domingo, 15 de março de 2015

YouTube está pronto para fundir sua mente com vídeos em 360 graus

Camera 360 grausO YouTube agora oferece vídeos que permitem a você olhar em qualquer direção, e não apenas para onde a câmera está apontando. Isso pode ser sensacional.

Você já quis ver a perspectiva de um piloto de corrida, ou vivenciar um show com a melhor vista para o palco? Você pode fazer exatamente isso nos vídeos abaixo. Contanto que você use o Chrome, é possível clicar e arrastar para olhar ao redor. Ou, com o app do YouTube para Android, você pode simplesmente mover o seu dispositivo.
Sim, a qualidade é um pouco baixa por enquanto. A chefe do projeto, Anjali Wheeler, diz aoGizmodo que vídeos em 360 graus consomem até 4-5 vezes mais largura de banda que um vídeo tradicional do YouTube.
Mas pense nas possibilidades: mais pessoas podem criar vídeos assim, se tiverem uma câmera 360 ​​graus – como a Ricoh Theta ou a Kodak SP360. É possível até mesmo praticar novas formas de contar histórias usando vídeos panorâmicos no YouTube.


Imagine capturar um pôr do sol perfeito, ou o nascimento do seu filho, e convidar alguém para ver tudo em realidade virtual – isso está vindo também. Sanjeev Verma, gerente de produto do YouTube, nos disse que eles estão preparando suporte ao headset de realidade virtual Google Cardboard e a 3D estereoscópico. Eles também permitirão fazer livestream em 360 graus no futuro.
Por enquanto, há algumas ressalvas quanto aos uploads em 360 ​​graus. Eles só funcionam no Chrome e no YouTube para Android – mais plataformas ganharão suporte no futuro – e você precisa enviar o vídeo em formato “equirretangular”, ou seja, suas imagens esféricas têm que ser esticadas em uma forma retangular plana para serem processadas corretamente.
Tem mais: você precisa usar um script em Python para injetar metadados em cada vídeo, para o YouTube saber que ele é em 360 graus. É sério:
Script para YouTube em 360 graus
O Google nos prometeu que essa exigência será removida o mais rápido possível.
A esperança é que, no futuro, o YouTube consiga unir o crescente número de fabricantes dessas câmeras para que elas adotem um mesmo formato. Dessa forma, tudo o que você precisará fazer é capturar momentos incríveis.
Este é apenas o começo. Por enquanto, não há muitas câmeras 360° disponíveis para consumidores, as imagens que elas produzem ainda não tem alta qualidade, e a conversão é uma tarefa ligeiramente árdua. Mas, mesmo assim, consegui criar alguns vídeos próprios em 360 graus. Dê uma olhada neles abaixo, e confira mais detalhes no link a seguir: [YouTube Blog]



Imagem por Giroptic