terça-feira, 24 de junho de 2014

NVIDIA GeForce GTX Titan Z não tem primeiros reviews oficiais favoráveis

GTX-Titan-Z_678x452
Reviews novos sobre a já lançada NVIDIA GeForce GTX Titan Z estão aparecendo na internet num ritmo bem lento, mas os rumores iniciais sobre sua performance aparentemente já foram confirmados, a placa frente à concorrência não é tão estelar assim como deveria inspirar o seu preço.
 Compilei uma pequena tabelinha dos resultados apresentados pelo site pcper.com e digitalstormonline.com que testaram a performance da Titan Z em relação à R9 295 X2, segue:
GTZxR9X2
No comparativo a Radeon R9 295X2 lidera à frente na maioria dos testes, alguns mostram uma dianteira expressiva acima de 28% de diferença. Em três casos ocorreu um empate , sendo que somente em um estava sendo usada resolução 4K, dois destes a Titan Z foi melhor em 4K nos jogos Skyrim e Bioshock.   A diferença de performance geral entre as duas placas nos dois reviews foi de 9,7% a favor da R9 295X2.
Aparentemente a solução dual da AMD que conta com um leve overclock de 18 MHz a mais em relação à contrapartida R9 290X está aproveitando cada potencial livre da arquitetura GCN para se dar um pouco melhor na média geral. Já a Titan Z não conta com os mesmos clocks da contrapartida single que é a GTX 780 Ti que bate 928 MHz no boost contra 876 MHz da dual.  Com certeza, esta boa redução dos clocks está mantendo a placa abaixo da concorrência em termos de FPS nos jogos.
Os motivos para isso ainda não estão claros , talvez o tempo de projeto da placa não levou em conta a performance da concorrência ou componentes elétricos mais limitantes podem estar freando a placa já que ela consome bem menos do que a R9 295X2 (146 watts), outra possibilidade é alguma limitação escondida da arquitetura Kepler GK110 que ao ter o clock aumentado eleva o seu consumo num ponto demasiadamente alto, ou até mesmo uma simples decisão mercadológica, a placa foi construída para atender tanto o mercado profissional como o de games com uma eficiência elétrica superior em relação à concorrência.  Alguém arrisca alguma opinião?
power_0
Consumo elétrico da GTX Titan Z
Certamente a GTX Titan Z impressiona onde é seu ponto mais forte, a eficiência, mas termina por não corresponder da mesma forma quando botamos na balança o seu preço final, US$ 3.000,00 lá fora contra US$ 1.500,00 da R9 295X2.    Para jogos, a placa perde até para um SLI de GTX 780 Ti, sendo esta também uma solução mais barata.
Agora vamos aguardar os demais reviews que estão sendo liberados e acompanhar a evolução da performance destas duas placas mito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.