segunda-feira, 11 de março de 2013

Tomb Raider e a guerra pelo suporte correto de tecnologias gráficas no PC




Vídeo com qualidade máxima e tressFX

O novo reboot de Tomb Raider voltou para as paradas de sucesso trazendo o melhor da tecnologia gráfica do PC, o DirectX 11 e a computação intensiva.  Crystal Dynamics que é a desenvolvedora do jogo decidiu trabalhar bem colada aos desenvolvedores de GPU para extrair a melhor qualidade visual possível.   Sem dúvida nenhuma, o efeito que mais marcou o jogo até o momento foi o tressFX, uma técnica gráfica que usa DirectCompute para simular ondulações no cabelo de Lara Croft, a heroína do jogo.   Na imagem abaixo, você tem uma ideia do que o tressFX pode fazer pelos cabelos de Lara,  fios são vistos ondulando por sobre a sua cabeça, já na foto da esquerda, é como ficou com o efeito desativado, grandes mexas de cabelo apenas.
Tomb Raider agora é parte do programa AMD Gaming Evolve ao invés do tradicional The Way It’s Meant To Be Played (TWIMTBP) que sempre acompanhou a série.  O motivo da troca foi uma total re-estruturação da AMD ao criar o programa AMDGE que visa otimizar os jogos lançados aos produtos da AMD.   Crystal Dynamics, Crytek, Eidos, Square Enix,Maxis, EA, Irrational Games e mais um bando de desenvolvedoras adotaram o programa AMDGE em detrimento do TWIMTBP,  resultando cada vez mais jogos estampados com o logo da AMD na sua inicialização.

A característica marcante do AMDGE é a implementação de diversas e inéditas técnicas de computação que visam aproveitar a arquitetura GCN presente na série Radeon HD 7000, além de diversas melhorias no uso do DirectX 11, resultando em jogos mais bonitos e com melhor performance na maioria das vezes.

Já o programa TWIMTBP não conseguiu em tempo de lançamento lançar o jogo corretamente otimizado para a linha GeForce, o resultado foi um gigantesco hit na performance quando o efeito tressFX é ligado.  A onda de pessoas em fóruns de suporte reclamando foi tão grande que obrigou Nvidia a divulgar uma mensagem de desculpas e afirmação do comprometimento de que o jogo será otimizado em breve para sua plataforma gráfica.    O texto divulgado pela empresa foi o seguinte:

“Nós estamos cientes dos problemas de performance e estabilidade com GPUs GeForce rodando o jogo Tomb Raider e qualidade máxima. Infelizmente Nvidia não recebeu o código final até a semana passada, o que acabou comprometendo substancialmente a estabilidade, qualidade da imagem e performance sobre uma versão que nós já tínhamos trabalhado anteriormente.   Estamos comprometidos com a Crystal Dynamics para corrigir todos os problemas tão rápido quanto possível.    Por enquanto, nós gostaríamos de nos desculpar aos usuários GeForce que não obtiveram grande experiência jogando Tomb Raider, contrariando aquilo que eles sempre esperam de todos os seus jogos favoritos no PC.”

Será que Nvidia tem um indicio que precisa investir mais dinheiro no suporte para desenvolvimento de jogos para PC?  Ou será que o programa AMDGE adotou uma agressividade maior do que o TWIMTBP e realmente está reinventando o processo de otimização de jogos no PC?   

E você leitor, o que acha de tudo isso?  

Comente!