quarta-feira, 10 de abril de 2013

O que há por dentro do Oculus Rift, que promete uma revolução na realidade virtual em games?

oculus rift

O Oculus Rift é uma espécie de óculos que colocam a realidade virtual bem à frente dos seus olhos. Ele pode ser uma revolução nos games… ou pode ser um Virtual Boy.
 
De um jeito ou de outro, ele é tremendamente ambicioso, e já chama a atenção de desenvolvedores. Jogos como Crysis e Half-Life 2 foram adaptados para rodarem nos óculos de realidade virtual. E a Valve introduziu suporte ao Oculus Rift no jogo Team Fortress 2, no que parece ser uma experiência bem intensa.
O Oculus Rift é um projeto de Palmer Luckey que recebeu quase US$ 2,5 milhões em financiamento via Kickstarter. Inicialmente previstas para dezembro, as primeiras unidades para desenvolvedores só chegaram no final de março. E o iFixit deu uma olhada no que está por dentro do novo headset de realidade virtual.

Oculus Rift - iFixit - Kickstarter2
Para começar, esta versão do Oculus Rift para desenvolvedores tem uma só tela LCD com resolução 1280×800 (640×800 visíveis por cada olho), com um campo de visão horizontal de mais de 90°, e vertical de mais de 110°.
É preciso configurá-lo bastante antes de começar a jogar, como escolher qual tipo de lente ficará por cima dos seus olhos, e também medir a distância entre suas pupilas. O LCD é, aparentemente, de alta qualidade, e ficou firme no lugar enquanto se movia a cabeça. A Oculus, no entanto, vem prometendo bastante que vai melhorar a tela antes de distribuir o produto a seus clientes.
Os controles de movimento são compostos por um microcontrolador, um rastreador de movimento de seis eixos, e o que parece ser um magnetômetro de três eixos, usado junto ao acelerômetro para estabilizar os óculos enquanto você move a cabeça. A caixa de controle – a forma pela qual o Oculus Rift se conecta ao computador – tem entradas HDMI, DVI, mini-USB e DC-in.
No geral, o Oculus Rift parece estar indo muito bem; mas estamos interessados ​​em ver como serão as versões finais para consumidor – especialmente quanto à tela. Ainda assim, é animador saber que as versões para desenvolvedor – que agora custam US$ 300 na pré-venda – já são bem funcionais. [iFixit via Engadget]