terça-feira, 21 de maio de 2013

Xbox One: Todas as Fotos, Vídeo e todas as especificações comparadas ao PLAYSTATION 4




A Microsoft anunciou hoje seu novo console com o nome de XBOX ONE (Ou XBOX UM), o concorrente direto do PLAYSTATION 4.

Segue as especificações:
  • Processador AMD JAGUAR 8 Núcleos funcionando a 40nm (Praticamente idêntico ao PS4). PC está um passo a frente com processadores como o i7 de quarta geração funcionando a 14nm
  • Memória unificada RAM e VÍDEO de 8GB GDD3 (no PS4 a memória é muito melhor, pois a SONY usa GDDR5 que é uma merória muito mais rápida)
  • Drive Blu-Ray como no PS3 e PS4
  • Rede Wi-Fi banda N (No caso do XBOX360 era vendido separadamente)
  • HDMI (saída e entrada) com resolução 1080p (4K só para filmes)
  • Controle segue os moldes do XBOX360 e não traz nada de novo como sensores touch do PS4.


As saídas e entradas do Xbox One

Kinect

O novo Xbox foi apresentado junto com a nova versão do Kinect – a qual virá junto na caixa desde o início.
A versão renovada do periférico é bem mais precisa que a original. Segundo a empresa, ele vai ter um reconhecimento aprofundado dos movimentos do corpo (pegando o giro dos membros, por exemplo) e de profundidade, além de detectar o ritmo cardíaco do jogador, a pressão feita nos seus músculos e até a sua expressão facial.
O sensor do Kinect
O sensor do Kinect
Nas suas entranhas, ele tem uma câmera de 1080p com um alcance 60% maior que o do acessório original e pode captar vídeos a 60 quadros por segundo em chamadas via Skype, por exemplo.

Controle

O que era bom está com cara de que ficou ainda melhor. O controle do Xbox One é uma versão melhorada do antigo e elogiado controle do Xbox 360. A Wired fez um vídeo mostrando a sua fabricação:
Além de finalmente consertarem o D-pad (que já havia sido arrumado em versões especiais e limitadas do antigo controle), ele também está diretamente conectado ao Kinect e responderá a movimentos, como o Sixaxis do PlayStation 3. A fonte de força também foi integrada ao design, o que significa adeus à bateria/pilha removível que tanto atormentava os jogadores.
A grande novidade do controle está na possibilidade de colocar feedback nos botões de gatilho, o que deve melhorar muito a resposta de uma arma em um shooter, ou da aceleração de um carro em um jogo de corrida.
Controle do Xbox One
Os botões de “start” e “back” do controle foram subtituídos por um botão de acesso ao menu (que deve ser similar ao start) e outro para trocar de aplicativos rapidamente.

Retrocompatibilidade

O Xbox One não será retrocompatível com jogos de Xbox 360. Nenhuma surpresa até aí, levando em consideração que a arquitetura dos consoles é bastante diferente – Power PC do antigo e x86, no novo. Vale lembrar que o PlayStation 4 também não será compatível com jogos do PS3.

Jogos usados & a conexão obrigatória

As maiores dúvida em relação ao novo console continuam sendo a sua suposta conexão obrigatória e o seu bloqueio a jogos usados.
Don Mattrick confirmou que o sistema “always online” não passava de um rumor: “O Xbox One não precisa estar sempre conectado. Criamos o consoles para que você possa jogar e assistir a filmes de Blu-ray ou TV mesmo que você perca a sua conexão com a internet”. Tudo certo até aqui.
Quanto aos jogos usados, aí a situação fica um pouco mais embaçada. Usando a mesma tática alienante de relações públicas da Sony, a Microsoft está dando respostas vagas para essa questão.
Por enquanto, a única resposta oficial é: “Estamos desenvolvendo o Xbox One para permitir que consumidores possam trocar e revender seus jogos usados. Teremos mais detalhes sobre o assunto em breve.” Esperamos que isso não signifique que essa funcionalidade vá depender da boa vontade das publishers.
Dada a natureza do console em instalar todos os jogos no seu HD, a The Verge e a Wired acreditam que haverá algum tipo de licença digitial que você deve comprar para rodar um game usado. Por enquanto, ficamos apenas na especulação.

Jogos

A Microsoft já tinha avisado: a apresentação de hoje não é sobre os jogos, é sobre o console. Isso significa que, além da promessa de novas franquias, só veremos novos projetos para o Xbox One durante o evento da empresa na E3 2013.
O pouco que vimos de games começou com a apresentação do britânico Andrew Wilson, da EA Sports. A EA disse que está preparando conteúdo exclusivo de FIFAMaddenUFC e NHL para o novo console. Inclusive, o modo Ultimate Team, de FIFA 14, será exclusivo para o Xbox One.
No palco, também vimos um trailer do esperado Forza Motorsport 5, mostrando os detalhes da textura e do movimento dos carros, mas nada pelo qual já não ficamos impressionados antes com Project Cars ou Driveclub.
Logo depois, eles anunciaram Quantum Break, o novo projeto da Remedy, estúdio criador de Max Payne e Alan Wake. O trailer mostrado durante a apresentação misturava um diálogo live action e uma sequência desenfreada de ação, com colisões, explosões e tiros para lá e para cá. Não dá para ter muita ideia sobre o que será o jogo.
Para terminar, tivemos o anúncio oficial de Call of Duty: Ghosts. Nova engine, nova história, novos personagem. Foi mostrado um trailer com imagens dos bastidores da Infinity Ward, que contou sobre o desenvolvimento da sua franquia mais poderosa em uma nova plataforma. Para terminar a apresentação, foi confirmado que o jogo será temporariamente exclusivo para o Xbox One, apesar de ninguém dizer por quanto tempo isso deve durar.
Depois do evento, a Ubisoft confirmou o que todo mundo já dava como certo: Watch Dogs eAssassin’s Creed IV: Black Flag também devem aparecer no novo console.

