quinta-feira, 9 de maio de 2013

AMD tem um plano ambicioso: Se tornar a empresa dos games

NeverSettleAMD
Devon Nekechuk, gerente de produtos da AMD em uma entrevista para a pcgamer.com detalhou um pouco mais sobre os planos estratégicos da empresa a respeito da sua visão de dominar todas as plataformas de jogos nos próximos anos. Basicamente a visão da AMD está alicerçada em quatro grandes pilares, jogos na nuvem (Sky Radeon), consoles, PC e conteúdo.

Sky Radeon
Esta tecnologia segue o exemplo do Nvidia GRID, onde placas especialmente instaladas em servidores irão rodar jogos para serem “streamados” diretamente nos PCs dos jogadores. A tecnologia desenvolvida em conjunto com a CiiNOW quer ser um bom competidor para a NVIDIA e garantir seu espaço neste imenso mercado.

Consoles
AMD domina o fornecimento de componentes para consoles já a algum tempo, na sua lista consta consoles atuais da Microsoft, Nintendo e futuros modelos da Sony, Valve e também Microsoft, atuando tanto no fornecimento de GPUs como CPUs, sob a arquitetura HSA.

PC
AMD reafirma que o PC é um mercado central para ela no que tange ao hardware gráfico, sendo este o cerne dos negócios da empresa.

Conteúdo
O Gaming Evolved é a nova forma da AMD contribuir com conteúdos e otimizações para jogos com suporte a desenvolvedores e melhores drivers, o grande foco é diminuir a dominância do “The way it’s meant to be played” da NVIDIA sobre este mercado de jogos, que tem sido sólida na última década. 

Iniciativa como o TressFX, foi desenvolvida dentro da AMD para ser implementada nos jogos com total suporte.

Competição sempre é bem vinda, NVIDIA tem dominado por anos a fio com um serviço de suporte impecável e uma assertividade em seus drivers sem igual, na contrapartida deste cenário, também sabemos que ter somente um grande player atuante neste mercado não é algo tão bom quanto termos dois grandes players trazendo melhorias e benefícios em função de uma competição cada vez mais estreitada. No final, nós ganhamos sempre com esta competição.

Para AMD, a luta será grande, ela precisa apagar a impressão (errônea) que causou em muitos de uma empresa fraca de desenvolvimento de games e de produtos, de estratégias comerciais e de marketing. Os passos dados nos últimos meses tem sido consistentes, esperemos que isso se torne uma constante, afinal PS4 usará AMD tanto na CPU como na GPU, Novo Xbox também e o Wii-U já usa AMD!