
O mercado de games é feito de jogos multiplataforma. Call of Duty, Assassin’s Creed, Mass Effect, Street Fighter, Tekken, FIFA e tantos outros estão aí para garantir que você entre na festa, independente do videogame que tiver em casa. Mas existe aquela espécie de bicho raro. Aquela raça que vai beirando a extinção, mas que ainda pode render experiências incríveis: os jogos exclusivos. Nós reunimos a seguir uma lista do que cada uma das plataformas atuais vai receber “com exclusividade”, pelo menos durante os próximos meses.
São produções que, por diversos motivos (desde tecnológicos até contratuais), vão ser lançados para um único videogame. Em 2013 teremos séries que ajudaram a definir a cara e a cultura de cada empresa (Gears of War pela Microsoft, God of War pela Sony…), pequenos nomes do Steam que talvez no futuro cheguem aos consoles (Dungeonland), e outras pérolas que nos fazem chorar por não serem multiplataforma (Rayman Legends, do Wii U). Além de várias nomes fortes de 3DS, e outros nem tanto de PS Vita.
Vamos torcer também parar sermos surpreendidos ao longo do ano por invenções indies e jogos via download que possam aparecer sem muito aviso na Xbox Live ou na PSN. Às vésperas da nova geração, tudo pode acontecer.
As regras da seleção foram simples: os jogos tinham que ser produzidos para uma única plataforma – ou ter versões completamente diferentes/complementares de mais de uma delas – e ter lançamento confirmado para 2013. Ou seja: nada de Final Fantasy Versus XIII, infelizmente. Vamos acompanhar a lista ao longo do ano, e atualizá-la sempre que houver algum novo anúncio. Se você reparar que está faltando alguma coisa, pode nos avisar nos comentários abaixo.
Em 2013 a Sony continua com sua filosofia já conhecida de apostar pesado em estúdios e produções próprias. Depois de gastar seu último peso-pesado em 2011 (Uncharted 3), o PS3 foi agraciado com coisas como Journey, Twisted Metal e PlayStation All-Stars Battle Royale em 2012. Mas este ano promete mais.
Principalmente porque vamos ver, finalmente, as chegadas de The Last of Us e Beyond: Two Souls – os novos jogos das produtoras de Uncharted e Heavy Rain, dois nomes pesadíssimos da casa. Além disso, também tem God of War, o que deve segurar bem o PlayStation 3 nesse suposto fim de vida. E os jogos de Move, Sony?
Apesar da estreia de Halo 4, uma das mais tradicionais superproduções da geração, o console da Microsoft sofreu com uma séria falta de exclusivos grandes em 2012. Esse papel teve que ser cumprido por jogos menores (mas não piores) da Xbox Live Arcade, como Sine Mora (que já foi parar no PC e na PSN), Dust, Fez, Trials Evolution e Black Knight Sword, além de coisas não muito empolgantes para o Kinect, como Diabolical Pitch e Fable: The Journey. E por enquanto… 2013 parece que não vai ser muito melhor.
Contabilizamos apenas dois exclusivos: Gears of War: Judgment, que provavelmente vai ser o grande lançamento do primeiro semestre, e… Crimson Dragon, para o Kinect.
A Microsoft pode muito bem estar planejando anunciar o seu novo console neste ano, então faria sentido essa seca de exclusivos para o 360. De qualquer forma, é triste ver essa situação.
Os exclusivos sempre foram o ponto forte da Nintendo: se sai um console novo, é certo que vai ter pelo menos um Mario e um Zelda. O primeiro já saiu e o segundo, dizem, está em produção. E vem mais por aí.
A estreia do console, no fim do ano passado, foi fraca: só Zombi U e Nintendo Land impressionaram de verdade, e de resto foram versões requentadas de games das outras plataformas. Mas pelo menos já em fevereiro temos Rayman Legends, e em seguida março vem Monster Hunter ePandora’s Tower, um leve resquício da geração passada.
Mas os que realmente prometem, entre os que já foram anunciados, são Bayonetta 2, Pikmin 3 eWonderful 101 – eles não têm datas específicas, mas já pintam um futuro mais brilhante para a nova cria da Nintendo.
O bom e velho PC é, desde sempre, o grande campeão dos exclusivos, e 2013 vai manter essa tradição.
A fiel Blizzard, por exemplo, teve Diablo III em 2012, e agora mantém a bola devidamente erguida com StarCraft II: Heart of the Swarm. A Valve, que chegou com Counter-Stike: Global Offensive no ano passado, agora vai chegar com a versão final de DoTA 2 e, quem sabe, um Episódio 3 de brinde. E por aí vai. Sem contar SimCity, que já está chegando.
O resumo da história é: não houve seca de exclusivos para PC em 2012, e não vai haver, mais uma vez, em 2013. É possível sobreviver perfeitamente sendo só um desses tais PC gamers.
Pouco mais de um ano depois do seu lançamento, o portátil da Sony ainda sofre com o mesmo mal do PSP: ele até tem jogos exclusivos, mas vários deles são reedições do PlayStation 2 ou PlayStation 3.
Claro, tivemos surpresas como Gravity Rush, mas pouca coisa que fosse realmente original. Pelo menos em 2013 isso parece mudar: Soul Sacrifice, da Comcept, e Tearaway, da Media Molecule, deixam o Vita bem mais atraente. E poder jogar mais Dead or Alive não faz mais a ninguém.
O portátil da Nintendo pode ter tido um começo de vida difícil, mas em 2012 ele já pegou embalo e, neste ano, a tendência é só continuar acelerando.
Seguindo a chegada de Kid Icarus: Uprising, Teathrythm Final Fantasy, Super Mario 3D Land, Code of Princess e Kingdom Hearts 3D, temos, logo de cara, a chegada de Fire Emblem, Castlevania e Monster Hunter. Mais para frente, Ace Attorney e novos Pokémons exclusivos para o portátil 3D.
Sua Plataforma preferida te agradará com bons exclusivos esse ano? Não deixe de comentar abaixo!
Fonte: Kotaku