terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Algumas das Placas da NVIDIA não mostram todas as cores via HDMI


Um dos recursos usado pela NVIDIA para ter mais FPS nos jogos é trabalhar com uma palheta de cores inferior, dessa forma aliviar a VGA!
Quem nunca ouviu falar que a imagem das placas da AMD é mais bonita não é verdade!
Mas afinal de contas para o Gamer que não conhece tanta coisa assim o FPS é a coisa mais importante, (Como achar que MegaPixel faz fotos mais bonitas) onde alguns preferem um jogo rodando no LOW com FPS alto (Mesmo que a tela só suporte 60FPS) do que em ULTRA a 60FPS!

Se você está usando alguma placa da NVIDIA com conexão HDMI e até DVI, saiba que você pode não estar vendo todas as cores que seu monitor/tv pode mostrar, especificamente falando da cor Preta e do Branco em seus espectros de limite.

Por alguma razão, os drivers GeForce limitam o espectro de cores RGB entre 16 e 235 níveis de cores quando usando HDMI, apesar da placa suportar uma faixa de 0 a 255 níveis (Full RGB).    Pelo que parece este problema vem afetando as placas da NVIDIA a anos e já conta com antigos pedidos em seu forum de suporte para a resolução do problema.








A precisão mais limitada de 16 a 235 níveis foi especialmente criada para TVs e de alguma forma está sendo ativada indevidamente caso o meio de conexão seja HDMI, é como se o driver pensasse que você tem uma TV limitada ou um monitor mais antigo.  Nas TVs de hoje em dia  este problema não existe mais, porém a limitação pode existir diretamente no driver da sua placa o que vai limitar o espectro de cores que você pode ver, principalmente variações do preto e do branco.  Aparentemente o problema se dá em usuários de TVs.

Para saber se você tem o problema aí no seu PC com placa da NVIDIA, repare na imagem abaixo:

Teste PRova RGB 235

Se você ver quatro blocos distintos, você não tem o problema. Porém se você ver dois retângulos, um na cor clara e outro na escura é porque sua placa está limitando o espectro de cores disponíveis entre 16 e 235 cores.

Infelizmente o mercado é assim!
Em todas as áreas existe meios de se trapacear!
Como os testes de benchmarks falsos nos Smart-phones.

Cabe a nos sabermos o que é melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímido, faça seu comentário!
Seu comentário incentiva o Portal BRX a postar mais notícias.