O mistério do tal projeto secreto da AMD foi revelado na GDC deste ano, segundo a apresentação feita pela AMD se trata de um novo demo tecnológico usando a icônica Ruby repaginada para marcar o lançamento do remake da Radeon HD 7990, codinome “Malta”.
As tecnologias que estão usadas no techdemo foram apresentadas através de uma montão de slides comentados na apresentação da AMD durante o evento, vou resumir o que rolou em todo aquele material que ficará disponibilizado para consulta aqui neste artigo:
- Sistema de captura de movimentos faciais e corporais
- Modelos corpóreos realistas
- Modelo profissional de filmagem e composição das cenas
- Foco na nova geração de efeitos gráficos com ambientes detalhados
- Quantidade de recursos tão complexos quanto um jogo real
- CryEngine 3 como motor gráfico
- Diversas ferramentas avançadas de edição e criação como 3D Studio Max, Maya, Mubox, Crazybump, nDo 2, Zbrush, Photoshop, Illustrator, entre outros.
- Tecnologia Tress FX, onde o cabelo da personagem foi projetado no Maya usando plugins como o Shave e Haircut. Anti-aliasing, efeitos de sombra volumétrica, self-shadows e transparência avançada dispensam o uso de tessellation e MSAA por hardware. Tudo processado pela GPU usando DirectX 11 e Direct Compute.
- Tessellation usado na composição da geometria dos caracteres com técnicas de Displacement Mapping e Phong.
- Iluminação em tempo real e fisicamente realista. Controle tonal da luz.
- Efeitos avançados de reflexos óticos com geração procedural. Todas as fontes de luz diretas ou indiretas poderão gerar reflexão ótica.
- SSDO – Screen Space Directional Occlusion, mesmo efeito usado em Crysis 2, sendo mais realista e eficiente para criação de sombras
- Reflexão em tempo real (RLR) e Box Projected Image Based Lighting (IBL). Implementação via GCN poderá lidar até com 32 samples.
- Anti-aliasing especial para a Ruby
- Sombras realistas
- FXAA – Fast Aproximate Anti-Aliasing
- Shader especial que usa Parallax Mapping na íris dos olhos da Ruby
- Order Independent Transparency (OIT) usando PPLL (Per-Pixel Linked Lists)
A data de lançamento não está clara, mas poderá ser lançado próximo
ao lançamento da nova placa de vídeo baseada na HD 7990, que deve
ocorrer no próximo trimestre.