domingo, 16 de junho de 2013

Como AMD Planeja derrubar NVIDIA e INTEL numa tacada só! E provavelmente conseguirá!

AMD-Pitcairn
AMD arrebanhou todos os projetos para os consoles de nova geração atuais, fornecedora exclusiva de CPUs e GPUs para os principais fornecedores Sony, Microsoft e Nintendo.  Devon Nekechuk da AMD espera que isso mude o jogo a favor da empresa no que diz respeito a conduzir como os jogos serão criados nos próximos anos  e detalha os principais pilares de como isso pode dar certo.

Computação Paralela

playstation-4Um dos pilares da arquitetura dos processadores gráficos da AMD é a computação paralela de propósito geral (DirectComputing) que recebeu um avançado processador GCN, isso permitirá os desenvolvedores estenderem a barra de possibilidades para coisas antes complicadas de se fazer como simulações físicas  e iluminação avançada.   Tanto o PlayStation 4 como o Xbox One possuem arquiteturas do tipo GCN especialmente preparadas para uma carga de processamento paralelo sem precedentes.      Atualmente o competidor líder do mercado, a NVIDIA, possui GPUs com arquitetura Kepler que apesar de serem muito boas para games, não mostram a mesma força em computação paralela quanto à sua própria geração anterior, a Fermi ou contra a próxima linha GCN desktop da concorrente. Não sabemos o quanto o Kepler pode sentir dificuldades em otimizar a massiva quantidade de código paralelo que está por vir nos novos jogos, mas isso vai pesar diretamente na balança de como os jogos rodarão nos próximos anos nas atuais placas NVIDIA e da AMD.

Performance multi-threading

Intel sempre foi a líder em performance quando falamos de uma linha de execução única dentro de uma CPU (single-threading), o que compele um simples Intel I5 bater uma CPU FX de oito núcleos da AMD.   A maioria dos jogos que são lançados não exploram as capacidades multi-threading das CPUs o que acaba dando uma margem sempre de desvantagem para as CPUs da AMD e isso não tem dado muitos indícios de mudar nos últimos anos, salvos algumas otimizações em jogos aqui e ali.
Performance multi-threading nunca foi algo fácil de ser feito, a maioria dos algorítimos não precisa de tanta complexidade para se alcançar desempenho, então o império do single-threading se manterá a não ser que novas exigências de performance sejam necessárias, aí entram coisas como física e inteligência artificial avançadas que poderiam se beneficiar dos múltiplos núcleos das CPUs para extraírem performance.   AMD quer que a próxima geração de consoles explore mais o poder das suas próprias CPUs de 8 núcleos , as mesmas arquiteturas que hoje estão no PC, mas que não são totalmente exploradas pelos desenvolvedores.
Com esta mudança de mentalidade, AMD planeja trazer os desenvolvedores mais para o seu lado, forçando-os a usarem capacidades multi-threads que suas CPUs em teoria seriam melhores do que as contra partidas do lado da Intel (Hyper-threading), extraindo mais performance.

Conclusão

Apostas são difíceis, ainda mais quando elas nascem da boca de criadores de hardware,  Intel pode ser desafiada em sua liderança nos próximos anos, mas só se todo este eco-sistema funcionar adequadamente. Mas de tudo que estamos vendos nestes últimos anos, acabou sendo notório como a computação paralela está trazendo novos benefícios para os jogos, adicionalmente,  tendo boas CPUs multi-threading, este benefício pode ser aumentando,  agora resta-nos acompanhar a AMD e ver como ela vai se portar nos meses depois dos lançamentos das novas gerações de jogos, que já estão sendo programados e pensados segundo as premissas de próxima geração ditadas pela empresa.