sexta-feira, 13 de junho de 2014

AMD MANTLE facilitará a migração para o DirectX 12

amd_mantle
Em um slide apresentado no blog da AMD recentemente a empresa trouxe uma boa notícia para os desenvolvedores que planejam adotar a API MANTLE em seus jogos no PC,
a migração para o DirectX 12 será facilitada caso os desenvolvedores hoje já se adequem às especificações.
Segundo AMD , ela tem sido uma pedra fundamental na discussão sobre o futuro do DirectX 12 que está previsto para chegar no final de 2015 nas futuras gerações de placas de vídeo.   Ao adotar o MANTLE, o desenvolvedor já estará a meio caminho de portar para o DirectX 12 devido às similaridades de conceitos existentes entre ambas as tecnologias. O DirectX 12 vem com a mesma ideia apresentada pelo MANTLE, de permitir aos desenvolvedores um conjunto de acessos exclusivos à GPU facilitando a melhoria da performance e aproveitamento melhor do poder computacional das placas de vídeo para renderizar jogos no PC.
port_times.PNG
Segundo a imagem acima, AMD diz que a dificuldade de se portar o MANTLE para DirectX 12 será menor do que portar DirectX 11 para o DirectX 12 ou o DirectX 11 para o MANTLE, dando a entender que desenvolvedores só tem a ganhar ao se esforçar agora para fazer este porte.  Obviamente os benefícios deste estratagema dificilmente será percebido até 2016 ou 2017 devido aos longos ciclos de desenvolvimento na indústria de jogos, outro fator determinante será a lenta adoção do DirectX 12 nos anos subsequentes após seu lançamento.
thief-mantleA moda tecnológica hoje no mundo das APIs gráficas do PC é esta aproximação mais de perto da GPU,  o AMD Mantle foi uma das primeiras APIs a mostraram esta tendência, na sequência, a Microsoft anunciou o DirectX 12 também com suporte de acesso de baixo nível às GPUs.  Hoje a Apple anunciou que está lançando também sua própria API denominada Metal que permite seguir no mesmo caminho do Mantle, facilitando o acesso às GPUs conectadas aos dispositivos computacionais da Empresa.
No PC já foram lançados dois jogos usando o AMD Mantle, Battlefield 4 e Thief, porém uma grande quantidade de títulos já estão no forno para chegarem ao mercado nos próximos meses também compatíveis com esta API, nomes de peso como Crytek e Nixxes entre outros, já anunciaram a parceria .
Não sabemos qual será o futuro do AMD Mantle, se ela sofrerá uma integração com o DirectX 12, ou se ele continuará evoluindo separado da API da Microsoft, mas uma coisa pode ser real, se transformar num mecanismo de transição mais fácil para o porte do DirectX 12,  usuários até da NVIDIA poderão se beneficiar neste caminho.
Se você tiver interesse em saber aspectos mais técnicos do AMD Mantle, aqui tem um interessante white paper técnico direto da AMD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.