terça-feira, 19 de março de 2013

Fox Engine e Hideo Kojima na mais nova conspiração da web


mumia close
Você conhece Joakim Mogren, presidente de uma tal de Moby Dick Studios? Até semana passada, ninguém conhecia. Mas de repente, o suposto chefão do suposto estúdio que supostamente estaria em cargo do misteriojo projeto The Phantom Pain, da Konami, surgiu para dar uma entrevista para a GTTV. Com a cara toda enfaixada.
Bizarro? Sim. Suspeito? Muito. Joakim nunca havia dado as caras antes. Seu nome é um anagrama de Kojima, o criador do conceito de The Phantom Pain, que muitos acreditam ser uma continuação para a série Metal Gear Solid. Bizarro e suspeito.
Se você já passou qualquer mínimo de tempo na internet, sabe bem que essas duas palavrinhas não podem se misturar sem formar uma reação extremamente atraente para qualquer teórico da conspiração e aspirante a detetive da web. E todos eles acham que esse tal de Joakim não é uma pessoa de verdade.
A ideia é que Joakim não passa de uma animação em computação gráfica feita para divulgar a Fox Engine, a poderosa ferramenta de renderização que Kojima e Konami estão preparando para a próxima geração.
As suposições começaram, como de costume, no 4Chan e no NeoGaf. A galera que acredita na teoria conspiratória de que Joakim não passa de uma animação argumentam que o suposto Presidente e Geoff Keighley, entrevistador da GTTV, nunca aparecem no mesmo quadro. Todo o enquadramento no homem é feito do pescoço para cima, e as faixas no seu rosto podem estar lá justamente para esconder as partes mais difíceis de acertar em uma animação 3D: orelhas, nariz e cabelo.
Nem todo mundo acredita nessa ideia, é claro. E para essas pessoas mais (ou menos?) céticas, também há muitos argumentos. Se Joakim não passar realmente de um CG, parece que a Konami e a GTTV estão fazendo um trabalho espetacular em enganar todo mundo, criando um site oficial para a Moby Dick Studios, um twitter para o seu presidente e até mesmo fotos de bastidores da entrevista,twittadas por Geoff e seu produtor, Rohan Rivas:
original (2)
Eu estaria bastante descrente disso tudo ser uma jogada de marketing para promover a Fox Engine, mas estamos falando de Hideo Kojima aqui. Se essa teoria bizarra for mesmo verdade, ele deve estar se divertindo como nunca com todo o barulho que está causando.
Além diso, a Konami está realmente se esforçando para promover sua nova engine. Recentemente, ela revelou como a nova tecnologia gráfica será usada nos futuros jogos da série PES para a próxima geração de consoles. Do lado direito temos uma foto real e, do esquerdo, um rosto feito em computação gráfica:
xlarge
Se a Fox Engine pode tanto assim, talvez faça sentido a Konami querer fazer barulho. Afinal de contas, uma engine com esse potencial gráfico pode brigar por um mercado que, atualmente, é dominado quase inteiramente pela Unreal Engine.
De qualquer maneira, teremos que esperar para saber quem acertou na teoria. Meu maior interesse continua sendo o misterioso The Phanton Pain, e Joakim (seja ele real ou não) promete responder todas as nossas dúvidas sobre o jogo durante a GDC 2013. Até lá, então.

Fonte KOTAKU