quinta-feira, 25 de abril de 2013

Não vai ter conferência da Nintendo nesta E3


miyamoto_kotakubr
Desde sempre a E3 tem sido o momento do ano em que as maiores empresas do mercado escolhem para fazer grandes conferências e mostrar suas novidades ao mundo. Mas não em 2013: a Nintendo está de fora dessa vez, pelo menos no sentido tradicional.
Em conferência realizada com os acionistas da empresa no Japão, o presidente Satoru Iwata revelou que não haverá um grande evento como os dos últimos anos. No lugar disso, a Nintendo vai organizar pequenos encontros durante a feira para falar com as distribuidoras, desenvolvedores e imprensa, mas tudo a portas fechadas. Também diferente do que aconteceu no passado, o responsável por essas apresentações não será o próprio Iwata.
Segundo a transcrição da reunião, um dos motivos que levou à mudança é o sucesso do formato Nintendo Direct. Desde que a série estreou, a empresa percebeu que “pessoas diferentes exigem tipos de informações diferentes”. “Por exemplo: fãs de videogames procuram por informações de games, mas parece que estão menos interessados nos números de vendas, que têm mais importância para investidores e analistas”.
“Dado que agora temos um método estabelecido como o Nintendo Direct, sentimos que vamos poder passar a nossa mensagem de forma mais apropriada e efetiva ao fazê-lo individualmente, baseado nas necessidades variadas de grupos diferentes de pessoas”.
Iwata ainda promete, para a E3, falar sobre os novos jogo que serão lançados para o Wii U neste ano e permitir que os visitantes os testem “imediatamente”. “Nosso novo desafio é trabalhar para estabelecer um novo estilo de apresentação para a E3″.
O fato de a Nintendo sair do formato das grandes conferências é preocupante? Não necessariamente. Já não é de hoje que se discute o quão eficientes são esses eventos – e a E3 como um todo – do ponto de vista do custo contra o benefício para as empresas. O modelo parece inchado e as empresas fazem bem em procurar alternativas para isso – o próprio Nintendo Direct é uma delas.
É levemente triste ver a feira perder um pouco do glamour de outrora. Mas, ao que parece, sacrifícios precisam ser feitos. Ficam as memórias.
>>Nintendo sem conferência [Site oficial, em japonês] via KOTAKU