quarta-feira, 8 de maio de 2013

EA garante o direito de fazer jogos de Star Wars


Star Wars: The Old Republic
A Electronic Arts, gigante responsável por nomes que vão desde Madden e FIFA até Battlefield e Need for Speed, acaba de faturar outra marca igualmente gigantesca dos games. A publisher é agora detentora dos direitos dos futuros jogos da franquia Star Wars.
Segundo um anúncio da empresa, os estúdios DICE, que hoje cuida de Battlefield, e Visceral Games, de Dead Space, devem tocar novos projetos relacionados ao universo da família Skywalker. A BioWare, que produziu Star Wars: The Old Republic, deve “continuar” a trabalhar em games da franquia também.
A EA deve fazer jogos de Star Wars para “o público especializado”, enquanto a Disney continuará nos ramos de games sociais, jogos para plataformas móveis, e aqueles eventuais caça-níqueis online.
No mês passado, a Disney fechou a LucasArts, o clássico estúdio que desenvolveu esses tais jogos “especializados” pelas últimas duas décadas. A dona do Mickey já havia afirmado que licenciaria a propriedade intelectual para publishers e desenvolvedores externos – incluindo a EA, que parecia estar interessada em adquirir essas licenças.
“O acordo mostra o nosso comprometimento em criar games de qualidade que devem expandir a popularidade da franquia Star Wars nos anos que estão por vir”, disse o co-presidente da Disney, John Pleasants, em nota. “Essa colaboração com [a EA], uma das desenvolvedoras mais importantes do mundo, nos permitirá levar todo um novo catálogo de jogos de Star Wars para os fãs em todo lugar.”
“Todo desenvolvedor sonha em criar games dentro do universo Star Wars“, disse o presidente de marcas da EA, Frank Gibeau, também em nota. “Três dos nossos melhores estúdios devem realizar esse nosso sonho, criando aventuras épicas paras os fãs de Star Wars. As novas experiências serão inspiradas nos filmes e também em conceitos completamente originais de história e jogabilidade.”
Vale lembrar que, além de Star Wars: The Old Republic, a BioWare também foi responsável por começar uma das séries mais respeitadas dentro e fora do universo Star Wars, o RPG Knights of the Old Republic.
Não sabemos ainda se a EA deve fazer alguma coisa com os dois projetos que foram cancelados com o fechamento da LucasArts: a aventura de Boba Fett em Star Wars 1313 e a experiência multiplayer de Star Wars: First Assault. Então, nós perguntamos para a EA quais são os seus planos. A responsa foi simples e previsível: “Não vamos anunciar projetos específicos no momento”.
Caso você esteja sofrendo para saber se a EA também levou Indiana Jones e outras franquias da LucasArts no pacote, não se desespere (ou fique empolgado): segundo um porta-voz da publisher esse acordo vale apenas para Star Wars, e a LucasFilm confirmou essa informação ao Kotaku US.