segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A nova geração vai dar um salto, mas não será tão grande assim



Estamos todos acostumados a ver novas gerações de consoles dando um grande salto à frente em termos de tecnologia, principalmente no aspecto visual. Mas não espere que isso vá acontecer na virada entre a geração atual e a próxima.

Neil Thompson, diretor de arte da BioWare, explicou por que você precisa moderar suas expectativas em relação aos próximos consoles em uma entrevista para a Official Xbox Magazine. De acordo com ele, o PS4 e o próximo hardware da Microsoft serão “um grande salto, mas esse salto não será tão óbvio”.

Quando aconteceu a transição entre PS2/Xbox para PS3/360, os estúdios e produtoras gastaram enormes quantidades de dinheiro no desenvolvimento para os novos consoles, que prometiam uma melhoria gráfica de até 10 vezes em relação aos seus antecessores. Isso simplesmente não será o caso na atual transição, considerando o quanto já está sendo gasto na geração atual. Para gastar 10 vezes mais em desenvolvimento desta vez, “as produtoras teriam que vender 20-30.000.000 de cópias para não perder dinheiro”, disse Thompson.

Neil observa que o problema do dinheiro não determina que não haverá nenhum tipo de melhoria gráfica, mas os desenvolvedores terão que ser mais inteligentes na maneira de alocar seus recursos para os novos hardwares. “O mais importante é evitar que a indústria não se coloque em uma posição em que se torne economicamente inviável fazer um jogo”, disse ele.