quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PlayStation 4 não é retrocompatível com jogos de PS3 - ainda



Durante o anúncio do PlayStation 4, o fundador do serviço Gaikai, Dave Perry, afirmou que o novo console da Sony não é “nativamente” compatível com o PS3. Isso significa que os jogos em disco do atual console não poderão rodar no aparelho que chega às lojas no fim do ano. Isso não significa, porém, uma morte potencial do passado da Sony.

De acordo com Perry, o serviço PlayStation Cloud será a solução para que, virtualmente, todos os títulos de todas as plataformas da marca possam ser rodados no PS4. O projeto usará toda a tecnologia conectada do console e já está em fase de produção, apesar dos detalhes de seu funcionamento não terem sido revelados pela fabricante.
Segundo o executivo, esse é um investimento focado diretamente nos milhares de consumidores fieis das plataformas PlayStation, que acompanham a marca desde sua criação, há quase duas décadas.
Sacolas que ficam para trás
O PlayStation 4 foi feito para ser simples, de forma que desenvolvedoras possam trabalhar com ele de forma mais dinâmica. Isso, porém, significa que a PSN não será integrada entre o novo console e o atual, devido à arquitetura complicada do PS3. O resultado disso? Suas compras não serão transferidas para o aparelho anunciado ontem.
De acordo com Shuhei Yoshida, presidente dos estúdios globais de desenvolvimento da Sony, a ideia é não ocupar poder de processamento emulando sistemas antigos. Por isso, mantenha seu velho console em funcionamento enquanto o PlayStation Cloud não estiver ativo plenamente.