Multimídia

Batendo na mesma tecla que já vem batendo há anos, a Microsoft deixou bem claro que o objetivo do Xbox One é se transformar na plataforma multimídia para todas dominar. O novo console quer ser TV inteligente, cinema, iPod, browser e guia de programação, tudo ao mesmo tempo.
Boa parte da apresentação de hoje foi dedicada a mostrar o Xbox One como a única coisa que você precisa ter ligado à sua televisão. E o primeiro passo para que isso seja possível é tornar a navegação entre vários tipos de mídia tão rápida que valha mais a pena para o usuário assistir TV no XOne do que simplesmente mudar o canal no seu televisor.
Logo no começo da conferência, a Microsoft mostrou o quão rápido será para irmos de filmes para jogos para programas de TV. Falando poucoas palavras para o sensor Kinect, Don Mattrick pulou entre essas vários funcionalidades em um piscar de olhos. Parece realmente fácil parar o seu jogo no meio do caminho para não perder uma partida do seu time do coração, e depois voltar para onde estava na jogatina.
Além disso, o console vai oferecer uma funcionalidade já conhecida dos usuários do Windows 8, o Snap. Com ele, é possível colocar pequenos paineis nas laterais da tela com outros conteúdos multimídia, sem deixar de assitir/jogar/ouvir o que você já estava curtindo. Assim, enquanto assiste um filme no Netflix, por exemplo, você pode atender uma chamada no Skype. É um tanto mal-educado da sua parte não pausar o filme, mas quem se importa?
A interface do novo Xbox One
A interface do novo Xbox One (Feia não?)
Outro foco da apresentação foi a TV inteligente. A Microsoft quer roubar um naco desse mercado para si, e para isso está oferecendo canais mais interativos e guias de programação personalizáveis. Você pode receber notificações quando seu jogador favorito fizer uma cesta naquele jogo de basquete, e imediatamente acompanhar as estatísticas de todos os jogadores do time através de um painel lateral, sem parar de assistir a partida.
O SmartGlass vai continuar sendo usado e aperfeiçoado também, para que você possa transformar seu tablet ou smartphone em uma segunda tela totalmente interativa para o seu televisor. No mínimo, teremos um controle remoto muito caro para mudar os canais no nosso Xbox.
Assim como o PlayStation 4, o Xbox One também terá uma funcionalidade para gravar e compartilhar vídeos de sua jogatina na internet. Todas as gravações serão armazenadas na núvem, e o XOne ainda tem uma função que o permite gravar automáticamente os minutos que antecedem a liberação de uma nova conquista no jogo. As gravações poderão ser editadas no próprio console antes de serem compartilhadas na internet.
Então aí está. O foco do Xbox One é no multimídia e no multitasking verdadeiro, permitindo que você use os aplicativos e assista os canais que já curte de maneira mais funcional em apenas um aparelho. Se isso vai pegar, vamos ter que esperar para ver.
Vamos ter que esperar para ver também quantas dessas funções bacanas irão efetivamente funcionar por aqui. Atualmente, na Live brasileira, podemos fazer muito pouco além de assistir filmes através do Netflix e jogar.

Xbox Live

A Microsoft disse que deve melhorar as funções da Live, além de integrá-la ainda mais ao console. Ela também prometeu a diminuição de lag nas partidas online e um esquema de matchmaking mais avançado, graças aos seus novos servidores. Ainda não sabemos o que tudo isso significa na prática.
Para a tristeza de muitos (e alegria da Sony), a Live deve manter o seu plano pago. Se você já paga mensalidade, ela deve valer tanto para o Xbox 360 quanto para o Xbox One. A boa notícia é que o Gamerscore e todas as suas conquistas vão continuar no Xbox One – a ruim é que, como os jogos de 360 não rodam no One, seus jogos comprados na Live antiga vão ter que ficar para trás. Além disso, a sua lista de amigos foi expandida para 1000 pessoas.

Data

Segundo a Microsoft, o Xbox One vai estar disponível “ao redor do mundo ainda neste ano”. A aposta é que, como costuma acontecer com os grandes lançamentos do mercado, isso aconteça entre novembro e dezembro. Isso, claro, nos EUA. E no Brasil? Isso a gente ainda não sabe.

Preço

Como era de se esperar, a Microsoft ficou de bico calado em ao preço de seu novo console. Provavelmente teremos informações mais claras a respeito do tópico na E3 deste ano.
Pode parecer bizarro, mas o Xbox One já entrou em pré-pré-venda na Amazon. Esse pessoal é muito apressado, não?


Fotos do console e acessórios