quinta-feira, 17 de julho de 2014

Decepcionado com BF4.


Será que algum dia melhora?




Olá pessoal, tudo certo?
Vamos direto ao assunto. Nos últimos dias eu tenho enfrentado vários problemas com o Battlefield 4, como travamentos, quedas de fps, entre outros empecilhos que me impedem de jogar e me divertir 100%. Porém tudo isso piorou com o lançamento da nova DLC, Dragon's Teeth. Em três dos 4 novos mapas meu game fica praticamente injogável. As quedas de fps são bruscas demais, a ponto de congelar a imagem por alguns centésimos de segundo me fazendo perder a vontade de jogar. O game em si é muito bom. Gostei do estilo de gameplay, do estilo das armas, personalização e etc, porém em questão de otimização o game deixa muito a desejar. Para conseguir roda-lo de uma forma suave é necessário um super PC (coisa que eu não tenho) e mesmo diminuindo a qualidade gráfica, seguindo vários tutoriais de melhorias que encontrei na internet, entre outros métodos difíceis de se fazer envolvendo até alterações no registro do windows, nada muda. Tanto no Ultra quanto na Baixa a taxa de fps é ridícula e a constância é inexistente, variando de picos em 120 e quedas em 20 ou 30.  Observando o uso da GPU (unidade de processamento gráfica, é o processador da placa de vídeo) e CPU durante o gameplay, notei que o game, de forma alguma, faz um bom uso do meu hardware. Pensei por um momento que meu PC estava com algum problema, e foi então que decidi fazer alguns testes. Coloquei Max Payne 3 e Tomb Raider para rodar com os gráficos no máximo possível e notei que ambos fazer um ótimo uso da GPU, mantendo 100% quase que sempre enquanto BF4 com os gráficos no máximo não consegue atingir os 90% de uso de GPU. Porém, em ambos os games, a memoria de vídeo utilizada não passa dos 2GB.
Apenas ressaltando que todos os teste foram feitos no Direct X.

Mas e o mantle? Como tá? 

Fazendo os testes com o mantle, percebi que o quadro é totalmente o contrario. O game roda suave quase em todos os mapas do multiplayer, sem lag ou queda de fps que se mantem constantes acima da casa dos 70, raramente caindo um pouco mas nunca abaixo dos 60 fps. Porém, eis que percebo que enquanto jogo, o uso da Memoria de Vídeo, da qual meu PC dispõe de 3GB, está na casa dos 3,1 GB. "Como assim? O game usa mais memoria de vídeo do que realmente tem? O que ta acontecendo?" Essa foi minha reação na hora e logo depois mais uma surpresa: O game trava e fecha me mostrando uma mensagem de erro que, ao fazer uma rápida pesquisa na internet, descobri ser causado por FALTA DE MEMORIA DE VÍDEO.

Acho que já deu pra perceber que o game não foi bem feito de forma alguma. Enquanto jogo Tomb Raider sem nunca ter experimentado um crash se quer, BF4, que seria um jogo mais leve, se torna uma dor de cabeça.

Sei que muita gente consegue jogar sem nenhum lag, e sei que talvez vocês estejam achando tudo isso muito estranho, mas conversando com alguns jogadores aleatórios pelo chat do game, percebi que não sou só eu que sofro com esse tipo de problema.

Só o que me resta agora é torcer por uma melhora ou que pelo menos eu consiga jogar sem ficar com raiva.

Bom pessoal, é isso. Só queria compartilhar minha péssima experiencia com BF4 e qualquer mudança eu volto a postar.

Então, nos vemos no campo de batalha (ou não).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.