quarta-feira, 10 de abril de 2013

Microsoft descarta alegação sobre o fim do DirectX


A Microsoft desmentiu há poucos instantes o rumor que circulou pela web nas últimas 48 horas sobre o possível fim de sua API gráfica, o DirectX.
Para quem não acompanhou, na sexta, o vice presidente de canais de vendas da AMD, Roy Taylor, em entrevista ao Heise.de, disse não acredita na existência do DirectX 12 em um futuro próximo. Na visão da companhia, a nova geração da API gráfica da Microsoft não deverá ser disponibilizada com o Windows 8, nem mesmo com a versão seguinte, conhecido extraoficialmente de “Blue”.
Após as declarações do executivo - e levando em conta que a própria Microsoft revelou em fevereiro não ter planos de futuras versões de suas ferramentas de desenvolvimento NA Game Studio - diversos websites e supostos “analistas de mercado” concluíram precipitadamente que a MS estaria abandonando definitivamente o DirectX.
Diante da grandeza que se tornou o caso, a Microsoft, por meio de seu porta voz soltou uma nota à imprensa onde refuta tais rumores, reafirmando a importância do DX no mundo dos jogos eletrônicos. Abaixo segue a nota na íntegra:
“O DirectX é a interface de baixo nível mundial líder para jogos e gráficos. A Microsoft está investindo ativamente no DirectX como base gráfica unificada para todas as nossas plataformas, incluindo Windows, Xbox 360 e Windows Phone. O DirectX está evoluindo e vai continuar a evoluir. Não temos absolutamente nenhuma intenção de parar a inovação com o DirectX.”
 
Mais ao que tudo indica o novo Xbox será DirectX 11.1 e não o aguardado DX12 que é esperado para o fim de 2014, Com isso os novos consoles serão ultrapassados mais rapidamente pelos PCs.