sexta-feira, 23 de agosto de 2013

HSA não está implementado no Playstation 4 nem no XOne

small_hsa-slide-3

 Ontem surgiu na web o rumor de que a CPU baseada na arquitetura Kabini ( consoles next-gen) estaria usando já a orientações do padrão HSA onde os dispositivos processantes tem um acesso direto à memória de dados. Muito se falou que isso seria o diferencial de performance do PlayStation 4 em cima do Xbox One que ainda usaria um sistema de cache de dados na comunicação entre CPU e GPU (no caso uma APU), só que não.
PlayStation4Controle
 O PCPerspective trocou uns emails com a AMD e descobriu que a fonte da notícia de ontem, apesar de ser uma pessoa da AMD, ela errou ao comentar que o HSA através da arquitetura hUMA estaria sendo utilizado. Em novo comunicado da AMD ao site, na verdade a APU Kabini não é compatível com hUMA e que as informações sobre o que a Sony e Microsoft fazem em seus consoles só podem ser dadas por elas próprias. 
A origem da força maior de processamento do Playstation 4, segundo os rumores  até o momento seria então a quantidade maior de processadores gráficos (SPs) que sua arquitetura possui,  Microsoft nega superioridade da concorrente dizendo que o Xbox One fará uma grande quantidade de “offloading” terceirizando o processamento nas núvens e por isso será mais rápido no final.