segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reciclagem da atual política “consoleira” com a nova geração fechará muitos estúdios

110659-xbox-one-cliff-bleszinski
Cliff Bleszinski um dos nomes por trás de Gears of Wars revelou seu lado pessimista sobre o futuro dos estúdios criadores de jogos. Bleszinski criticou a volta atrás da Microsoft em relaxar as políticas de troca de jogos e controle online, pois para ele, isso fará os estúdios afundarem em prejuízos. O argumento dele é que mais e mais pessoas estão jogando os jogos mas sem pagar, emprestando a um amigo você remove o lucro projetado do estúdio e isso faz com que você o feche.

Mais ainda, Bleszinski diz para os gamers se prepararem, verão o inferno das microtransações e DLCs tomando conta de tudo, você vai ter que pagar para ter novos recursos adicionais no seu conteúdo digital e serão muitos.

O grande culpado da reviravolta na Microsoft não foram as reclamações dos gamers sobre o primeiro anúncio de DRM e necessidades de ficar logado a cada 24 horas, mas sim a Sony, que simplesmente decidiu não mudar nada do que já existe hoje em termos de política comerical para seus jogos.

Bleszinski também diz que veremos mais jogos para PC \o/ e dispositivos móveis nos próximos meses do que para os consoles, pois suas políticas podem não compensar mais.

O que Bleszinski não diz é que cada vez mais os estúdios estão aumentando o custo da produção sem necessariamente entregar qualidade para os jogadores, muitos jogos apenas querem ser vendidos depois de uma gigantesca campanha de marketing ou investimento em tecnologias que fazem o jogo virar um filme e não realmente ter um gameplay inovador.

Não sabemos se as reclamações do Cliff são corretas, mas pelo menos se o PC for privilegiado, já ficamos contentes.