quarta-feira, 24 de julho de 2013

Microsoft cogita melhor as especificações do X One visto a inferioridade junto ao Playstation 4

Um rumor que está circulando em alguns portais internacionais de tecnologia sobre uma possível atualização no hardware do Xbox One está gerando bastante debate em diversos fóruns de discussões.

Comenta-se nos bastidores que a Microsoft fará um upgrade em seu console, como forma de dar mais “poder de fogo”, e assim, torná-lo mais “competitivo” frente ao seu grande rival, o PlayStation 4.

Para quem não acompanhou de perto as notícias das especificações dos consoles, ambos os consoles possuem processadores acelerados customizadas da AMD com 8 núcleos, 8GB de memória e chip gráfico Radeon. Apesar da aparente igualdade, o PS4 conta com memórias do tipo GDDR5, contra DDR3 do Xbox One – as GDDR5 disponibilizam uma largura de banda bem superior as velhas DDR3. Além disso, enquanto que 7GB da RAM estão disponíveis para a GPU do console da Sony, o vídeo game da Microsoft possui apenas 5GB.

De acordo com o rumor, a Microsoft planeja aumentar a quantidade de memória para o seu console, aumentando de 8GB para 12GB. Trata-se de algo factível, visto que a própria companhia disponibilizou alguns kits de desenvolvimento do Xone com tal quantidade de RAM. Alguns especialistas acreditam que a empresa poderia otimizar o total de memória disponível para o chip gráfico, reduzindo o número de programas/processos rodando em segundo plano, como é o caso do Netflix ou Skype.

Do lado do chip gráfico, o Xbox One é equipado com uma GPU Bonaire com 768 Stream Processors @ 800Mhz e 16 ROPs, gerando uma taxa de 12,8GPixels/s e poder computacional de 1,23TFLOPS. Já o PS4 tem um chip gráfico bem mais robusto, um Pitcairn com 1152 Stream Processors @ 800Mhz e 32 ROPs, com o dobro da taxa de preenchimento de pixels que o seu rival – 25,6GPixels/s, e poder computacional de 1,84TFLOPS.

Ainda segundo o rumor, a saída encontrada pela Microsoft para melhorar um pouco mais o desempenho do processamento gráfico, está no aumento do clock da GPU. Contudo, a companhia tem de analisar os prós e os contras de turbinar o core. O principal fator negativo em se fazer o overclock está no aumento do consumo de energia, temperatura e dissipação de calor.