMD TressFX Hair.

A técnica usa OITs ou Order Independent Transparency, que lida com estruturas de dados do tipo Pixel Linked-List para controlar a complexidade do rendering e o uso de memória ao controlar o cabelo. AMD já demonstrou este recurso ao lançar um techdemo na época da Radeon HD 5870, veja o vídeo:



Abaixo, mais imagens, onde mostra um grande apelo visual quando o AMD TressFX Hair está ligado :