Hoje NVIDIA tem aproximadamente 55% do mercado de placas de vídeo divididas entre modelos com arquiteturas Fermi, Kepler e Maxwell, a empresa vai garantir o suporte ao DirectX 12 nestas linhas maximizando o investimento feito pelos jogadores. NVIDIA também afirmou que gerações futuras também serão compatíveis com a versão nova da API.
Várias novidades estão sendo faladas agora na conferência da GDC 2014, mas o pouco que pudemos apurar é de que a API DirectX 12 vai sofrer uma atualização para ganhar mais performance, as melhorais serão parecidas com a solução adotada pelo AMD MANTLE, que faz acessos diretos ao hardware. Microsoft criando uma melhor camada abstrata de aceleração, poderá permitir facilmente que AMD , Intel e NVIDIA se ajustem às suas especificações, acelerando tudo.
Também existe um entendimento na Microsoft que os benefícios do DirectX 12 serão estendidos também ao Xbox ONE, é uma tentativa da empresa tentar reduzir um pouco o ‘gap’ de performance entre o seu console e o PS4 que terminou por ser 10% a 15% mais rápido.
Seguem alguns slides da conferência: